1.9 tdi PD AWX as vezes não pega

boas

tenho um A4, 1.9 TDI PD - 130 cv.
de vez em quando o motor não pega. dá ao arranque mas é como se não chegasse gasoleo.
depois de duas ou 3 tentativas, lá pega e fica normal.
o carro puxa bem e funciona tudo normalmente.
esta semana andou normal toda a semana. ontem esteve parado todo o dia, e hoje ao dar ao arranque, não pega.
o motor de arranque vira bem, a bateria tá boa, não dá erros no VAG-Com
estive quase todo o dia por várias vezes a tentar meter a trabalhar e nada... como se não tivesse gasoleo.

lembrei-me de desligar a bateria, e voltei a ligá-la. insisti um pouco no motor de arranque e pegou... ficou algum tempo com a luz do ESP acesa, fui dar uma volta e apagou a luz e ficou tudo normal.
já voltei a ligar várias vezes e pega sempre bem... mas quase de certeza que entretanto volta ao mesmo...

ideias do que poderá ser?
Obrigado
 
Fuga de ar no circuito do gasoleo. As tubagens devem estar ressequidas ou alguma abraçadeira mal apertada. Também poderá ser defeito do oring dentro do vaso do filtro do gasoleo ou até a precisar de filtro novo...
 
Aconteceu-me o mesmo com a minha A4 B5 1.9tdi 110cv.
Era a tampa do sangrador do filtro de gasóleo em que o orring estava ressequido. Só tinha fuga quando a estacionava a descer, em andamento ou em plano a pressão não era suficiente para o gasóleo verter, mas entrava ar e desferrava.

Verifica as fugas...

Espero ter contribuido :)
 
não tou a ver que seja fugas... porque no sabado tentei várias vezes meter o carro a trabalhar e não pegava. não mudei o carro de sitio. sempre dentro da garagem, plano.
depois lembrei-me de desligar a bateria e voltar a ligar, e o carro pegou à primeira tentativa, mas estive alguns segundos a dar à chave...
portanto a minha opinião é que seja qualquer coisa na parte eléctrica... algum relé que bloqueou, e quando desliguei a bateria o gajo voltou à posição normal... o carro agora trabalha bem, mas não ando descansado pois a qualquer momento quando for a dar à chave o gajo finta-me outra vez...
 
Pode, porque se ele estiver a enviar uma leitura errada de temperatura é quanto basta para custar a pegar! Já tive esse problema no meu e descobri que mesmo avariados, os sensores podem não acusar erro nenhum!
Experimenta desligar a ficha desse sensor antes de ligar o carro, se pegar bem então descobriste o problema!...
 
Last edited:
obrigado.
da proxima vez que não quiser pegar, vou desligar o sensor a ver o que se passa.
o carro quando o desligo, liga um dos ventiladores durante uns 2 segundos... não sei se é disso, ou de lhe terem adaptado um Climatronic de outro carro (também dá esse erro no VAG, diz que o VIN NUMber não está correcto, e dá erro dos sensores de temperatura dos bancos aquecidos), e o A/C que lhe meteram tem os botoes de aquecimento dos bancos, e o meu não tem bancos aquecidos.
também ouve uma vez que pegou e ficou a acelerar sozinho, esse sim acho que é um sisntoma do sensor de temperatura marado.
obrigado pelas dicas.
 
obrigado.
da proxima vez que não quiser pegar, vou desligar o sensor a ver o que se passa.
o carro quando o desligo, liga um dos ventiladores durante uns 2 segundos... não sei se é disso, ou de lhe terem adaptado um Climatronic de outro carro (também dá esse erro no VAG, diz que o VIN NUMber não está correcto, e dá erro dos sensores de temperatura dos bancos aquecidos), e o A/C que lhe meteram tem os botoes de aquecimento dos bancos, e o meu não tem bancos aquecidos.
também ouve uma vez que pegou e ficou a acelerar sozinho, esse sim acho que é um sisntoma do sensor de temperatura marado.
obrigado pelas dicas.

Isso das ventoinhas ligarem é mesmo sintoma de avaria do sensor no radiador!
 
Back
Top