Boas pessoal, venho colocar aqui a troca do motor que controla a saida do ar para a saufagem.
Eu tinha um problema na circulação do ar, e pensando que era o motor da saufagem que tinha dado o berro troquei o motor, mas o problema continuou, ou seja, por mais velocidade que eu coloca-se no climatronic o ar que saia pelos ventiladores era minimo, e o motor não "rodava" com grande velocidade, até que encontrei uma peça que pelos vistos faz a gestão do ar no climatronic, essa peça tem a referencia 1 J1 907 511A.
Por incrivel que pareça essa peça tem dentro uma roldana em plastico que pelo esforço que faz tem tendencia a partir, ou então, como no meu caso, tem umas pequenas linguetas que rodam no circuito electrico da placa que por serem muito finas estavam todas dobradas.
Passo então a explicar a "ginástica" que fi para trocar isto:
1- A peça em questão cá fora (fui à sucata buscar uma):
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2- retirar o porta luvas pois a peça em questão está por trás do porta luvas, ao lado do motor da saufagem, tirando o porta luvas ficam com o motor da saufagem à mostra:
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3- A peça fica por aqui:
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Aqui vista de mais perto:
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4- Hora de retirar a dita cuja, com muita ginástica.
4.1- A peça tem 1 parafuso a segurar nela, temos de o desapertar para sair.
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5- Com muita ginastica agora temos de empurar a peça para a direita e temos de com um alicate de pontas apertar a ponta da mola que está no circulo para livertar-mos a peça, podem mexer à vontade mas com cuidado para não partir nada, a propria peça mexe-se pois os braços que controlam os flaps são flexiveis como é logico:
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Aqui temos a peça já solta:
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6- Temos de desapertar a ficha, tanto pode ser no inicio como no final, eu deixei para o fim pois não tinha mão que lá chega-se:
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7- Após isto é trocar a peça e voltar a colocar pela ordem inversa.
Parece complicado mas não é, o problema é ter de chegar ao sitio pois é um bocadito apertado.
8- Aqui deixo as fotos do motor e a causa da avaria:
8.1- O motor aberto e a roda dentada(maior) que causa a avaria, a minha está partida mas na foto não se nota:
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8.2- O circuito sem a roda dentada onde vemos as pistas onde a roda anda :
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8.3- A roda dentada com as linguetas, se repararem uma delas está dobrada, isto porque é a segunda vez que a desmonto pois na primeira estavam todas, o que fazia com que a roda dentada roda-se mas não dava o comando para a circulação do ar:
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Espero ter ajudado alguns de vocês com isto, se precisarem que lhes tirem alguma duvida apitem.
Eu tinha um problema na circulação do ar, e pensando que era o motor da saufagem que tinha dado o berro troquei o motor, mas o problema continuou, ou seja, por mais velocidade que eu coloca-se no climatronic o ar que saia pelos ventiladores era minimo, e o motor não "rodava" com grande velocidade, até que encontrei uma peça que pelos vistos faz a gestão do ar no climatronic, essa peça tem a referencia 1 J1 907 511A.
Por incrivel que pareça essa peça tem dentro uma roldana em plastico que pelo esforço que faz tem tendencia a partir, ou então, como no meu caso, tem umas pequenas linguetas que rodam no circuito electrico da placa que por serem muito finas estavam todas dobradas.
Passo então a explicar a "ginástica" que fi para trocar isto:
1- A peça em questão cá fora (fui à sucata buscar uma):
2- retirar o porta luvas pois a peça em questão está por trás do porta luvas, ao lado do motor da saufagem, tirando o porta luvas ficam com o motor da saufagem à mostra:
3- A peça fica por aqui:
Aqui vista de mais perto:
4- Hora de retirar a dita cuja, com muita ginástica.
4.1- A peça tem 1 parafuso a segurar nela, temos de o desapertar para sair.
5- Com muita ginastica agora temos de empurar a peça para a direita e temos de com um alicate de pontas apertar a ponta da mola que está no circulo para livertar-mos a peça, podem mexer à vontade mas com cuidado para não partir nada, a propria peça mexe-se pois os braços que controlam os flaps são flexiveis como é logico:
Aqui temos a peça já solta:
6- Temos de desapertar a ficha, tanto pode ser no inicio como no final, eu deixei para o fim pois não tinha mão que lá chega-se:
7- Após isto é trocar a peça e voltar a colocar pela ordem inversa.
Parece complicado mas não é, o problema é ter de chegar ao sitio pois é um bocadito apertado.
8- Aqui deixo as fotos do motor e a causa da avaria:
8.1- O motor aberto e a roda dentada(maior) que causa a avaria, a minha está partida mas na foto não se nota:
8.2- O circuito sem a roda dentada onde vemos as pistas onde a roda anda :
8.3- A roda dentada com as linguetas, se repararem uma delas está dobrada, isto porque é a segunda vez que a desmonto pois na primeira estavam todas, o que fazia com que a roda dentada roda-se mas não dava o comando para a circulação do ar:
Espero ter ajudado alguns de vocês com isto, se precisarem que lhes tirem alguma duvida apitem.