Transmissão S-tronic

Boa tarde,

Estou a pensar adquirir um Audi A1 com transmissão automática (S tronic), mas nunca conduzi um carro com transmissão automática. Sendo assim, tenho algumas questões:

- Como inicio marcha numa subida? E de marcha a trás numa subida?
- O que fazer quando tenciono desligar o carro? Colocar em P e usar o travão de mão?
- Quando paro o carro (num semáforo, por exemplo), o que devo fazer? Deixar em D ou mudar para N?
- Se estiver no modo D, posso utilizar o travão de mão em vez do travão de pé, isto é, o travão de mão pode servir de substituto ao travão de pé?
- Há alguma previsão de quando sairá uma nova versão do modelo A1?


Agora uma pergunta nada relacionada: num carro com transmissão manual, quando estou parada num semáforo (por exemplo) há algum problema em manter o pedal de embraiagem no fundo ou é mais aconselhável meter em neutro e largar o pedal?

Agradecida
 
Boas.

Essas dúvidas todas que tens, esquece-as. Essas caixas são a coisa mais simples de conduzir do mundo. É assim, esqueces que existem embraiagens, é acelerador para andar e travão para parar. O pé esquerdo fica quietinho. Nos primeiros dias pode fazer confusão, mas quando te habituares não queres outra coisa. Tenho um A3 de 2006 com caixa dsg (identica à S-tronic) e adoro.
 
O que fazer quando tenciono desligar o carro? Colocar em P e usar o travão de mão?


Aqui, deves ter atenção a uma coisa, que eu tive que descobrir por mim. Pelo menos em locais com alguma inclinação, deves por em N, depois travão de mão, largas o travão de pé, e só depois é que calcas novamente o travão para por em P. Quando metes em P, a caixa fica "trancada", não deixa o carro andar. E se puseres primeiro em P e só depois usares o travão de mão (numa inclinação elevada), a caixa pode ficar "trancada" de tal maneira, que depois vês-te à rasca para a "destrancar" novamente. O ideal por isso, é ficar o travão de mão a segurar o carro, e a caixa ficar em P só servirá como segurança caso o travão de mão falhe, ou não esteja bem afinado.


Se estiver no modo D, posso utilizar o travão de mão em vez do travão de pé, isto é, o travão de mão pode servir de substituto ao travão de pé?

Não.

O carro em D está engatado. Tens que por em N primeiro.
 
Back
Top