Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6
ou seja, estou a optar bem pelo tijolo termico + capoto reforçado
ainda bem
obrigado
binária disse:Reboco reforçado é mesmo o que já foi explicado.
Relativamente ao aspecto, a textura nunca é exactamente igual mas cada vez mais se aproxima do reboco tradicional, se optares por acabamento fino. Há uns anos atrás é que ainda utilizavam um acabamento demasiado grosso/areado e esteticamente não era tão interessante.
Hoje em dia quase todos os empreiteiros, deste tipo de obra, assumem sensivelmente os mesmos valores para uma situação ou outra. Lá está… gastam mais num ponto mas poupam noutro… será quase ela por ela.
Apesar de ser uma situação que também acontece, relativamente ao misturar os dois sistemas não vejo qualquer necessidade… Uma casa demasiado isolada também traz inconvenientes… não tem a possibilidade de “respirar”, torna-se demasiado fechada e hermética. Se não for bem e eficazmente ventilada tem tendência a criar diversas patologias nos seus elementos construtivos, a não ser que incluam uma boa ventilação mecânica, e leia-se permanente, não são os ventiladorezinhos que se colocam nas I.S.mas isso já é outra história.
O gesso cartonado (pladur) em excesso apresenta ainda outro problema, torna a Inércia Térmica do espaço fraca. A Inércia T. está relacionada com a capacidade que os materiais apresentam para absorver/acumular o calor, tirando partido dos ganhos solares no inverno, por exemplo… o pladur vem contrariar este efeito, logo nem tudo são só vantagens na sua utilização em massa, e quero dizer, em todas as paredes.
No entanto sendo os vossos projectos recentes, o Projecto Térmico – RCCTE, define a melhor solução ao nível térmico para a habitação.
O conforto térmico não passa apenas pelo excesso de isolamento, existem uma série de condicionantes, geográficas, disposição solar, equipamentos, envidraçados (muuuuito importante) sombreamentos… que se mostram igulamente importantes... só conjugando todos os factores é que se pode chegar a um bom resultado.
![]()
ou seja, estou a optar bem pelo tijolo termico + capoto reforçado

ainda bem

obrigado