Utilização da posição N e D numa caixa STronic

Andei uma semana com um Q7 (caixa Tiptronic) e na Audi recomendam que, quando paramos num semáforo ou estamos parados numa fila de trânsito, se coloque a caixa na posição N (para "desembraiar" a caixa").

Acontece que sempre que paramos e passamos de D para N ou antes de arrancarmos de N para D, o carro dá um solavanco (um pouco como acontece com as motas).

A minha questão, para quem percebe o que se passa dentro da caixa e está habituado a estas coisas, é: será que desgasta mais a caixa o referido solavanco de passar de D para N (e de N para D) ou deixar a caixa em D, com o carro travado, os dois ou três minutos que o semáforo demora a abrir? Esta situação é igual tanto na caixa STronic do Q5 como na TipTronic do Q7?

O mecânico da Audi disse-me uma coisa que me deixou desconfiado: disse-me que a caixa do Q7 dura uma vida (assim como a embraiagem) e que a recomendação de passar para N era apenas para evitar um sobre-aquecimento da embraiagem.

O que têm a dizer relativamente a isto?
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Wolfy disse:
Andei uma semana com um Q7 (caixa Tiptronic) e na Audi recomendam que, quando paramos num semáforo ou estamos parados numa fila de trânsito, se coloque a caixa na posição N (para "desembrair" a caixa").

Acontece que sempre que paramos e passamos de D para N ou antes de arrancarmos de N para D, o carro dá um solavanco (um pouco como acontece com as motas).

A minha questão, para quem percebe o que se passa dentro da caixa e está habituado a estas coisas, é: será que desgasta mais a caixa o referido solavanco de passar de D para N (e de N para D) ou deixar a caixa em D, com o carro travado, os dois ou três minutos que o semáforo demora a abrir? Esta situação é igual tanto na caixa STronic do Q5 como na TipTronic do Q7?

O mecânico da Audi disse-me uma coisa que me deixou desconfiado: disse-me que a caixa do Q7 dura uma vida (assim como a embraiagem) e que a recomendação de passar para N era apenas para evitar um sobre-aquecimento da embraiagem.

O que têm a dizer relativamente a isto?

Não sou entendido, mas não acho que tenha muito sentido, de qualquer forma posso estar enganado, pois a mim foi-me dito que em carros equipados com caixas auto, quando parados e com o pé a actuar o travão, faz com que a embraiagem esteja desengatada...Isto foi o que me foi dito!

Mestre Rafael, oh Mestre, esclarece aqui o pessoal, please!!!!!
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Também gostava de ver esclarecida essa questão pois tenho um carro de cx auto e por vezes também acontece o tal "solavanco",até me cola ao banco! loool
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Wolfy disse:
Andei uma semana com um Q7 (caixa Tiptronic) e na Audi recomendam que, quando paramos num semáforo ou estamos parados numa fila de trânsito, se coloque a caixa na posição N (para "desembrair" a caixa").

Acontece que sempre que paramos e passamos de D para N ou antes de arrancarmos de N para D, o carro dá um solavanco (um pouco como acontece com as motas).

A minha questão, para quem percebe o que se passa dentro da caixa e está habituado a estas coisas, é: será que desgasta mais a caixa o referido solavanco de passar de D para N (e de N para D) ou deixar a caixa em D, com o carro travado, os dois ou três minutos que o semáforo demora a abrir? Esta situação é igual tanto na caixa STronic do Q5 como na TipTronic do Q7?

O mecânico da Audi disse-me uma coisa que me deixou desconfiado: disse-me que a caixa do Q7 dura uma vida (assim como a embraiagem) e que a recomendação de passar para N era apenas para evitar um sobre-aquecimento da embraiagem.

O que têm a dizer relativamente a isto?


:lol: :lol: :lol: :lol: :p :p :p :p

O solavanco não faz mal nenhum é simplesmente as engranagens a mudarem, agora é verdade que é aconselhavel mudar para "N" enquanto numa fila ou se esta parado por um tempo consideravel, pois ao nao fazeres estas a dar trabalho a caixa pork tas a travar com o pedal o andamento da mesma, não que deixando a no "D" danifique a caixa em pouco tempo, mas trata-se de um procedimento de precaução.

Isso da caixa do Q7 durar uma vida, bem a DSG é a melhor caixa do mercado, certamente sera menos susceptivel de avariar doque outras caixas com tecnologia menos avaçada porem, não quer dizer que as outras caixas não prestem e que costumem avariar com frequencia mas tambem se pode avariar uma DSG, porque uma caixa automatica não é so mudar entre "P" "n" "D" "R" etc, tem que se saber trabalhar com uma caixa automatica.

Relativamente a embreagem, a DSG tem embreagem dupla banhada a oleo, agora como relativamente a caixa não vejo muitas a darem problemas sejam elas do Q7, mercedes ou BMW.

Decp o testamento.
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Não perdoas... já está corrigido:

...caixa na posição N (para "desembraiar" a caixa")...

Já está bem assim?

Obrigado pelo alerta da facada na ortografia...

Entretanto, em resposta ao Gustavo, julgo que estas caixas estão sempre a fazer o ponto de embraiagem quando estão paradas (se estivem em D). Algumas caixas mais básicas (como, por exemplo as que equipam os Smarts) é que, ao estares parado, ficam soltas. É fácil notar a diferença: numa caixa destas, mal começas a soltar o travão o carro começa logo a avançar, num Smart, por exemplo, quando soltas o travão tens de acelerar para ele andar.

De qualquer forma, também não sou entendido nisto, por isso coloquei a questão.

Ainda neste seguimento... e em que posição deve estar a caixa quando ligamos o carro, e em que posição a devemos deixar quando o estamos a desligar? E antes de sair do carro? A posição P é sempre a mais aconselhada? E vale a pena travar o carro com o travão de mão?

(o tópico devia antes chamar-se... "Caixas automáticas")
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Wolfy disse:
Não perdoas... já está corrigido:

Ainda neste seguimento... e em que posição deve estar a caixa quando ligamos o carro, e em que posição a devemos deixar quando o estamos a desligar? E antes de sair do carro? A posição P é sempre a mais aconselhada? E vale a pena travar o carro com o travão de mão?

Pelo menos pela experiencia que tenho, as chaves so saiem da ignição se a alavanca estiver no "p" e para por a pegar tem que ser no "p" pois não da para trabalhar com a caixa com o automovel parado no entanto um pequeno "how to" durante a paragem dos veiculos com caixa automatica, aquando da paragem do veiculo poe-se a caixa na posição "N" e trava-se com o automovel com o travao de mão ou seu substituto e deixa-se o travao normal, vai-se notar que o carro podera descair um pouco ai coloca-se a caixa na posição "P" e desliga-se o automovel, isto de forma à caixa não ficar sobre constante pressao. (nas caixas manuais tambem tenho o cuidado de não deixar a caixa em esforço mas para isso basta parar em ponto morto desligo e so depois engreno)
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Obrigado pelas dicas.

Uma outra situação que me aconteceu com a Tiptronic num Q7 e que foi chata (ainda sou maçarico com caixa automática e a minha preocupação aparece porque quero estimar muito bem a caixa do meu novo Q5) foi o seguinte:

Estava parado num semáforo, a descer, com o Q7 e coloquei a caixa na posição N.

O semáforo abriu, eu tirei o pé do travão, o carro começou a descair e quando quis passar para D, já não consegui... A manete não saia do N... Tive de travar até voltar a parar o carro (com o pessoal de trás a mandar vir) para passar de novo para D e começar a andar de novo com o carro engatado.

Isto é mesmo assim? Se o carro ganhar velocidade em N já não é possível passar para D? Isto também acontecerá na STronic?
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Wolfy disse:
Isto é mesmo assim? Se o carro ganhar velocidade em N já não é possível passar para D? Isto também acontecerá na STronic?

Sei que algumas dão outras não, por isso deve ser dela, contudo não convem fazer isso, é outra das cenas que se deve evitar, por exemplo kuando se faz marcha a tras depois para por no "D" deve-se imobilizar o automovel, a caixa pode deixar fazer a mudança mas nunca é bom para o material.
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

bem vamos la ver se tiramos as duvidas todas ao pessoal

1º- para arrancar ou abandonar o carro deve-se ter sempre em (p) caso contrario a chave nao sai nem o carro pega

2º- quando parado em semaforo ou en outra situaçao demorada convem meter em (N) para nao esforçar a embraiagem

3º- o solavanco e normal e engantar sempre antes de arrancar caso contrario pode danificar a caixa por isso
algumas nao permitem fazer

4º- quando deixado na posiçao (P) nao precisa puxar o travao de mao pois a caixa faz esse serviço isto para travoes auto para quem tem travao de mao convem sempre puxar

mais alguma coisa apitem ;)
 
Agora que já tenho mais prática com a caixa automática e já experimento umas coisitas novas, reaprei numa coisa estranha:

Na IC19, estava em trânsito pára-arranca e numa descida, mantive o carro na posição N e deixei-o descair... próximo dos 10 km/h, sem mexer em nada, o carro dá sempre um pequeno solavanco... não sei o que será... alguém tem alguma ideia? Se tiver a descer a essa velocidade mas na posição D (em 1ª ou 2ª velocidade), não ocorre nenhum solavanco. Em posição N ocorre.

Será algum sistema de teste dos trãvões? ABS? Sera a caixa a mudar de mudança apenas pela velocidade do carro e como não está engatado sente-se um pequeno solavanco? Alguma ideia? Também sentem isso?
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

Wolfy disse:
Estava parado num semáforo, a descer, com o Q7 e coloquei a caixa na posição N.

O semáforo abriu, eu tirei o pé do travão, o carro começou a descair e quando quis passar para D, já não consegui... A manete não saia do N... Tive de travar até voltar a parar o carro (com o pessoal de trás a mandar vir) para passar de novo para D e começar a andar de novo com o carro engatado.

Isto é mesmo assim? Se o carro ganhar velocidade em N já não é possível passar para D? Isto também acontecerá na STronic?

Isto e uma medida de segurança, para evitar acidentes quando por exemplo paras o carro e metes em N vais a qualquer lado e deixas a chavalada la dentro, sem carregar no pedal do travao nao consegues engrenar outra posiçao
 
Re: Utilização da Posiçõa N e D numa caixa STronic

AudiST disse:
Isto e uma medida de segurança, para evitar acidentes quando por exemplo paras o carro e metes em N vais a qualquer lado e deixas a chavalada la dentro, sem carregar no pedal do travao nao consegues engrenar outra posiçao

Eu julgo que nao convem deixar a caixa auto em N..e mover o veiculo, pois a caixa nao é lubrificada.

Na audi tambem acontece isso?
 
Back
Top