trepidação a frio com ralenti instável motor asz 1.9 130cv

Boas pessoal.

Tenho um audi a3 1.9 tdi 130cv de 2002 e ultimamente o carro a frio faz uma trepidação fora do vulgar com uma ligeira oscilação no rpm que se anula com o motor a quente, tanto a trepidação como a oscilação. Volante bi-massa não é porque foi trocado no ano passado, velas... fiz um pequeno teste com um cabo ligado ao positivo da bateria e todas elas fizeram faisca... ( há quem defenda que esta reacção pode significar velas em mau estado. Mas como não tenho a certeza não vou teimar...) apoios do motor para justificar a trepidação não acredito porque senão pela lógica o motor a quente também fazia mesmo tendo em conta que o motor a quente fica mais estável... alguma opinião sobre o que pode estar a causar este problema? Fiz um scan com o motor ainda frio seleccionado alguns parâmetros que eu achei mais importante para verem se pode ser dos injectores, MAF etc...

Address 01: Engine (038 906 019 FT)

17:34:15
4.7 mg/str Injected quantity 3.0-9.0
5.6°KW Spec. Inj. duration 3-8 °Ck.
475.3 mg/str MAF (actual) 210-350
4.8 % EGR duty cycle 40-75%
903 /min Engine speed 2850-3150
1050.6 mbar Spec. intake press. 2200-2400
1064.7 Actual intake press. 2100-2600
24.7 % D.cycle MAP 35-80%
-0.07 mg/str Cyl 1 -2.8 to +2.8 mg/H
0.38 mg/str Cyl 2 -2.8 to +2.8 mg/H
-0.12 mg/str Cyl 3 -2.8 to +2.8 mg/H
-0.19 mg/str Cyl 4 -2.8 to +2.8 mg/H

Cumprimentos.
 
A oscilação do conta rotações ,mas também pode ser problema eléctrico mas o pessoal já vai dar uma ajuda não desanimes tens um audi boa sorte!:lol:
 
Olha dá uma vista de olhos nos tubos deves ter algum tubo roto ou solto falei no teu problema a um conhecido com um carro igual a este e ele disse que no dele era um tubo
 
Last edited:
A oscilação do conta rotações ,mas também pode ser problema eléctrico mas o pessoal já vai dar uma ajuda não desanimes tens um audi boa sorte!:lol:

Sim é uma das sintomas... Pensei nas velas porque elas são responsáveis de aquecer a câmara de combustão quando o motor esta frio e a trepidação poderia vir dai até porque a nível de performance, consumos, fumo etc... Está tudo dentro da normalidade. O carro já conta com 300.000km mas ainda têm alma dentro dele

- - - - - - - - - -

Olha dá uma vista de olhos nos tubos deves ter algum tubo roto ou solto falei no teu problema a um conhecido com um carro igual a este e ele disse que no dele era um tubo

Obrigado pela atenção amigo. Amanhã vou dar uma vista de olhos nessa situação. Se for algum tubo roto vou ter que usar aquela técnica da velha guarda e pincelar gasolina nos tubos para ver se realmente há alguma fuga.

- - - - - - - - - -

Já agora, se o teu amigo souber a medida da rosca das velas de incandescência era agradecido. Preciso de mandar vir umas e não sei se a medida da rosca é 10*1 ou 12*1,25...
 
Não acho que seja das velas senão ele custava a pegar de manhã então aponto para o sensor pressão de gasóleo ás vezes é só tirar a vida limpar com w40 e voltar a colocar . pesquisa por sensor de pressão mete em fotos que te ajuda a localizar.
Este fórum já não é o que era não vejo onde está todo pessoal e ninguém ajuda não percebo boa sorte :)
 
Esquece as velas. Só são activadas por instantes ao ligar a ignição caso a temperatura do motor esteja muito baixa (penso que aos 4 graus).
Nada como fazer um diagnóstico com o vag. Adivinhar vai ser dificil. De muita coisa possível pode ser uma coisita de nada...
 
Esquece as velas. Só são activadas por instantes ao ligar a ignição caso a temperatura do motor esteja muito baixa (penso que aos 4 graus).
Nada como fazer um diagnóstico com o vag. Adivinhar vai ser dificil. De muita coisa possível pode ser uma coisita de nada...

Já fiz o diagnóstico e não acusou nada... Daí tantas dúvidas mas obrigado na mesma

- - - - - - - - - -

Não acho que seja das velas senão ele custava a pegar de manhã então aponto para o sensor pressão de gasóleo ás vezes é só tirar a vida limpar com w40 e voltar a colocar . pesquisa por sensor de pressão mete em fotos que te ajuda a localizar.
Este fórum já não é o que era não vejo onde está todo pessoal e ninguém ajuda não percebo boa sorte :)

Vou ja tratar disso
 
Olha eu tive um problema parecido, em frio e nos primeiros 5 a 8 min. o ralenti oscilava, no conta rotações o ponteiro andava sobe e desce entre as 600/800 rpm. Era o sensor de temp. motor. Meti um novo OEM e não aconteceu mais.
Cumps
 
Olha eu tive um problema parecido, em frio e nos primeiros 5 a 8 min. o ralenti oscilava, no conta rotações o ponteiro andava sobe e desce entre as 600/800 rpm. Era o sensor de temp. motor. Meti um novo OEM e não aconteceu mais.
Cumps

Mudei esse sensor no ano passado. Não acredito que no meu caso seja isso. Meti também OEM
 
Back
Top