Oi.. Para mim essem problema é simples!!! São segmentos.... Uma das coisas que eu faço sempre quando exprimento um carro é isso mesmo... Estica-lo e aquece-lo bem, depois desligo e volto a liga-lo.. Se pegar bem, esta bom de motor, se custa a pegar ja pode estar a precisar de rectificação.. Alias, no meu A3 foi isso que o mecanico da Seat me fez no meu carro, aquece-lo e desligar e ligar logo de seguida sem deixar apagar a luz de resistencia..
Passo a explicar o porque dos segmentos: Os segmentos sao aneis que estao de volta dos pistons que tem por funçao bedar a camara de compressao da zona do oleo... Ou seja, quando o piston via a cima as paredes do bloco ficam com oleo (para lubrificar) e quando vem a baixo o piston os segmentos limpam as paredes evitando o contacto do oleo com a combustao. Outra funçao, é nao deixar passar compressao ao carter (zonz do oleo) pois perderia potencia o motor e mamava o oleo todo... Quando o carro esta frio, o material da-se, pois torna facil o seu inicio ao dar a chave, mas como os motores tem as suas performances e o seu maior desempenho e resistencia qunado esta bem quente, pois o maior tempo de funcionamento é nos 80º a 90º (liquido radiador). Por isso, quando o motor ta quente é quando as peças todas estam no seu melhor. Como algumas peças dilatam (como os segmentos) o teste do carro quente a trabalhar desligar e voltar a ligar é fiavel, pois na maior parte dos casos requerem segmentos..
Faz como eu fiz, um teste de compressao, sao 20€ +\-, e ja ves se esta bom ou nao o carro...
Com isto nao descarto a possibilidade dos injectores ou das velas... mas o mais certo sera segmentos....