5 meses de B5 TDI, Obrigado Audi

Antes de mais amigos, vou explicar o meu historial:

Não sou propriamente leigo no que toca a automóveis, além de ir no 10º automóvel próprio com os meus 26 aninhos :roll:, já não me recordo bem quando comecei a comer automóveis ás colheres, desde mt novo sempre me apaixonou e essa paixão levou-me a abandonar a escola e a tirar o curso de mecânico automóvel que exerci durante 5 anos na SAAB e exerço ainda por hobbie em part-time, para não falar nas centenas de revistas automóveis que devorei ao longo dos anos e internet e fóruns...

Portanto sei uma coisita ou 2 de automóveis... assim gosto de pensar... :p (Ao menos não finjo ser modesto)

De todos os carros que tive incluindo um saab 9-3 2.2 tid coupé chipado, o a4 b5 é sem duvida o que mais me surpreendeu, é sem duvida um grande AUTOMÒVEL, surpreendeu-me mt pela positiva, pelo excelente chassis para o tamanho e ano do carro, pela qualidade de construção, pelos consumos brutais do motor tdi AFN, pela agradabilidade e posição de condução, versatilidade, etc...

O meu pai tem um toledo tdi sport de 110 que supostamente é como que um irmão com um chassis diferente(mais recente) e coração igual e nada tem a ver, o chassis b5 é mt mais bem comportado e apesar de pesos semelhantes não adorna tanto e é bem mais desportivo e previsivel... mete qualquer sedan que eu tenha conduzido(todos os saabs actuais e passados) a um canto... Só conduzi um sedan mais agradável, que foi um 320d(pack M), tirando isso o chassis b5 não pára de me surpreender... não é por ter um, mas porque é mesmo um carro magnifico...

Já a nível de motor, os tdi´s iniciais são imbatíveis, consigo fazer entre menos 1 a 2 litros que o mesmo AFN no toledo, e é mais silencioso e rápido no audi, apesar de notar-se um pouco mais a vibração na caixa e na troca de mudanças no balanço do motor, e convém referir que o meu b5 vai com 275.000km e não gasta nem pinga de óleo nem água... motores de guerra mesmo, não revolucionários mas exemplo de engenharia bem estudada e aplicada...

O a4 b5 não faz nada de excpcional mas tudo o que faz, faz bem, não é medíocre ou sem sabor como dizem, é simplesmente eficaz e faz o que lhe compete, aquilo para que foi estudado, engenharia alemã ao seu melhor...

Por isso e tudo mais obrigado Audi pelo A4 B5, um carro referência nos familiares, que ainda hoje é exemplo a seguir...
 
:palmas: :palmas:
Antes de mais parabéns aos b5.
Eu tenho pouco mais idade que tu(29),tenho carta á 11 anos e só tive(contando com a b5) 4 carros, um Talbot Solara 1.5 de 83,confortável,espaçoso,andava bem para um carro pesado como era e só com caixa de 4 velocidades mas o carburador duplo weber(salvo erro) que tinha fazia estragos com o apetite voraz,de seguida veio um Renault 9 1.4 GTL de 84 bastante satisfatório também e bem mais modesto nos consumos,foi o carro das asneiras de "puto",nunca tive nenhum acidente mas fiz muita asneira,de seguida veio um Uno 1.4 TD de 91 que nunca me deixou ficar mal mas era um Uno e não gostava muito de abusos em termos de condução,tornava-se muito instavel sabe-se lá porquê :D,á conta disso investi em amortecedores,molas,barra AA,pneus mais largos,etc e ficou muito mais agradável por um lado mas muito desconfortável para viagens além do espaço acanhado dando então lugar á b5 que foi uma escolha fácil pois já trabalho com carros desde os 15 anos,mas mesmo assim fiquei surpreendido pela positiva com o que a b5 tinha para oferecer e de tudo o que escreveste sobre a b5 e o motor AFN eu assino por baixo,ao contrário de ti não tirei nenhum curso,comecei a trabalhar na oficina onde trabalhava o meu pai nas férias da escola e acabei por ficar,abandonei a escola que foi uma asneira por um lado mas também não me posso queixar pois aprendi muita coisa,e o que sei de carros fui aprendendo á moda antiga ou escola da vida como lhe queiram chamar,tenho muito para aprender mas isso toda a gente tem por muito que saiba,o que sei é que em quase 14 anos de trabalho já me passou muito motor com problemas graves,alguns até bem recentes e AFN's com problemas graves até á data 0 e o AFN com mais kms que apanhei era de uma b5 de 97 de um cliente que a tinha desde nova (1ºdono) já tinha perto de 700 000 km sem um unico problema grave
 
Não sei se a diferença é muita, mas o motor que equipa a minha (AJM) também é excelente para o peso do conjunto (1.5t) e até voa.
Na casa dos 220mk nada apontar ;)
Excelentes carros mesmo :twisted:
 
neljoe disse:
Completamente diferentes... ponto.
É que nem parecidos......
Mas nesses PD já tive de mexer,juntas queimadas,a ultima a Passat 3b do meu cunhado,360 000km junta de cabeça foi á vida,o pior é que quando desarmei a cabeça para mandar retificar encontrei as sedes dos injectores todas comidas pela vibração que eles produzem mas são 360 000
 
neljoe disse:
Completamente diferentes... ponto.

Parágrafo.
Sei que há alguma diferença, mas nem tanto...fiquei esclarecido :p
MASC disse:
É que nem parecidos......
Mas nesses PD já tive de mexer,juntas queimadas,a ultima a Passat 3b do meu cunhado,360 000km junta de cabeça foi á vida,o pior é que quando desarmei a cabeça para mandar retificar encontrei as sedes dos injectores todas comidas pela vibração que eles produzem mas são 360 000

Eu não sei, mas quem fala nos motores AJM dizem que são um pouco problemáticos, ou porque têm isto ou aquilo. Acho que não deve have tantos motivos para alarme :roll:
 
Bem, tal como o groundscaper, eu tambem tenho comido carros as colheres :D :D :D
Ou melhor, tem sido como tremocos, come-se come-se mas nunca enche :p
Ate descobrir o poderoso v8 americano, e sexo sobre rodas :twisted:
Contudo os carros que me surpreenderam pela positiva foi um Rover 618 SI com motor Honda, ainda o tenho em Portugal e nao faco intencao de me desfazer dele, os monstros Americanos, que e um vicio, pois ja vou na segunda chevy Van, tive uma de 95 e esta agora e de 98, ja tenho desde 2006 e veio para ficar, nao faco intencao de me desfazer dela, e finalmente o ultimo carro que me surpreendeu foi a minha passat Variant de 98, imagina la que chassis e que usa???? nada mais nada menos que o chassis B5, o carro e fantastico e como o Groundscaper disse e muito bem, e a simplicidade eficiencia e robustez personificada num carro, de zero a 5 dou-lhe um 4 em todos os campos nao, e perfeito e esta muito a frente de um carro mediano, sem ser excepcionalmente perfeito fica-se pelo excepcionalmente funcional e confortavel. Faco intencoes de ficar com ele durante alguns anos e se trocar possivelmente sera por o mesmo modelo mas de uma gama mais moderna naturalmente, e para terminar, a prova de que este carro para mim ser muito bom foi o facto, de para quem sabe e se lembra, a cerca de um ano cheguei a audiPT, tinha acabado de comprar uma outra passat igual e em
menos de um mes, bateram-me por tras e foi dada como perdida, e qual foi o carro que optei a seguir, a mesma passat apenas um pouco melhor e mais potente. Nao me arrependo nem um segundo ;)
 
A ideia deste post veio depois de fazer umas centenas largas no toledo do meu "velho", pois meto tantos kms nesse carro como no meu, visto que tem problemas ao conduzir devido á visão...

Ao conduzir o carro pensei que como é possível que um chassis mais evoluido(1M) e da mesma familia consegue de facto ser bem pior, adorna mais, parece mais pesado e menos comunicativo com o condutor e retira de facto algum prazer de condução... já o mesmo motor (AFN) uns anos mais recentes gasta 1lt a mais(no mesmo estilo de condução), penso que isso talvez se deva á escalonagem da caixa, mais longa no B5...

E não é só o chassis golf/bora/toledo etc, pois aquando do ultimo acidente que tive andei cerca de 1 mês com um Jetta de 2008, que meus amigos tenho o "desprazer" de comunicar me pareceu uma grande "bosta" pois a suspensão era rija sem ser desportiva, ouvia-se o piso e a vibração no carro todo(possívelmente devido ao uma elevada rigidez?), o motor tdi de 105 cavalos era económico sem ser fantástico e bem ruidoso de tal forma que parecia uma carro a gasolina sempre perto do redline... já o interior tinha plásticos de qualidade duvidosa e sentia que ia a conduzir mais uma carrinha do que propriamente um carro, pois a posição de condução é elevada e o tablier igual ao golf V dá a sensação de minivan...
Jà os pneus de 65 de perfil em jante 16 retiravam qualquer aproveitamento da suspensão rija, isto visto de um ponto de vista desportivo, pois a nível de conforto e como familiar não tem nada a louvar sem ser o espaço interior e a excelente iluminação interior e exterior...

Por isso digo mais uma vez: obrigado audi pelo B5, estou ancioso de experimentar todos os outros "B´s" quando os €´s permitirem... :lol:
 
groundscraper disse:
A ideia deste post veio depois de fazer umas centenas largas no toledo do meu "velho", pois meto tantos kms nesse carro como no meu, visto que tem problemas ao conduzir devido á visão...

Ao conduzir o carro pensei que como é possível que um chassis mais evoluido(1M) e da mesma familia consegue de facto ser bem pior, adorna mais, parece mais pesado e menos comunicativo com o condutor e retira de facto algum prazer de condução... já o mesmo motor (AFN) uns anos mais recentes gasta 1lt a mais(no mesmo estilo de condução), penso que isso talvez se deva á escalonagem da caixa, mais longa no B5...

E não é só o chassis golf/bora/toledo etc, pois aquando do ultimo acidente que tive andei cerca de 1 mês com um Jetta de 2008, que meus amigos tenho o "desprazer" de comunicar me pareceu uma grande "bosta" pois a suspensão era rija sem ser desportiva, ouvia-se o piso e a vibração no carro todo(possívelmente devido ao uma elevada rigidez?), o motor tdi de 105 cavalos era económico sem ser fantástico e bem ruidoso de tal forma que parecia uma carro a gasolina sempre perto do redline... já o interior tinha plásticos de qualidade duvidosa e sentia que ia a conduzir mais uma carrinha do que propriamente um carro, pois a posição de condução é elevada e o tablier igual ao golf V dá a sensação de minivan...
Jà os pneus de 65 de perfil em jante 16 retiravam qualquer aproveitamento da suspensão rija, isto visto de um ponto de vista desportivo, pois a nível de conforto e como familiar não tem nada a louvar sem ser o espaço interior e a excelente iluminação interior e exterior...

Por isso digo mais uma vez: obrigado audi pelo B5, estou ancioso de experimentar todos os outros "B´s" quando os €´s permitirem... :lol:

O Jetta é feito no méxico, não o consideres 100% VAG. :D :D :D :D

No que toca ao B5, já vou no terceiro e assim de repente tambem não tenho falhas a apontar. ;)
 
Parabéns pela carrinha :D Audi é audi e tá tudo dito :twisted: :twisted:


Já agora, e não querendo iniciar offtopic, existe algum tópico que fale dos melhores/piores motores, os que dão mais ou menos problemas?
É que gostava muito de saber o que se diz por aí do motor do meu bitchó :roll:
E sim, pesquisei mas não encontrei nada.. se me puderem indicar o tópico se existir :D
 
groundscraper disse:
Antes de mais amigos, vou explicar o meu historial:

Não sou propriamente leigo no que toca a automóveis, além de ir no 10º automóvel próprio com os meus 26 aninhos :roll:, já não me recordo bem quando comecei a comer automóveis ás colheres, desde mt novo sempre me apaixonou e essa paixão levou-me a abandonar a escola e a tirar o curso de mecânico automóvel que exerci durante 5 anos na SAAB e exerço ainda por hobbie em part-time, para não falar nas centenas de revistas automóveis que devorei ao longo dos anos e internet e fóruns...

Portanto sei uma coisita ou 2 de automóveis... assim gosto de pensar... :p (Ao menos não finjo ser modesto)

De todos os carros que tive incluindo um saab 9-3 2.2 tid coupé chipado, o a4 b5 é sem duvida o que mais me surpreendeu, é sem duvida um grande AUTOMÒVEL, surpreendeu-me mt pela positiva, pelo excelente chassis para o tamanho e ano do carro, pela qualidade de construção, pelos consumos brutais do motor tdi AFN, pela agradabilidade e posição de condução, versatilidade, etc...

O meu pai tem um toledo tdi sport de 110 que supostamente é como que um irmão com um chassis diferente(mais recente) e coração igual e nada tem a ver, o chassis b5 é mt mais bem comportado e apesar de pesos semelhantes não adorna tanto e é bem mais desportivo e previsivel... mete qualquer sedan que eu tenha conduzido(todos os saabs actuais e passados) a um canto... Só conduzi um sedan mais agradável, que foi um 320d(pack M), tirando isso o chassis b5 não pára de me surpreender... não é por ter um, mas porque é mesmo um carro magnifico...

Já a nível de motor, os tdi´s iniciais são imbatíveis, consigo fazer entre menos 1 a 2 litros que o mesmo AFN no toledo, e é mais silencioso e rápido no audi, apesar de notar-se um pouco mais a vibração na caixa e na troca de mudanças no balanço do motor, e convém referir que o meu b5 vai com 275.000km e não gasta nem pinga de óleo nem água... motores de guerra mesmo, não revolucionários mas exemplo de engenharia bem estudada e aplicada...

O a4 b5 não faz nada de excpcional mas tudo o que faz, faz bem, não é medíocre ou sem sabor como dizem, é simplesmente eficaz e faz o que lhe compete, aquilo para que foi estudado, engenharia alemã ao seu melhor...

Por isso e tudo mais obrigado Audi pelo A4 B5, um carro referência nos familiares, que ainda hoje é exemplo a seguir...

Boa !!!! É disto que o meu povo gosta.... :D
 
Back
Top