Não sei qual a tua opinião acerca do vídeo, mas como tenho visto uma grande maioria de gente a concordar com ele, vou já colocar aqui algumas verdades:
1. Fazerem um questionário de 20 perguntas a 100 alunos, num universo de centenas de milhar e generalizarem isso à toda a população universitária é, simplesmente, estúpido.
2. Fizeram 20 perguntas a 100 pessoas, no vídeo aparecem 15 respostas. Fazendo as contas: 15/2000=0,0075% de respostas erradas, se forem só estas, parece-me a mim um número muito razoável.
3. Não saber quem raio escreveu o evangelho não é falta de cultura geral, isso a mim não me interessa, a pouca gente interessa.
4. A água não tem símbolo químico, mas sim fórmula química.
5. O maior mamífero na terra, por si, é uma pergunta incompleta, uma vez que podemos considerar terra e mar ou só terra.
Bla bla bla, erros à parte, foi pura estupidez jornalística e quiçá uma mesquinhez da jornalista em questão. Um universitário está a tirar o curso para saber estatística, engenharia, cálculos, teorias, uma especialidade. Não saber quem pintou a Capela faz de um médico um trabalhador sem qualificação? Ou interessa mais que ele saiba os aspectos médicos?
Não digo que não hajam ali respostas completamente atrasadas, mas generalizar aquilo a uma população de tão enorme dimensão é pura burrice.
Ao pessoal que diz que a nossa geração é burra, enganam-se, sabemos bem mais, pode é não ser aquilo que o povinho chama "cultura-geral", expressão esta maximizadora da ignorância geral. Estudamos mais anos, sabemos mais coisas, desculpem lá se não sabemos quem era o protagonista do "Padrinho", mas será que as outras pessoas sabem quem é Steve Jobs? Ou Bill gates?
Ah e como li num artigo de opinião sobre este video, "a vossa geração está à rasca porque são burros", claro está. Não tem nada a ver com a herança de dívidas que nos deixaram