Hoje encontrei um A4 B5 estacionado ao pé da garagem onde mexo no meu 80 B4. Aproveitei a oportunidade para fazer uma comparação do design dos dois modelos:
O Audi A4 B5 foi desenhado em 1991 e lançado em 1994.
O restyling do 80 também deverá ter sido projetado nessa altura, mas foi lançado logo nesse ano.
Podemos comprovar que os dois desenhos são contemporâneos se virmos que na frente as grelhas do 80 são iguais às do A4:
No entanto a aparência geral é muito mais fluida no B5, visto que na remodelação do 80 não se conseguia fazer muito mais de forma pouco dispendiosa.
A integração dos parachoques é um dos elementos que nos mostra o A4 ser mais moderno:
Uma diferença substancial é a união do painel da cobertura com o da lateral. No 80 é na cintura, mas no A4 já é no tejadilho, o que permite criar um pilar C muito mais fluido e atual.
Mas a maior diferença de todas é no perfil do tejadilho. O 80 exibe um formato convencional, enquanto o A4 é o primeiro Audi (antecendendo mesmo o passat B5) a exibir um proto-arco, característica que se veio a tornar uma das imagens de marca da Audi no século XXI.
A traseira é onde os dois carros exibem maior diferença. Curioso ter havido um retrocesso na chapa que contorna o farol. No 80 houve o cuidado de usar um método de estampagem dispendioso para evitar colocar uma inserção, mas ela aparece no A4.
Acho que é dado pouco crédito ao B5 pelo seu papel na história da Audi (ao contrário do 100 C3 e C5) e do design em geral (ao contrário do Passat B5). Pessoalmente, gosto mais da traseira do 80, mas prefiro o tejadilho do A4. É por isso que um dos meus Audis favoritos é o A8 D2:
E vocês, qual preferem?

O Audi A4 B5 foi desenhado em 1991 e lançado em 1994.
O restyling do 80 também deverá ter sido projetado nessa altura, mas foi lançado logo nesse ano.
Podemos comprovar que os dois desenhos são contemporâneos se virmos que na frente as grelhas do 80 são iguais às do A4:


No entanto a aparência geral é muito mais fluida no B5, visto que na remodelação do 80 não se conseguia fazer muito mais de forma pouco dispendiosa.
A integração dos parachoques é um dos elementos que nos mostra o A4 ser mais moderno:


Uma diferença substancial é a união do painel da cobertura com o da lateral. No 80 é na cintura, mas no A4 já é no tejadilho, o que permite criar um pilar C muito mais fluido e atual.

Mas a maior diferença de todas é no perfil do tejadilho. O 80 exibe um formato convencional, enquanto o A4 é o primeiro Audi (antecendendo mesmo o passat B5) a exibir um proto-arco, característica que se veio a tornar uma das imagens de marca da Audi no século XXI.
A traseira é onde os dois carros exibem maior diferença. Curioso ter havido um retrocesso na chapa que contorna o farol. No 80 houve o cuidado de usar um método de estampagem dispendioso para evitar colocar uma inserção, mas ela aparece no A4.


Acho que é dado pouco crédito ao B5 pelo seu papel na história da Audi (ao contrário do 100 C3 e C5) e do design em geral (ao contrário do Passat B5). Pessoalmente, gosto mais da traseira do 80, mas prefiro o tejadilho do A4. É por isso que um dos meus Audis favoritos é o A8 D2:

E vocês, qual preferem?