Tutorial comfiguração G25 para RFactor

Para n perder mais tardes inteiras a explicar a certas pessoas como configurar o G25 achei mais simples criar este tópico com a explicação. :P

Link para sacar a o Circuito Vasco Sameiro:

http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Circuito%20Vasco%20Sameiro%202008

Instalation:
Extract to .\rfactor\gamedata\locations\

Link para a mod Caterham:

http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Caterham

Os ficheiros são instalados na pasta principal do RFactor, na mesma pasta onde está o ficheiro .exe do RFactor.
Vai perguntar se querem substituir os ficheiros ao qual deverão responder que sim.

Estas configurações são para o Caterham 140, para outros Catherhams algumas definições do realfeel são diferentes dependendo da maneira de conduzir de cada um assim como para qualquer outro carro..

Depois de instalar o RFactor e o G25 ir a painel de controlo/controladores de jogos seleccionar o G25/propriedades/configurações e meter estes valores:

g25setup1jpg.jpg

De seguida fazem download deste ficheiro:

http://rapidshare.com/files/291491935/realfeel.rar

Aqui vão encontrar um ficheiro .ini e outro .dll
O .ini deve ser colocado na pasta principal do RFactor onde se encontra o rfactor.exe.
O ficheiro .dll deve ser colocado na pasta plugins.

Isto é o realfeel plugin que vai permitir ajustar as configurações do volante durante o jogo usando o numpad.

Comprar carro.
Para ter mais dinheiro entrar com um qualquer Caterham numa pista e escrever no chat ISI_BABYFACTORY e enter; sair da pista e já devem ter bastante mais dinheiro ;)

Upgrades.
Na janela onde se escolhem os carros ir a upgrades e seleccionar gated shifter:

g25setup2.jpg

Ai tb podem escolher mais uma data de coisas com as jantes, rollbar, etc.

Afinação do volante no menu do jogo.
Ir a controls e inserir estes valores:

g25setup3.jpg

g25setup4.jpg

O force feedback strength está a -90% pk o G25 puxa ao contrario.
E os effects estão em Low para n misturar com os efeitos do realfeel.

O resto (tirando a configuração dos botões) n é pra mexer..

Neste momento vocês devem conseguir rodar o volante livremente quando n estão na pista mas começando a andar devem sentir a força "normal" que faria um carro.
Quando entram em pista devem houvir "Realfeel is enabled" que é sinal que o plugin está a funcionar correctamente.
Caso n ouçam isso devem carregar Ctrl direito+2 para ligar o plugin e deverão houvir então o tal "realfeel is enabled".

A partir de agora já vai mt do gosto e da maneira de conduzir de cada um.

Para fazerem as vossas afinações ao vosso gosto devem, em pista, usar o numpad e guiarem-se por aqui:

realfeelhelp.jpg

Se por exemplo sentirem que o volante está a fazer força para o lado errado ( para dentro da curva em xs de para fora como é suposto) basta carregarem no Ctrl direito + 8 para inverter.
Se acharem que n está a fazer mt força Ctrl+7 para aumentar ou Ctrl+9 para diminuir.
O realfeel mix deve estar sempre a 100% (rightCtrl+3) caso contrario será uma mistura de efeitos com o FFB normal do jogo. :evil:

Podem tb modificar o angulo de viragem do carro no steering lock:

g25setup5.jpg

E pronto, ja devem ter o vosso volante bastante parecido com o de um carro real.. ;)

Qualquer duvida just ask.. ;)

Last edited:
Boas. Exelente tópico. Por acaso instalei o Vasco Sameiro ontem :green: :green: :green: :green:
Agora o que me aconteçe em 3 volante que tenho, quando acelero, quer o acelarador esteja a fundo ou a meio o carro responde como se estivesse a fundo.... Será do volante, do jogo dos drivers??? De salientar que tenho o Windows 7.....

valente disse:
Boas. Exelente tópico. Por acaso instalei o Vasco Sameiro ontem :green: :green: :green: :green:
Agora o que me aconteçe em 3 volante que tenho, quando acelero, quer o acelarador esteja a fundo ou a meio o carro responde como se estivesse a fundo.... Será do volante, do jogo dos drivers??? De salientar que tenho o Windows 7.....

Xiii, win7..
Que sangue.. :S

g25setup4.jpg

Vê no desenho do volante do lado esquerdo se quando carregas a aceleração é progressiva ou se até ai aparece como tu dizes.
E já agora vê tb se consegues travar e acelerar ao mesmo tempo.

E vê isso tb nos controladores do jogo no painel de controlo.

Se em ambos os sítios te der o problema que tu dizes acho que o melhor que tens a fazer é instalar um windows que n seja versão beta e para o qual existam já drivers em condições.. :P :P

valente disse:
Mal toco no travão ou acelarador e é "a fundo"......
Windows XP a caminho..... lol........

Ele deve ter alguma coisa definida como digital em vez de analogico...

em digital comporta-se como um botao ( assim que activa é um full press )
em analogico comporta-se como deveria... ( progressivo )

confirma la isso

orugas disse:
Ele deve ter alguma coisa definida como digital em vez de analogico...

em digital comporta-se como um botao ( assim que activa é um full press )
em analogico comporta-se como deveria... ( progressivo )

confirma la isso

Antes de formatar o PC vou experimentar..... ;) ;)
Já agora, alguém tem a pista do top gear??? eu já a tive mas agora não a consigo encontrar... :| :|

wochi disse:
oh paulo ve se descobres mas é como criar servidor que daqui a uma horita ca estemos outra vez :green: :green:

Opá, num sei..
Acho que precisamos mesmo de um servidor mas n deve dar para ser um dos nossos pcs.
Pelo menos com o meu n consigo criar.

De qualquer das maneiras eu tou a jogar nos AE86 online.. :P
Só muda o carro, é em Braga na mesma.. :twisted: :twisted:

ColourConcept disse:
Opá, num sei..
Acho que precisamos mesmo de um servidor mas n deve dar para ser um dos nossos pcs.
Pelo menos com o meu n consigo criar.

De qualquer das maneiras eu tou a jogar nos AE86 online.. :P
Só muda o carro, é em Braga na mesma.. :twisted: :twisted:
foi onde tivemos ontem :green: :green:

Back