VW Passat B5.5 1.9 Tdi

Boas tardes amigos

Venho abrir o projeto da minha nova aquisição, uma Vw Passat B5.5 1.9 Tdi carrinha que comprei em Dezembro de 2022, a carrinha segundo o antigo proprietario perdia agua do sistema de refrigeração sendo necessario acrescentar agua de 3 em 3 dias. A mesma ira levar outro motor e muito material novo.

MARCA E MODELO
Passat Variant 3BG

MOTOR E CAIXA
1.9TDI 130CV AVF 6V

INTERIOR
Estofos em tecido
Volante 4 braços com cruise control e comandos rádio
Climatronic
Computador de Bordo
ESP
8 Airbag's

Exterior
Frisos cromados nos vidros
Sensores parqueamento traseiro
Faróis Nevoeiro
Jante 17' Audi A6.

Material comprado ate agora:

Bateria Varta Silver Dynamic 80ah
Motor Avf proveniente de uma Vw Passat inglesa
Vaso de refrigeracao
Tampa do vaso de refrigeracao
Termoestato
Juntas de flange do motor
Motor do fecho da mala
Motor do fecho da porta do lado do condutor
Kit distribuicao + bomba agua Skf
Kit correias trapezoidais alternador INA
Kit correias trapezoidais compressor AC INA
Polia alternador INA
Borracha suporte radiador 3RG
Junta coletor escape Elring
Junta coletor admissão Victor Reinz
Retentor cambota lado da caixa Victor Reinz
Jogo parafusos volante do motor LuK
Rolamento de desembraiagem Skf
Rolamento Guia da embraiagem Luk
Filtro oleo Mann Filter
Filtro gasoleo Mann Filter
Filtro Ar
Filtro habitaculo
5 litros oleo Volkswagen 5w40.

Quando estiver pronta de mecanica ira levar 2 pneus novos, inspecão periodica e seguira para uma casa de detalhe automovel para ser efetuada limpeza interna, lavagem exterior e polir a menina. Deixo umas fotos do estado atual dela. Um abraco a todos
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Ora boa noite amigos, pois é hoje foi mais uma tarde de trabalho e o motor da menina ja esta ca fora, retiramos tambem a embraiagem para amanha as 8 da manha ir leva-la a uma casa de embraiagens para reconstruir. E a tarde ir busca-la e comecar a preparar o novo motor para ir para o sitio. Eu ao longo do processo irei tirando fotos para voces verem. Um abraco a todos.
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Ora hoje foi um dia mais soft, fui levar a embraiagem de manha a santa maria da feira a casa das embraiagens mas assustaram-me com o preco (75€ a 85€ + IVA) para retificar a prensa o volante e forrar o disco de embraiagem, optei por nao deixar e pedi uns orçamentos e optei por ao inicio da tarde ir deixar a embraiagem a casa Embraiagens Pinto em Vilar de Andorinho Vila Nova de Gaia, o orçamento foi mais barato pelo mesmo serviço (70€+IVA), gostei muito do atendimento pois todas as duvidas foram esclarecidas e na quarta feira deve estar pronta, tambem foi dia de abrir mais uma vez os cordoes a bolsa (que tao vazia anda [emoji23][emoji23][emoji23]) e comprei radiador do sistema de refrigeracao novo (pois o que estava na carrinha esta todo contaminado com oleo) e tambem comprei o radiador do AC, ambos foram da marca NRF, comprei tambem os vedantes da bomba Tandem da elring, e 1 litro de oleo de direção assistida Febi Bilstein. E comprei tambem liquido para amanha ir lavar todo o compartimento do motor para ficar limpinho antes de montar o novo motor. E foi assim o meu dia. Um abraço a todos

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e comprei radiador do sistema de refrigeracao novo (pois o que estava na carrinha esta todo contaminado com oleo) e tambem comprei o radiador do AC, ambos foram da marca NRF,
Então se estava assim, aproveitar o espaço vago do motor e fazer uma boa lavagem ao radiador da chaufage para evitar futuras chatices... Se o frontal está assim, que fará o pequeno do interior... Eu não sei se na 3BG tem de sair o tablier para acesso ao radiador, podendo evitar é sempre bom!
Aproveite lave tbm o IC.
 
Então se estava assim, aproveitar o espaço vago do motor e fazer uma boa lavagem ao radiador da chaufage para evitar futuras chatices... Se o frontal está assim, que fará o pequeno do interior... Eu não sei se na 3BG tem de sair o tablier para acesso ao radiador, podendo evitar é sempre bom!
Aproveite lave tbm o IC.
Ja levou com produto da liqui moly para lavagem do sistema de refrigeracao, e sim para mudar o radiador da sofagem da Vw Passat é um biscate 10X pior que na audi 80. Mas se tiver que ser mudado claro que vou ter que meter maos a obra e muda-lo.

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Ora vamos ca deixar as ultimas novidades, hoje foi dia de carregar o motor que ira para a menina e leva-lo a casa do mecanico assim como todo o material novo que a menina ira levar, tambem fui buscar o kit de embraiagem, amanha iremos comecar a preparacao do motor para o meter no sitio. Hoje nao tive hipoteses de tirar fotos, foi sempre a correr. Um abraço a todos

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Ora e como o trabalho nunca acaba, e ainda nao ha sono, la me estive a dedicar ao corte e costura com o ferro de soldar, tinha um dos apoios da otica do lado esquerdo partido e estive a repara-lo, apos olhar bem para a otica reparei que andavam la mazelas de guerra [emoji23][emoji23][emoji23] e ja que estava com a mao na massa reparei tudo, agora amanha é so ir comprar super cola e juntar-lhe bicarbonato de sodio e esta pronta pa mais uns anos no sitio. Deixo umas fotos. Um abraço a todos
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Ora e como o trabalho nunca acaba, e ainda nao ha sono, la me estive a dedicar ao corte e costura com o ferro de soldar, tinha um dos apoios da otica do lado esquerdo partido e estive a repara-lo, apos olhar bem para a otica reparei que andavam la mazelas de guerra [emoji23][emoji23][emoji23] e ja que estava com a mao na massa reparei tudo, agora amanha é so ir comprar super cola e juntar-lhe bicarbonato de sodio e esta pronta pa mais uns anos no sitio. Deixo umas fotos. Um abraço a todos
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Isso soldas com agrafos a quente.
A pistola mais agrafos custa uns 20€.
Depois é só alisar com ferro de soldar de ponta achatada. É mais eficaz que cola e bicarbonato, pois a mesma estala nos apoios. Só resulta em partes plásticas que não cedem. Se for abs maleável, tem mesmo de ser com agrafos.
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Boa noite amigos, hoje foi dia de trabalho na menina, comecamos as 16 horas e cheguei agora a casa para jantar. Estivemos a desmontar coletor de admissao e escape, o de admissao ira amanha ser todo limpo e depois estivemos a preparar o motor que eu comprei, mudamos ja o termoestato com o respetivo vedante, mudamos o retentor da cambota, montamos o volante bi massa, embraiagem e prensa, e o menino foi para o sitio. Ja esta no sitio. Amanha o trabalho ira continuar. E como sei que voces gostam e de fotos deixo aqui fotos do que foi feito. Agora e hora de ir jantar. Um abraço a todos.
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Boa noite amigos, hoje foi dia de trabalho na menina, comecamos as 16 horas e cheguei agora a casa para jantar. Estivemos a desmontar coletor de admissao e escape, o de admissao ira amanha ser todo limpo e depois estivemos a preparar o motor que eu comprei, mudamos ja o termoestato com o respetivo vedante, mudamos o retentor da cambota, montamos o volante bi massa, embraiagem e prensa, e o menino foi para o sitio. Ja esta no sitio. Amanha o trabalho ira continuar. E como sei que voces gostam e de fotos deixo aqui fotos do que foi feito. Agora e hora de ir jantar. Um abraço a todos.
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Só miminhos pá... É assim mesmo :p:cool:
 
Isso vai ser uma caixa de Pandora.. também já passei por isso, mas com calma e paciência as coisas vão ficando ao nosso gosto, vai mostrando o progresso, e bom jantar! :D
 
Ora boa tarde amigos, pois é e como o trabalho nao para estive ate as 3 da manha a desmontar a Egr do coletor de admissao e a dar-lhe com limpa fornos e deixei ficar ate hoje, hoje as 10 horas ja estava de escovilhao na mao, limpa fornos e mistolin, e apos esfregar e esfregar e esfregar [emoji23] o resutado final nao convencia pois ainda haviam muitos depositos de carvao dentro do coletor, ora e vai dai mini maçarico e siga toca a queimar o carvao la dentro, depois vi uma ideia no youtube que basicamente é um pedaço de cabo de aço esfiapar na ponta berbequim e ir limpando todos os orificios. Agora voltei a lavar com mistolin e esta como novo, a menina ate vai respirar melhor. Deixo fotos do coletor e egr limpos, e acreditem estavam cheios de nhanha e carvao, alias o furo da Egr estava todo tapado com carvao. Agora vou ali tratar de fazer 2 juntas (daquelas que veem mal "cegas") [emoji23][emoji23][emoji23] para o tubo da Egr. Amanha tenho que ir comprar parafusos para apertar o coletor de admissao, porcas em cobre para apertar o coletor de escape e parafusos para os tubos do ac que apertam os tubos do radiador. Um bom domingo a todos.
Apos a primeira lavagem estava assim
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Aspeto final
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De onde tirei a ideia do cabo de aço

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Last edited:
Nem quero imaginar como estarão as tuas mãos e unhas :D
Falo porque sei como é :rolleyes:
[emoji23][emoji23][emoji23] por acaso estao pouco pretas porque usei luvas mas ja a roupa prefiro nem comentar [emoji23][emoji23][emoji23] mas tem que ser, sexta feira para me decaparem o coletor pediram-me 45€+IVA logo como fui eu que limpei poupei esse dinheiro, de custas tive prai 6 ou 7€ gastos num frasco de mistolin e 2 frascos de limpa fornos Mr. Muscle.

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