Turbo e borra...audi tt 8n 225

Boas...
Pessoal é o seguinte...á uns dias para cá reparei que o meu turbo faz um zumbido logo quando calco no acelerador...depois pára. O zumbido chateia pois é quase super sónico.
O carro parece que anda bem mas em baixa rotação às vezes parece que lhe falta gasolina...tipo não responde como quero...nao sei se é da minha cabeça ...hehhe.
Reparei que na tampa do óleo tem uma borra castanha clara com umas gotas água..
Borra nem acredito que a tenha pois sempre usei óleo do melhor e sempre mudo antes ums 3000km nunca passou...
Mas o que é certo é que espreito para dentro e vejo lá uma crosta num plástico qualquer que tem lá dentro do buraco do óleo...
Reparei que os tubos por onde sai as impurezas do óleo na tampa das válvulas estavam todos esmagados e alguns até rasgados...troquei tudo ontem...nao sei se estavam entupidos a ponto de não deixar sair às impurezas...o que me levou a pensar o alojamento na tampa do óleo...suponho eu...
Agora daqui a uns km vou verificar...
Agora o que me preocupa é o barulho do turbo...ele nunca foi limpo tenho 225 mil km no meu tt...
Se alguém me poder tirar estas dúvidas agradecia...
Cumps...
 
Last edited:
tens a certeza que esse barulho vem do turbo?
essa borra na tampa do óleo, não costuma ser bom sinal, não gasta liquido de refrigeração?
faz também o diagnostico, a ver se deteta algum erro que tenha a ver com esse zumbido e perca de rendimento..
 
Líquido de água não perde nem uma gota isso posso garantir pois ta sempre igual... nao tenho a certeza se é do turbo mas também não imagino de onde possa vir...pois o barulho soa forte do lado do filtro do ar...e o turbo está do outro lado... e só mesmo quando acelero exemplo das 1000 às 1500 e depois nem mais um barulho...a borra eu acho muito estranho...porque como falei sempre foi responsável e se tiver mesmo borra vou ficar fu* como é que isto me pode acontecer filtros e óleos sempre antes do tempo...óleo 100€ eu a meter...na neto agora arranjo mais barato... a não ser que estava a pagar por óleo de marca e é reciclado...
A água do radiador também está limpinha o óleo quando mudo também não tem vestígios de nada...cor normal e sem misturas de água...
Uma pergunta...nestes motores para quem conhece... eu acelero a fundo e o motor bate um ponteiro do conta e fica ali sem se mexer...tipo não tem aquele bater no fundo aos saltinhos hehehe...
Eu vou postar fotos da respectiva tampa do motor e do suposto barulho...
Cumps.
Ps. Esta semana desmonto a tampa das válvulas e espero bem não me assustar até tenho receio de ver o que não quero...o motor nunca tive avaria até há data só óleo filtro e velas na estrada dá 250 sem espinhas ou seja ainda não testei com este barulho no turbo porque tenho medo de partir tudo...
Cumps...
 
Last edited:
Essa borra que falas, nada tem a ver com o óleo em si nem com a qualidade deste. Borra no óleo em si só ocorre quando ficas milhares e milhares de klms fora da data sem trocar óleo, ou quando usas óleo fora das especificações (demasiado espesso).

O que tens aí é mais gravoso, é a chamada "maionese", um tipo de borra acastanhada clara, que ocorre por ter água em mistura com o óleo, o que nunca pode acontecer, água e óleo nunca partilham nem podem partilhar o mesmo local, e isto é óbvio de notar que tens um problema pelo simples facto de dizeres que tem umas gotinhas de água por dentro da tampa, que só comprova o que disse.
Essa maionese é geralmente indicadora de 1 de 2 coisas, uma pouco dispendiosa, outra bastante. A primeira é comum, é ser do radiador de óleo, que é a peça acoplada junto do filtro do óleo (geralmente, no TT desconheço a localização, mas calculo ser em local semelhante), essa peça faz passagem do óleo do filtro e da água do radiador, tem uma membrana fina no interior que é comum rasgar e misturar agua com óleo (mais comum é o óleo aparecer na agua e no vaso, mas o oposto tambem pode acontecer e aparecer no motor e na tampa do óleo). A 2ª hipótese é a mais grave, e é ser falha da junta da cabeça, que também dá origem a esse sintoma da borra.
Convém veres isso antes do mais, pois é mais grave que a falha do turbo em regimes baixos.


Quanto ao barulho, pode ser algo tão simples como um tubo roto ou mal encaixado por onde a pressão escape ao encher o turbo, ou pode ser o turbo a acusar a idade e já ter um pouco de folga no veio.

Se fizeres um diagnóstico em andamento e olhares para as pressões do turbo e picos, é capaz de ja te dizer se tens alguma fuga

Abraço
 
Deixo aqui o barulho do turbo penso eu que seja o turbo...eu aqui desligo o motor para ouvirem bem...em andamento o barulho é o mesmo mas mais forte sempre que acelero um bocadinho depois sai...
Fica o vídeo. ..Logo meto fotos da tampa do óleo

https://youtu.be/E2esj6iruE0
 
existe ai um barulho, que parece ser provocado pelo bomba secundaria de ar, provavelmente estar com fuga..
também me pareceu ver o tubo que liga a EGR remendado, o que também não é recomendável..
 
Last edited:
O ac está desligado..
Nada tem a ver com o ac... quanto ao tubo remendado também acho que não será daí...porque o tubo não está rasgado apenas salta às veses com a pressão do ar...eu meti ontem à fita he...porque a braçadeira sumiu...he na boche também me foi dito que se aquela bomba um dia ir com os porcos também não faz falta nenhuma aquilo era só para o carro ser amigo do hambiente...
Pessoal ele ao desligar sempre ouvi aquela turbina a rodar que sempre imaginei que fosse o turbo...o que ela não fazia era... o barulho agudo que aparece pelo meio...
Também se não é normal já o tenho assim desde que comprei 7 anos essa mesma turbina que de ouve chateia sempre ao subir quando o carro entra em esforço o barulho aumenta...é para verem que o barulho irrita tanto que a mulher já perguntou o que é..
E ela nunca diz nada he he...

- - - - - - - - - -

existe ai um barulho, que parece ser provocado pelo bomba secundaria de ar, provavelmente estar com fuga..
também me pareceu ver o tubo que liga a EGR remendado, o que também não é recomendável..

Vick a bomba secundária não pode ser pois o carro já tá quente ela só trabalha com o carro a frio... é mesmo por questões de hambiente...
Cumps.

Ps. Atenção que eu no vídeo digo que não está a fazer o barulho porque ainda não tinha visto o vídeo...o barulho é o que se ouve mas mais forte...a não ser que seja igual só que dentro da cabine se ouça mais...ja que é mesmo ali encostado...
 
Last edited:
O ac está desligado..
Nada tem a ver com o ac... quanto ao tubo remendado também acho que não será daí...porque o tubo não está rasgado apenas salta às veses com a pressão do ar...eu meti ontem à fita he...porque a braçadeira sumiu...he na boche também me foi dito que se aquela bomba um dia ir com os porcos também não faz falta nenhuma aquilo era só para o carro ser amigo do hambiente...
Pessoal ele ao desligar sempre ouvi aquela turbina a rodar que sempre imaginei que fosse o turbo...o que ela não fazia era... o barulho agudo que aparece pelo meio...
Também se não é normal já o tenho assim desde que comprei 7 anos essa mesma turbina que de ouve chateia sempre ao subir quando o carro entra em esforço o barulho aumenta...é para verem que o barulho irrita tanto que a mulher já perguntou o que é..
E ela nunca diz nada he he...

- - - - - - - - - -



Vick a bomba secundária não pode ser pois o carro já tá quente ela só trabalha com o carro a frio... é mesmo por questões de hambiente...
Cumps.

Ps. Atenção que eu no vídeo digo que não está a fazer o barulho porque ainda não tinha visto o vídeo...o barulho é o que se ouve mas mais forte...a não ser que seja igual só que dentro da cabine se ouça mais...ja que é mesmo ali encostado...
começa então por fazer o diagnostico..
quanto a borra, pelo que descreves isso só aparenta ser devido a presença de agua no óleo, que pode ser derivado a muita coisa, eu não descarto a hipótese da bomba de ar secundaria, e EGR com passagem ;)
 
Cá vai um vídeo mais detalhado
...
Quanto à erros não aparece nada...eu tenho o cabo para ligar mas neste momento estou sem portátil. ..utilizei o obd2 com o app torque pro...diz sem erros não sei se está ou não...quanto ao medir a pressão do turbo não sei como fazer nem os valores que devem estar...
Também me parece impossível ter a junta queimada o carro nunca passou as temperaturas normais...fica estranho...radiador do óleo não sei...
Vejo que está no mesmo sitio do filtro...lembrando que o óleo quando Tito está na sua cor normal nada de cor estranha...alguém que tenha um tt que possa tirar uma foto as o tampão do óleo sem o limpar?...
Á quem diga que é a condensação do motor...já vi isso em Mercedes...
Não sei se aplica no meu caso...

Vídeo. ..
https://youtu.be/6uziAs_N1vU
 
Last edited:
Mudas o oleo com que KMS e que oleo usas?

O óleo sempre comprei 5w30 BP visco 7000 sei que me ficava Uns 100€ quando tinha que comprar um litro extra... mudei sempre entre os 13 mil já que o óleo diz long life...digo ficava porque na penúltima vez troquei para um 10.40 porque o motor chegava aos 10 mil com o óleo no mínimo...nem 10 mil fazia e já tinha que trocar...este 10.40 falaram me bem dele que era o ideal não sei se vou dizer a marca certa era espanhol celena penso que era isto contou acho que 80€5l há diz 20k na caixa o que era o único óleo para fazer 20 mil isto diz na caixa e o gajo também o disse... mas troquei o óleo com 15mil ainda faltava 5...o que é certo é que o carro começou a fazer este barulho ao fim de uns 10 mil com este óleo...Agora troquei Para móbil 5w40 era o que dizia no manual do carro...troquei de marca porque achei que o barulho era o óleo que apesar que caro...era reles...era foi quando abri a tampa do óleo e vi aquela borra que nunca tinha visto antes...troquei logo de marca ainda só tenho 2000 com este óleo... amanha posto aqui a foto.do vídao
Outra coisa quando usava o visco quando a bareta marcava no mínimo...ele fazia este barulho e eu ia logo trocar o óleo e ficava bom...Agora não fica...
 
Eu troco de óleo nos meus (tdi) aos 7500kms e não fica lá mais do que um ano, se procurares bem arranjas óleo de marca conhecida com a especificação toda a cerca de 30€, 5 litros (Motul, Repsol,....) Para mim isso do long life é bom para nos lixar o motor (ou seja para as oficinas).
Nunca vi tanta sujidade numa tampa de óleo (mas há por aqui entendidos que podem dar uma melhor opinião).
 
sim realmente agora o barulho parece ser mesmo o turbo..
quanto ao óleo, usavas o 5w30, não sei ate que ponto esse óleo é recomendado para esse motor, axo que é demasiado fino, óleos aconselhados para esse motor é o 5w40 e o 10w40, eu no meu caso uso o 10w40 Shell hélix, optei por esta marca porque uso há muitos anos, e optei pelo 10w40 porque faço muito poucos kilometros anuais..
quanto a borra que apareceu na tampa, pode ser muito bem devido a alguns tubos não estarem nas melhores condições, e dai poder criar alguma condensação, pelo qual agora mantem-te atento a isso, também reparei que existem por la alguns de vácuo que precisam ser substituídos, isso é barato e fácil de substituir, e fica logo com outra pinta, e com menores riscos de algum se romper..
agora vou-te dar um concelho, dizias que a "agua" do sistema de refrigeração, tem a cor normal, ai não concordo contigo, essa cor é devido a lamas que se acumulam ao longo dos anos, devido á má manutenção do sistema de refrigeração, ao qual eu te a concelho a retirar essa agua toda, lavar bem o sistema de refrigeração, e utilizar G13 OEM..
estas são penas alguns palpites, e concelhos meus.. boa sorte com a resolução do problema..
 
Back
Top