Turbo audi A5 2.0tdi (2011)

Boa tarde a todos!

Tenho o meu audi A5 2.0tdi sportback desde 2011. Aos 10.000km fiz repro em Vila Real e nunca tive qualquer problema com o carro.

Agora tem 380.000km.
Há 2 dias, ia na A41 e do nada … ligeiro barulho no motor, fumo branco e muito denso a sair pelo escape…rotações sempre no máximo…parecia que ia explodir!! Consegui parar e desligar o carro. Foi para a oficina e o mecânico disse que o turbo foi à vida :(

Diz que o de origem é muito caro (+2000euros na audi) e que consegue recondicionar por 650€.

Eu procurei na AUTODOC e tem lá turbos novos para o meu carro desde 500€. Será que são de confiança? Ou mais vale recondicionar este? Ou procurar um usado?

O que me aconselham?
Alguém sabe o número da peça original para ter a certeza que procuro o turbo certo?

Obrigado a toda a malta deste fórum!
 
A questão prévia é mesmo essa da última pergunta. Acho tem uma chapa cravada com a referência OEM deves a encontrar e tirar umas fotos ao turbo. E depois já podes procurar avaliar o que te compensa + para o teu caso concreto, se comprar novo oem ou novo aftermarket ou usado reconstruido ou usado em sucata com ou sem garantia, etc.
 
Boa tarde a todos!

Tenho o meu audi A5 2.0tdi sportback desde 2011. Aos 10.000km fiz repro em Vila Real e nunca tive qualquer problema com o carro.

Agora tem 380.000km.
Há 2 dias, ia na A41 e do nada … ligeiro barulho no motor, fumo branco e muito denso a sair pelo escape…rotações sempre no máximo…parecia que ia explodir!! Consegui parar e desligar o carro. Foi para a oficina e o mecânico disse que o turbo foi à vida :(

Diz que o de origem é muito caro (+2000euros na audi) e que consegue recondicionar por 650€.

Eu procurei na AUTODOC e tem lá turbos novos para o meu carro desde 500€. Será que são de confiança? Ou mais vale recondicionar este? Ou procurar um usado?

O que me aconselham?
Alguém sabe o número da peça original para ter a certeza que procuro o turbo certo?

Obrigado a toda a malta deste fórum!
Sucata, nunca jamais.
Autodoc, também não dá, porque se corre alguma coisa mal, nem garantia de jeito, nem hipótese de a fazer valer em bom tempo útil.
Recondicionado de casas da especialidade, sim.
Novo, sim.
Eu pessoalmente, mandava o turbo a reparar e fica como novo.
Faria de preferência tudo através do mecânico, pois caso haja algum problema, o mesmo é responsável pelo turbo e respectiva mão de obra.
Neste caso em concreto, querer poupar, é meio caminho andado para a desgraça. Conta com 1000€ em média.
 
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