Upgrade colunas A4 B5

Boas sound experts,:)
Necessitava de algumas dicas:
Preciso de mudar as coluna(s) numa audi A4 B5. Ainda tenho radio e colunas de origem. Acho que as medidas das colunas da frente são 10cm e tweeter de 1" e atrás 17cm coaxiais.
Já encontrei na net adaptor para colunas de 13cm para as colunas da frente.

Acho que devo ficar satisfeito se mudar as colunas só da frente. (Neste caso que devo fazer às colunas traseiras? Mudo só o fader no radio?)

Deverei mudar colunas e tweeters à frente ou só colunas mantendo os tweeters de origem?
Deverei usar colunas coaxiais com tweeters ao mesmo tempo à frente, ou comprar o pack de vias separadas etc?
Que marca(s)\modelos deverei dar preferência?

Pelo que percebi o mounting depth não deve ultrapassar os 55mm certo?
O meu orçamento para gastar nas colunas seria à volta de €80\€100 mantendo o rádio de origem e fora mão de obra.

Obrigados!:pray:
 
Last edited:
Boas ...

Frente > 13cm a meu ver podes deixar os tweeters originais que chegam perfeitamente ,as colunas não podem ter grande profundidade pois o diametro em relação ao vidro não é muito.

Trás > 16.5cm ou 17 com adaptadores de preferencia com duas vias separadas (com divisores) visto que atrás não ten tweeters .

Marcas > Hertz ,Blaupunkt ,focal ,Mtx ,etc (todas na casa dos 100e )
 
Boas sound experts,:)
Necessitava de algumas dicas:
Preciso de mudar as coluna(s) numa audi A4 B5. Ainda tenho radio e colunas de origem. Acho que as medidas das colunas da frente são 10cm e tweeter de 1" e atrás 17cm coaxiais.
Já encontrei na net adaptor para colunas de 13cm para as colunas da frente.

Acho que devo ficar satisfeito se mudar as colunas só da frente. (Neste caso que devo fazer às colunas traseiras? Mudo só o fader no radio?)

Deverei mudar colunas e tweeters à frente ou só colunas mantendo os tweeters de origem?
Deverei usar colunas coaxiais com tweeters ao mesmo tempo à frente, ou comprar o pack de vias separadas etc?
Que marca(s)\modelos deverei dar preferência?

Pelo que percebi o mounting depth não deve ultrapassar os 55mm certo?
O meu orçamento para gastar nas colunas seria à volta de €80\€100 mantendo o rádio de origem e fora mão de obra.

Obrigados!:pray:

Entendo a tua questão,
Tens PM!
 
Boas ...

Frente > 13cm a meu ver podes deixar os tweeters originais que chegam perfeitamente ,as colunas não podem ter grande profundidade pois o diametro em relação ao vidro não é muito.

Trás > 16.5cm ou 17 com adaptadores de preferencia com duas vias separadas (com divisores) visto que atrás não ten tweeters .

Marcas > Hertz ,Blaupunkt ,focal ,Mtx ,etc (todas na casa dos 100e )

okay obrigado,
..e pondo só boas colunas à frente de 13cm achas que ficaria satisfeito com som em relação ao som que tenho agora?
 
okay obrigado,
..e pondo só boas colunas à frente de 13cm achas que ficaria satisfeito com som em relação ao som que tenho agora?

Amigo eu tenho (para já) o original que são Nokia á frente e ja dão bom som claro que não são umas "BOSE" mas são bem melhores que algumas que veem em alguns carros actuais , claro que podes fazer sempre upgrade... mas tens de ver bem o que compras umas blaupunkt de 60rms são capazes de te surpreender .. e andam na casa dos 60e.. ;)

p.s.- Descobri estes dias que tenho umas BOSE nas portas traseiras .. :twisted:
 
Isto, é apenas uma opinião:
Eu não iria gastar € em colunas no carro de forma alguma. Não compensa performance VS proveito.
O radio de origem tem um bom som, assim como as colunas. Não são muito potentes mas têm qualidade.
Se um dia quiseres melhorar o sistema, aplica-lhe colunas melhores, mais potentes e um amplificador
de qualidade (nada demasiado potente) tipo Alpine serie Vpower ou JBL por exemplo.
Aí sim, irás tirar partido de um som defenido e com bastante menos distorção.
A cereja no topo do bolo, seria então aplicar um subwoofer na mala, tambem ligado a um bom amplificador.
O sub de preferencia com 12" nada de especial e talvez um Kenwood por serem muito sensiveis aos graves
com o volume baixo.

Nota: existem amplificadores de 4 canais + sub que servem todos os propositos acima referidos.
 
Isto, é apenas uma opinião:
Eu não iria gastar € em colunas no carro de forma alguma. Não compensa performance VS proveito.
O radio de origem tem um bom som, assim como as colunas. Não são muito potentes mas têm qualidade.
Se um dia quiseres melhorar o sistema, aplica-lhe colunas melhores, mais potentes e um amplificador
de qualidade (nada demasiado potente) tipo Alpine serie Vpower ou JBL por exemplo.
Aí sim, irás tirar partido de um som defenido e com bastante menos distorção.
A cereja no topo do bolo, seria então aplicar um subwoofer na mala, tambem ligado a um bom amplificador.
O sub de preferencia com 12" nada de especial e talvez um Kenwood por serem muito sensiveis aos graves
com o volume baixo.

Nota: existem amplificadores de 4 canais + sub que servem todos os propositos acima referidos.

Só quero mudar colunas porque duas delas já começaram a fazer ruidos..
Obrigado pelas dicas ainda assim
 
Boas

bem pessoal é o seguinte eu tenho um audi a4 b5 e alterei o radio de origem por um sony, mas agora as colonas morreram, e quero colocar umas novas que deem um bom som sem ruido, e que se note algum bass, mas nao tenho ideia o que colocar, pois sou novo nestas andanças.

o que pretendo saber é o seguinte:

1- colunas a colocar( eu so tenho colunas, nas portas da frente)
2- reparei que o carro tem umas colunas pequenas ao qual chamam de Tweeter ( isso tenho que colocar novo tambem, ou basta tirar a ficha?)

aguarda respostas

tambem podem responder para o email francisco_ferrei@hotmail.com

fico grato pela atenção
 
Boas

bem pessoal é o seguinte eu tenho um audi a4 b5 e alterei o radio de origem por um sony, mas agora as colonas morreram, e quero colocar umas novas que deem um bom som sem ruido, e que se note algum bass, mas nao tenho ideia o que colocar, pois sou novo nestas andanças.

o que pretendo saber é o seguinte:

1- colunas a colocar( eu so tenho colunas, nas portas da frente)
2- reparei que o carro tem umas colunas pequenas ao qual chamam de Tweeter ( isso tenho que colocar novo tambem, ou basta tirar a ficha?)

aguarda respostas

tambem podem responder para o email francisco_ferrei@hotmail.com

fico grato pela atenção

Boas,

Em primeiro lugar não sei qual é o sony que tens mas à partida é mau.Poucos são os modelos sony bons e todos eles descontinuados.
Depois, na minha opinião, deves colocar umas colunas de 13 cm à frente com tweeter, ou seja vias separadas.Podes colocar umas colunas coaxiais, sem tweeter e desligar a ficha das originais mas, vais perder com isso.
Vais precisar de uma adaptador para colocar colunas de 13 pois as de origem são de 10 cm.
Recomendo umas colunas de potência rms reduzida e sensibilidade alta pois pelo que vejo não pretendes colocar amplificador.
Procura umas colunas com uma gama de frequência alargada.Ou seja, frequência mínima na casa dos 30, 40Hz.. 50Hz.. quanto mais baixa melhor.. isto irá priviligiar os sons graves ou seja o "bass".

Cumprimentos
 
Last edited:
Back
Top