Bons dias,
Eu sou proprietário de um A3 sportback Quattro 2.0tdi (8p de 2006), e posso dizer que da experiencia que tenho tido seja em condução, segurança e consumos sem duvida que o sistema haldex (Quattro) é fantástico.
Em termos de manutenção conta com mais uma revisão de cerca de 90mil em 90mil km’s, com a troca de de filtro e óleo do haldex que me ronda a mim aqui na zona de Lisboa já com mão-de-obra incluída na casa dos 100€.
Problemas até ao momento não tive e visto ter adquirido em 2ª mão o A3 sei que também que no passado o haldex não deu qualquer problema.
Falando dos consumos tenho colegas que também possuem A3 2.0 tração dianteira e os consumos não variam muito (claro depende sempre do condutor/pé

).
Relativamente à condução sem dúvida traz muita segurança, e para quem for adepto de uma condução desportiva (e não me refiro a velocidade do género encostar o ponteiro no fundo, mas sim a curvar) o sistema haldex dá um prazer enorme (desligando o ESP ainda mais

) em curvar e apertar com o carro. Transmite maior segurança, controlo e com isto um “apertar” a curvar que se calhar eu não o faria com um veículo de tração dianteira (isto porque também não tenho um kit de unhas assim tão grande).
Como conclusão, sendo da minha opinião e com certeza haverá quem discorde com o aqui dito, sem dúvida que optaria pelo um veículo com sistema haldex.
Cumprimentos