3.0TDi em safe-mode

Desde que comprei o meu A6 3.0TDi que me debatia com o problema do filtro de partículas e sucessivas regenerações.
Não comprei um carro para que ele mande em mim e desde o início que imaginei retirar o filtro.
Acontece que volta e meia, falhava a regeneração e passadas umas vezes sem a fazer, entrava em safe-mode.
Até aqui tudo "mais ou menos". Pedia a um amigo para forçar a regeneração, apagar o erro e tudo voltava ao normal.
Acontece que há dias voltou a entrar em safe-mode pelas mesmas razões e decidi que era altura de acabar com isto.
Retirei o filtro de partículas e aproveitei e retirei também o catalizador. Após esta operação, passei logo para a electrónica para não só eliminar o processo de regeneração mas também para dar mais um cheirinho à coisa uma vez que estava mesmo ali à mão de semear.
Mal se ligou o software se percebeu que havia um erro relativo ao actuador electrónico do turbo (Borg Warner BV50). Verificámos o fusível mas este estava bom. A cablagem também aparentava estar em perfeitas condições. Após apagar o erro, o carro continuava a não debitar potência visto não haver pressão de sobrealimentação. Sabendo que o actuador é o responsável pela variação da geometria do turbo, acabámos por perceber que este não se mexia ao passar a chave para a primeira posição, onde é suposto haver um "check" dos actuadores.
Acabei por comprar um actuador novo! Após montagem, voltei a ligar o VCDS para apagar o erro mas surpreendentemente o erro apaga mas volta logo de seguida.
De momento, continuo em safe-mode, sem qualquer pressão de sobrealimentação. Parei o carro e tenho andado às voltas com a cabeça a pensar na solução. Já pensei recorrer ao concessionário em Évora mas numa conversa com um dos mecânicos ficou claro que não sabem o que é nem como se resolve.
Nas minhas investigações feitas pela net, percebi que poderá ter que se fazer uma adaptação do novo actuador através do VCDS.

Pergunto, já alguém teve este problema?
Ajuda pretende-se...
 
Coloquei um actuador novo porque o anterior deixou de funcionar.
O erro foi identificado pelo vcds. Verifiquei fusível e estava ok.
Assim que montei o actuador novo este funcionou de imediato.
O que acontece é que o erro é apagado mas volta de imediato. Não consigo sair de safe-mode e não tenho pressão. Não mexi no turbo mas estava a trabalhar bem até entrar em safe-mode.
 
Last edited:
A única coisa que consigo perceber é que ao rodar a chave para a primeira posição, os actuadores são testados e o do turbo faz o seu movimento completo.
 
Cá para mim o problema nem está no turbo ou actuador, mas sim na remoção do filtro de partículas e catalisador. No teu lugar começava por colocar a centralina com o mapa de origem e depois ver muito bem essa electrónica. A anulação do fap e catalisador não deve ter ficado lá muito bem feita.
Só por curiosidade, quantos kms tem o carro?

Boa sorte na resolução.
 
180.000Kms.

Lembrei-me agora que antes disto acontecer, houve dois ou três dias em que a potência ia e vinha.
Não poderá ser medidor de massa de ar?
 
Afinal não. Foi testada e está perfeita. Penso que seja a afinação do próprio actuador que esteja a dar parâmetros fora do limite à centralina uma vez que o erro volta mesmo antes de colocar o motor a trabalhar. É assim que faz o check do actuador.
Os parafusos de fixação são rasgados para permitir o ajuste e de certeza que está fora dos limites porque a geometria fica logo aberta, daí não fazer pressão.
 
A exposição mostra que sabes do tema embora andes à procura da rolha para despistar o problema. Suponho que descartaste a ida a um concessionário pelos motivos que todos fogem deles (€). Se não tens um mecânico de confiança para ajudar talvez fosse uma boa ideia recorrer a uma Bosh Car Service.
 
Vai lá e metem novamente o filtro de partículas e etc.
A melhor coisa é ires a empresas que efectuem reprogramação e mecânica.
Fazem logo vários testes e vão medir valores e facilmente descobrem o problema.
A pensar em poupar vais gastar mais do dobro
 
Obrigado pelos comentários mas vamos por partes...
O facto de não optar pelo concessionário de Évora não invalida outros concessionários. Simplesmente não tenho confiança neste pelo histórico. Nem coloquei a questão do dinheiro, ou seja, não foi o motivo que me afastou da ideia. Depois, o facto de ter retirado o filtro de partículas, nada tem a ver com a avaria. Os mais experientes poderão confirmar.
Quanto à reprogramação da centralina, foi feita por profissional com vasta experiência. Penso que não vale a pena estar a referir nomes ou marcas.
Tenho mecânicos de confiança mas como trabalho no ramo e sou apaixonado pela mecânica, gosto de aprender a fazer.
Por último, o diagnóstico inicial foi feito por vag-com que indicou imediatamente o erro, mecânicamente comprovado. O actuador estava de facto avariado.
Hoje vou tentar encontrar a afinação correcta pelo único método possível. Tentativa-erro com ajuda de logs até entrar dentro dos limites pretendidos e gerar a pressão correcta.
 
Várias tentativas de afinação efectuadas e percebeu-se o que causa a falta de potência.
O actuador fora da sua posição correcta faz com que o carro arranque com a geometria aberta, logo, não gera a pressão correcta e entra imediatamente em safe-mode.
Encontrar a posição não é fácil mas existe um ponto em que ao colocar o carro em funcionamento, a geometria fecha. Já foi conseguido. Acontece que agora preciso do Vag-com para apagar o erro e sair de safe-mode.
Logo já devo ter mais desenvolvimentos.
 
Ajudava-te de boa vontade, mas o meu cabo deu o berro e agora o que tenho não serve para esse carro.
Tenho o 409.1 que não serve ..
 
Peço desculpas pela demora na actualização do tópico mas não houve grandes desenvolvimentos, ou por outra, houve mas não foram os esperados.
Acontece que me apercebi, que era impossível afinar o actuador visto que o duty-cycle deveria andar entre os 20% e os 80% (aproximadamente) e no meu caso arrancava logo nos 50%. Basicamente aguentava o ralenti sem erro mas logo que se acelerava, entrava em safe-mode pois não tinha curso suficiente para completar o ciclo.
O problema esta no actuador que não é exactamente igual ao original. Uma letra apenas deferente na referência faz toda a diferença. De momento estou a aguardar a troca do actuador.
 
Back
Top