Trocar motor de controle dos flaps da saufagem de um A3 8L.

Boas pessoal, venho colocar aqui a troca do motor que controla a saida do ar para a saufagem.
Eu tinha um problema na circulação do ar, e pensando que era o motor da saufagem que tinha dado o berro troquei o motor, mas o problema continuou, ou seja, por mais velocidade que eu coloca-se no climatronic o ar que saia pelos ventiladores era minimo, e o motor não "rodava" com grande velocidade, até que encontrei uma peça que pelos vistos faz a gestão do ar no climatronic, essa peça tem a referencia 1 J1 907 511A.
Por incrivel que pareça essa peça tem dentro uma roldana em plastico que pelo esforço que faz tem tendencia a partir, ou então, como no meu caso, tem umas pequenas linguetas que rodam no circuito electrico da placa que por serem muito finas estavam todas dobradas.
Passo então a explicar a "ginástica" que fi para trocar isto:

1- A peça em questão cá fora (fui à sucata buscar uma):
dsc00160dq.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00161mo.jpg
[/URL][/IMG]

2- retirar o porta luvas pois a peça em questão está por trás do porta luvas, ao lado do motor da saufagem, tirando o porta luvas ficam com o motor da saufagem à mostra:
dsc00129im.jpg
[/URL][/IMG]

3- A peça fica por aqui:
dsc00129wv.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00131e.jpg
[/URL][/IMG]
Aqui vista de mais perto:

dsc00130pmc.jpg
[/URL][/IMG]

4- Hora de retirar a dita cuja, com muita ginástica.
4.1- A peça tem 1 parafuso a segurar nela, temos de o desapertar para sair.
dsc00133jk.jpg
[/URL][/IMG]

5- Com muita ginastica agora temos de empurar a peça para a direita e temos de com um alicate de pontas apertar a ponta da mola que está no circulo para livertar-mos a peça, podem mexer à vontade mas com cuidado para não partir nada, a propria peça mexe-se pois os braços que controlam os flaps são flexiveis como é logico:
dsc00137zr.jpg
[/URL][/IMG]

Aqui temos a peça já solta:
dsc00138d.jpg
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6- Temos de desapertar a ficha, tanto pode ser no inicio como no final, eu deixei para o fim pois não tinha mão que lá chega-se:
dsc00139njn.jpg
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7- Após isto é trocar a peça e voltar a colocar pela ordem inversa.
Parece complicado mas não é, o problema é ter de chegar ao sitio pois é um bocadito apertado.

8- Aqui deixo as fotos do motor e a causa da avaria:
8.1- O motor aberto e a roda dentada(maior) que causa a avaria, a minha está partida mas na foto não se nota:
dsc00163pl.jpg
[/URL][/IMG]

8.2- O circuito sem a roda dentada onde vemos as pistas onde a roda anda :
dsc00167yb.jpg
[/URL][/IMG]

8.3- A roda dentada com as linguetas, se repararem uma delas está dobrada, isto porque é a segunda vez que a desmonto pois na primeira estavam todas, o que fazia com que a roda dentada roda-se mas não dava o comando para a circulação do ar:
dsc00164i.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00166mj.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00165su.jpg
[/URL][/IMG]

Espero ter ajudado alguns de vocês com isto, se precisarem que lhes tirem alguma duvida apitem.
 
Boas pessoal, venho colocar aqui a troca do motor que controla a saida do ar para a saufagem.
Eu tinha um problema na circulação do ar, e pensando que era o motor da saufagem que tinha dado o berro troquei o motor, mas o problema continuou, ou seja, por mais velocidade que eu coloca-se no climatronic o ar que saia pelos ventiladores era minimo, e o motor não "rodava" com grande velocidade, até que encontrei uma peça que pelos vistos faz a gestão do ar no climatronic, essa peça tem a referencia 1 J1 907 511A.
Por incrivel que pareça essa peça tem dentro uma roldana em plastico que pelo esforço que faz tem tendencia a partir, ou então, como no meu caso, tem umas pequenas linguetas que rodam no circuito electrico da placa que por serem muito finas estavam todas dobradas.
Passo então a explicar a "ginástica" que fi para trocar isto:

1- A peça em questão cá fora (fui à sucata buscar uma):
[URL="http://imageshack.us/photo/my...mg560.imageshack.us/img560/227/dsc00160dq.jpg[/URL][/url]
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g855.imageshack.us/img855/5420/dsc00161mo.jpg[/URL][/url]

2- retirar o porta luvas pois a peça em questão está por trás do porta luvas, ao lado do motor da saufagem, tirando o porta luvas ficam com o motor da saufagem à mostra:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g138.imageshack.us/img138/6357/dsc00129im.jpg[/URL][/url]

3- A peça fica por aqui:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...img31.imageshack.us/img31/1014/dsc00129wv.jpg[/URL][/url]
[URL="http://imageshack.us/photo/my...mg109.imageshack.us/img109/5260/dsc00131e.jpg[/URL][/url]
Aqui vista de mais perto:

[URL="http://imageshack.us/photo/my...197.imageshack.us/img197/7900/dsc00130pmc.jpg[/URL][/url]

4- Hora de retirar a dita cuja, com muita ginástica.
4.1- A peça tem 1 parafuso a segurar nela, temos de o desapertar para sair.
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g829.imageshack.us/img829/7623/dsc00133jk.jpg[/URL][/url]

5- Com muita ginastica agora temos de empurar a peça para a direita e temos de com um alicate de pontas apertar a ponta da mola que está no circulo para livertar-mos a peça, podem mexer à vontade mas com cuidado para não partir nada, a propria peça mexe-se pois os braços que controlam os flaps são flexiveis como é logico:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...img59.imageshack.us/img59/1984/dsc00137zr.jpg[/URL][/url]

Aqui temos a peça já solta:[URL="http://imageshack.us/photo/my...mg703.imageshack.us/img703/4761/dsc00138d.jpg[/URL][/url]

6- Temos de desapertar a ficha, tanto pode ser no inicio como no final, eu deixei para o fim pois não tinha mão que lá chega-se:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...692.imageshack.us/img692/1844/dsc00139njn.jpg[/URL][/url]

7- Após isto é trocar a peça e voltar a colocar pela ordem inversa.
Parece complicado mas não é, o problema é ter de chegar ao sitio pois é um bocadito apertado.

8- Aqui deixo as fotos do motor e a causa da avaria:
8.1- O motor aberto e a roda dentada(maior) que causa a avaria, a minha está partida mas na foto não se nota:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g197.imageshack.us/img197/3020/dsc00163pl.jpg[/URL][/url]

8.2- O circuito sem a roda dentada onde vemos as pistas onde a roda anda :
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g268.imageshack.us/img268/7174/dsc00167yb.jpg[/URL][/url]

8.3- A roda dentada com as linguetas, se repararem uma delas está dobrada, isto porque é a segunda vez que a desmonto pois na primeira estavam todas, o que fazia com que a roda dentada roda-se mas não dava o comando para a circulação do ar:
[URL="http://imageshack.us/photo/my...mg859.imageshack.us/img859/3944/dsc00164i.jpg[/URL][/url]
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g838.imageshack.us/img838/9509/dsc00166mj.jpg[/URL][/url]
[URL="http://imageshack.us/photo/my...g822.imageshack.us/img822/9282/dsc00165su.jpg[/URL][/url]

Espero ter ajudado alguns de vocês com isto, se precisarem que lhes tirem alguma duvida apitem.

Olá amigo mp76!
Saudações do Brasil!

Escrevo para agradecer muito este seu tópico, tive um problema semelhante, ao trocar o filtro de cabina de meu A3 percebi que o flap de recirculação estava inoperante, e após ler este seu tópico pude consertá-lo e com isto economizar, só neste motor, algo equivalente a 330 euros no concessionário de minha cidade!
No meu caso todo o conjunto estava perfeito, as pistas e linguetas parecem novas, tudo ainda com a graxinha e sem folgas. Porém a mesma roda dentada está partida também. Limpei tudo, montei passando cola Araldite entre o eixo e a roda dentada, e para garantir fiz um pequeno furo com broca 1mm unindo a roda e o eixo, colocando um pino de cobre + cola dentro desse furo! Assim a roda dentada não gira mais sobre o eixo metálico. Ficou perfeito!
Se você estivesse no Brasil, te mandaria uma caixa de cerveja como agradecimento! E parabéns pelo tutorial, muito detalhado com fotos e bem explicado! Não tem como errar!

Forte abraço,

Paulo Baptista
 
Olá amigo mp76!
Saudações do Brasil!

Escrevo para agradecer muito este seu tópico, tive um problema semelhante, ao trocar o filtro de cabina de meu A3 percebi que o flap de recirculação estava inoperante, e após ler este seu tópico pude consertá-lo e com isto economizar, só neste motor, algo equivalente a 330 euros no concessionário de minha cidade!
No meu caso todo o conjunto estava perfeito, as pistas e linguetas parecem novas, tudo ainda com a graxinha e sem folgas. Porém a mesma roda dentada está partida também. Limpei tudo, montei passando cola Araldite entre o eixo e a roda dentada, e para garantir fiz um pequeno furo com broca 1mm unindo a roda e o eixo, colocando um pino de cobre + cola dentro desse furo! Assim a roda dentada não gira mais sobre o eixo metálico. Ficou perfeito!
Se você estivesse no Brasil, te mandaria uma caixa de cerveja como agradecimento! E parabéns pelo tutorial, muito detalhado com fotos e bem explicado! Não tem como errar!

Forte abraço,

Paulo Baptista

Ainda bem que ajudou.
Por vezes as pessoas pensam que é o motor da saufagem e quando vão para trocar o problema mante-se.
Quanto à cerveja...quando passares por cá podes trazer umas para beber-mos todos.:lol:
 
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