Travagem A3 8PA

Boas. Uma ajudinha no que diz respeito a travagem dianteira.
Supostamente, tenho discos de 280mm.
O upgrade a partida seria para 310mm.
Mas obviamente, as pinças não vão servir. Ora que adaptador ou pinças coloco?
Sugestão para discos?
Pensei em ATE ou Zimmerman.
Links e detalhes para peças a substituir ou aplicar?
 
Boas. Uma ajudinha no que diz respeito a travagem dianteira.
Supostamente, tenho discos de 280mm.
O upgrade a partida seria para 310mm.
Mas obviamente, as pinças não vão servir. Ora que adaptador ou pinças coloco?
Sugestão para discos?
Pensei em ATE ou Zimmerman.
Links e detalhes para peças a substituir ou aplicar?
Boas.
No caso do 8P não tenho certeza mas sei que nos B5, passar de 288 para 312 as pinças servem as mesmas. Leva apenas os suportes do TT 225cv e (obviamente) os discos maiores. Posso dizer que pouco ou nada se ganha a não ser no campo visual (24mm), pois o interior da jante fica mais preenchido. No teu caso seriam 30mm no diâmetro. Tive oportunidade de ensaiar na minha B5 e não notei nada de melhor (aliás até acho que os meus 288 travavam melhor talvez por serem Brembo vent e perfurados, os 312 eram lisos). Por isso não gastei dinheiro. A ideia será para 345 assim que surgir o material a preço decente, mas aí sim tem de levar as pinças.
Marcas para discos diria Brembo ou Zimmerman. ATE é mais em pinças...
Links e diy tenho vários mas tudo para B5, não te interessam. A ver se alguém dos 8P se manifesta...
E os do S3 8P??? :D:D
 
Gostava de melhorar uns 15 ou 20% na travagem, e sobretudo mais resistência ao aquecimento. As vezes no verão, o aquecimento é bastante grande se fizer uma boa travagem continua de 300m e condução mais vigorosa.
 
Gostava de melhorar uns 15 ou 20% na travagem, e sobretudo mais resistência ao aquecimento. As vezes no verão, o aquecimento é bastante grande se fizer uma boa travagem continua de 300m e condução mais vigorosa.
Que tens montado, ainda o OEM?
Acho que com uns discos Brembo (dos bons) e calços Ferodo DS já melhoras bastante. Uns 10 a 15%. Foi o que tive. Mas queremos sempre mais. Que jante tens, 17? E atenção ao ET, isto no caso de partires para discos/pinças maiores....
Uma coisa simples e que melhora e muito a travagem a quente são os tubos em malha de aço. Os de borracha com o óleo quente e força no pedal alargam, os de malha mantêm-se estáveis e o fluxo/pressão vai todo para a pinça.
 
Começava pelo mais básico, se tens realmente necessidade de melhorar a travagem.
Umas pastilhas Pagid RSL19 por exemplo. Se andares a dar muito calor em serras uns tubos malha de aço tb ajuda e um fluido que ajude a manter as temperaturas estáveis como por exemplo o RBF 660.

Não vejo que precises de subir ainda mais no diâmetro ( nao vais andar com o carro em trackdays, certo?).
É mais importante manter os discos limpos, sem gorduras nem empenos. A maxila deve estar de boa saúde para agarrar bem (upgrade poderia ser aí passando para 4 êmbolos mas isso obrigaria possivelmente a mudar a bomba). Para um carro normal sem ser um RS não vejo essa necessidade.
 
Que tens montado, ainda o OEM?
Acho que com uns discos Brembo (dos bons) e calços Ferodo DS já melhoras bastante. Uns 10 a 15%. Foi o que tive. Mas queremos sempre mais. Que jante tens, 17? E atenção ao ET, isto no caso de partires para discos/pinças maiores....
Uma coisa simples e que melhora e muito a travagem a quente são os tubos em malha de aço. Os de borracha com o óleo quente e força no pedal alargam, os de malha mantêm-se estáveis e o fluxo/pressão vai todo para a pinça.
Tenho jantes 17, et43. São mais saídas e a face da carroçaria do que as que tinha antes. Tenho tudo OEM. Tenho uma pequena questão no pedal (um pouco mole, mas segundo o black drako, tenho a partida algum ar no circuito. Mas pretendo ir a Bosch ou J.Alves trocar o fluido e resolver isso. Os discos maiores, seria mais por aquilo que os users já fizeram, e segundo dizem, melhora um pouco. Nada de extraordinário, mas melhor. Os tubos com malha de aço, tenho receio, pois já vi não 1 mas vários casos em que os mesmos rebentam. Não me inspiram confiança. Não sei se há material efetivamente bom nesse aspeto.
Mas o que sinto, é excesso de aquecimento e só no pico de verão. Com discos maiores, contava melhorar ligeiramente a travagem e evitar o aquecimento.
Depois, confesso que olhando para muitos outros carros, BMW, mercs, e inclusive marcas como Ford, Honda, Toyota, sinto estúpido o tamanho dos meus discos, que parecem de brincar. Não que não cumpram bem a sua função, mas falta ali algo. Desde que comprei o carro em novo, fiz a repro de 105 para 140cv. Mas nunca me debruçei sobre a travagem. Talvez a do 2.0tdi 170cv seja maior e superior???

Quanto a pastilhas, já usei inúmeras marcas, desde brembo, Bosch (uma bosta), TRW normais e de cerâmica, etc... Acabei por ficar fã das pastilhas ATE OEM. Para mim estás ATE são as melhores na travagem sem dúvida alguma. Os discos que tenho neste momento são Brembo, nem são mais, bem fantásticos. São jeitosos, vá. As pinças, quem me conhece e/ou viu o meu projeto, sabe que mantenho num estado de perfeição, limpeza, lubrificação, manutenção e pintura.

Em suma, equacionava colocar os discos maiores pelos motivos acima.
1-mais um pouco de travagem.
2-menos aquecimento.
3-estetica (apesar de ser um pouco fútil para os meus parâmetros)

No que diz respeito a discos ranhurados e perfurados, seria das últimas coisas que faria. Ranhurados talvez, mas só pela estética. Já assim tive discos no passado, e a parte o maior ruído de travagem, não senti vantagens absolutamente nenhumas.

Não quero travagem de competição, longe disso, mas mais vincada.
 
Last edited:
Discos maiores sem equacionar o resto só vai prejudicar (e não sei se o teu carro não terá de ser reprogramado o ESP).
Tens mais vantagens na receita que partilhei acima, especialmente devido às temperaturas.

E se tens o pedal mole, tens aí um problema de raiz. Tens feito a mudança do fluido de 2 em dois anos? Como está o estado dele? Mudança de fluido com mão de obra fica por 50€ na Audi. E como estão o estado desses tubos (a minha b6 por exemplo já não tenho os tubos originais - aquilo preciso de ser trocado ao fim de alguns anos).
 
Discos maiores sem equacionar o resto só vai prejudicar (e não sei se o teu carro não terá de ser reprogramado o ESP).
Tens mais vantagens na receita que partilhei acima, especialmente devido às temperaturas.

E se tens o pedal mole, tens aí um problema de raiz. Tens feito a mudança do fluido de 2 em dois anos? Como está o estado dele? Mudança de fluido com mão de obra fica por 50€ na Audi. E como estão o estado desses tubos (a minha b6 por exemplo já não tenho os tubos originais - aquilo preciso de ser trocado ao fim de alguns anos).
Está na hora de mudar o fluido, mas não falho na troca disso. Tudo me parece bem. Só comecei a sentir piorzito depois de há uns anos atrás, ter trocado os vedantes todos das pinças traseiras.
Talvez mal sangrado desde então, não sei. Talvez o master cylinder chanado? Não sei. Ē algo que me anda a passar pela cabeça há algum tempo.

Faz-me lembrar de quando vários users me chatearam a cabeça para meter ponteiras de escape em inox e eu nunca jamais ligei ou dei importância a isso. Até ao dia que experimentei, e agora não passo sem... Se ē que me entendem.
 
@madlima29 avança com isso.
Maior é melhor sim. Pode nao ser muito melhor em poder de travagem, mas em aquecimento devido a uma travagem longa ou forte, melhora e muito. Eu mudei na b6 de 288 para 320mm e só me arrependo de nao ter apostado em 345mm.
Com 320mm faço 2 travagem de 170kmh-0 seguidas e nao se passa nada. Com a travagem original mal conseguia travar 1 vez pois aquecia os discos e os calcos nesse momento deixam de aderir. Para alem de que pode empnar os discos o esquentamento.
Mister @Mr_Dude da aqui uma ajuda.
 
Está na hora de mudar o fluido, mas não falho na troca disso. Tudo me parece bem. Só comecei a sentir piorzito depois de há uns anos atrás, ter trocado os vedantes todos das pinças traseiras.
Talvez mal sangrado desde então, não sei. Talvez o master cylinder chanado? Não sei. Ē algo que me anda a passar pela cabeça há algum tempo.

Faz-me lembrar de quando vários users me chatearam a cabeça para meter ponteiras de escape em inox e eu nunca jamais ligei ou dei importância a isso. Até ao dia que experimentei, e agora não passo sem... Se ē que me entendem.
A bomba principal não acredito pois tinhas sintomas diferentes. Os vedantes dentro da bomba quando vão à vida faz com que não haja retorno de oleo. O pedal ficava em baixo caso isso acontecesse. Acredito mais num simples ar dentro do sistema. Mas já que vais sangrar os travões podes sempre desmontar a bomba e ver o estado dela por dentro caso queiras ter a certeza.
 
Em relação à travagem... se queres uma travagem melhor basta trocar o sistema de pinças flutuantes que vem de origem para pinças fixas e vais notar logo a diferença. Esteticamente discos maiores ficam porreiros e tal mas tirando isso não acho que vais ter ganhos quase nenhuns na travagem. Descordo com o que disseste em relação aos discos ranhurados e perfurados. Elas são melhores no arrefecimento do disco mas com sacrifício do desgaste das pastilhas. Na minha humilde opinião, a travagem de origem chega perfeitamente para os teus 140cv ;)
 
@madlima29 avança com isso.
Maior é melhor sim. Pode nao ser muito melhor em poder de travagem, mas em aquecimento devido a uma travagem longa ou forte, melhora e muito. Eu mudei na b6 de 288 para 320mm e só me arrependo de nao ter apostado em 345mm.
Com 320mm faço 2 travagem de 170kmh-0 seguidas e nao se passa nada. Com a travagem original mal conseguia travar 1 vez pois aquecia os discos e os calcos nesse momento deixam de aderir. Para alem de que pode empnar os discos o esquentamento.
Mister @Mr_Dude da aqui uma ajuda.

@madlima

Como referi no que te enviei, no teu caso sendo com discos 280mm tens mangas de eixo onde as pinças são presas diretas no mesmo, o que pra fazeres um upgrade de travagem obriga a mudar mangas de eixo, isto para travagem 340 ou 345mm
Não conheço outro tipo de travagem maior do que os 280mm que seja de aplicação direta

ffe166d6ff3dfaf564562468bf788641.jpg


São assim as tuas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
@madlima

Como referi no que te enviei, no teu caso sendo com discos 280mm tens mangas de eixo onde as pinças são presas diretas no mesmo, o que pra fazeres um upgrade de travagem obriga a mudar mangas de eixo, isto para travagem 340 ou 345mm
Não conheço outro tipo de travagem maior do que os 280mm que seja de aplicação direta

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São assim as tuas?


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Tal como dizes. E os amortecedores, recordo me dê serem os mais finos.
Os meus penso que são de 50mm e do 2.0 são de 55mm. Logo, só trocando tudo.
 
Os meus também são discos de 280mm..
Em jante 17.. Realmente parecem discos de brincar, ainda pra mais as minhas jantes são bem abertas vê-se bem os discos minúsculos.
Eu tou a precisar de mudar pastilhas e discos mas acho que com as minhas pinças (lucas) só posso aumentar pra 288... Nem vale a pena. Só mudando pinças.
320 para jante 17.. Acho bastante aceitável já..
No meu caso, que tenho um motor já com pouquinho binário, não me convém muito aumentar a massa suspensa que tá ligada directamente à transmissão.
 
Com uns discos maiores sim consegues mais resistência à fadiga, mas com uns bons discos (alto teor de carbono) e umas boas pastilhas (ferodo ds, carbon Lorraine ou pagid) malha de aço, e rbf660 consegues ter uma travagem bem superior e bem mais resistente quando aquecem.

No meu Clio cheguei a fazer upgrade de 255 para 280, mas com malha de aço, rbf660, ds2500 e discos tarox ficou uma diferença abismal, cheguei a ter discos e pastilhas da ebc mas a nível de temperaturas a frio eram más e chegavam ao limite muito rápido

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