A QUEM VAI SERVIR O TGV?

  • Thread starter Thread starter PAM
  • Data de Início Data de Início
A QUEM VAI SERVIR O TGV





--------------------------------------------------------------------------------

Este é o pensamento político que temos (em Portugal) , está em todas:

· Estádios de futebol, hoje às moscas,
· TGV,
· novo aeroporto,
· nova ponte,
· auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
· etc. etc.

A quem na verdade serve tudo isto? PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM
A QUEM VAI SERVIR O TGV ...

1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO (até nem é mau...),
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...


OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS

- ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !



Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas,

· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Percebe-se bem porque não

· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.


O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).


É por razões de sensatez que não o encontramos

· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.


Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.


Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:


- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);

- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir,
Cabe à Oposição contrapor, e...

Cabe-lhe a si Pensar!!!
 
Apoiadissimo!

Isso acontece em Portugal pq temos (atenção, nao quero ofender ng) em portugal demasiados Gestores, em

vez de estratégas para conseguirem arranjar uma VERDADEIRA estratégia para resolvermos os nossos

problemas internos.

Já temos poucos e agora ainda vão arranjar mais um, a ponte não sei se sou a favor ou contra... mas o TGV,

poupem-me... enquanto tiver-mos aquele sr com ministro das obras publicas, e os interesses por tras de

qualquer pedra q se move nunca iremos longe, alias, vamos estagnar como já estamos e é sempre a

CAIR... :S
 
Wronggggg

A Holanda tem TGV, embora nao funcione a full speed devido á incompatibilidade das linhas (vai ser resolvido até 2010).

Eu sou apoiante do TGV. Por exemplo, vou de Haia a Paris no próximo fds em 1 classe por 100€ ida e volta. Cómodo, rápido e de excelente qualidade. Para Londres é o mesmo e demoro o mesmo que de avião com mto melhor serviço. Claro que tudo isto vai depender dos preços. Julgo que Lisboa-Madrid é mto mais viável que Lisboa-Porto, mas como disse, se for a um preço competitivo... Reparem qto custa uma viagem de carro ida e volta... gota, portagens, desgaste... a meu ver, uma excelente noticia.
 
Jinx disse:
Julgo que Lisboa-Madrid é mto mais viável que Lisboa-Porto.

De acordo.

Lisboa-Porto é a maior burrice que se pode fazer.

Mas.... a preocupação de qualquer governo é ter baixas taxas de desemprego,
aproveitar subsídios, dinamizar a economia (nem que seja por um curto período de tempo,
quem vier a seguir paga a factura), etc

Somos um país RICO(!) (pause) NOOOOOOOOT :D
 
Repara, por um lado até dinamiza...

A ver: construir o tgv vai requerer mão de obra... como a nível de construção ta tudo parado, esta obra gera mais emprego. Depois para a manutenção e pessoal de bordo, mais emprego. Depois uma ligação a Madrid rápida, cómoda e barata trás turismo e investimento a Portugal. Por exemplo, se tens uma viagem de Madrid por 50€, podes ter a certeza q vais ter mtos espanhóis em PT para um fds. Gera entrada de guito em PT, camas ocupadas em hotéis, gastos com restaurantes e afins, por ai for.

Obviamente que este não deveria ser um projecto prioritário. Seria mais importante combater a chulice dos carteis gasolineiros, corrupção, um número infindável de coisas. Mas se eles forem avante com isto, n vejo de todo um mau projecto...
 
O país precisa de evoluir e precisa de obras mas não é prioritário, primeiro há que ultrapassar a crise

TGV, AEROPORTO, não obrigado
 
Echoes disse:
O país precisa de evoluir e precisa de obras mas não é prioritário, primeiro há que ultrapassar a crise

TGV, AEROPORTO, não obrigado

Não viajas mto pois não? Aquele aeroporto de 3 mundo afasta mta gente de Portugal... e o turismo neste momento é uma das nossas maiores fontes de rendimento...

Sabes que, por exemplo, as companhias aéreas asiáticas de recusam a voar para Portugal por não haver mangas para os aviões?
 
Até acredito que o TGV e o novo aeroporto venham dinamizar Portugal..
Mas isso só ira acontecer a longo prazo..
E nessa altura Portugal ainda vai ter €??
Acham sensato fazer obras monstruosas numa altura em que só se fala da crise e do endividamento excessivo e do preço de tudo e mais alguma coisa que anda a subir sem controlo???
Portugal está como está por insistir em meter-se em coisas estúpidas como essas..
Querem mesmo mesmo meter-se noutra?
 
EMbora muito coisa do que foi aqui escrita seja verdade, não esquecer os postos de trabalho que vão ser criados ou mantidos directa ou indirectamente devido a estas obras.....
 
FrEdOOOO disse:
EMbora muito coisa do que foi aqui escrita seja verdade, não esquecer os postos de trabalho que vão ser criados ou mantidos directa ou indirectamente devido a estas obras.....

tal como nos estádio postos de trabalho para ucranianos e agora estádios vazios e pessoas no desempresgo
 
Jinx disse:
Eu sou apoiante do TGV. Por exemplo, vou de Haia a Paris no próximo fds em 1 classe por 100€ ida e volta. Cómodo, rápido e de excelente qualidade.

O mal é que cá, ou muito me engano ou os 100€ não vão chegar para fazer Porto Lisboa ida e volta, atendendo a que neste momento a viagem no Alfa fica por 80€ em 1ª classe e quase 60€ em 2ª...

Ter uma ligação Lisboa-Madrid acho que até se podia justificar, e depois Lisboa-Porto e Porto-Vigo acho que o Alfa chega perfeitamente.

Quanto ao aeroporto acho que também é necessário porque mais cedo ou mais tarde o de Lisboa vai rebentar pelas costuras...
 
memphis disse:
O mal é que cá, ou muito me engano ou os 100€ não vão chegar para fazer Porto Lisboa ida e volta, atendendo a que neste momento a viagem no Alfa fica por 80€ em 1ª classe e quase 60€ em 2ª...

Ter uma ligação Lisboa-Madrid acho que até se podia justificar, e depois Lisboa-Porto e Porto-Vigo acho que o Alfa chega perfeitamente.

Quanto ao aeroporto acho que também é necessário porque mais cedo ou mais tarde o de Lisboa vai rebentar pelas costuras...

Que alternativa decente tens para LISBOA-PORTO-VIGO !?!?!?!
 
Echoes disse:

Aí está... classe abaixo dos 5M de passageiros... O de Lisboa tem mto mais tráfego. Eu tenho bases para fundamentar a minha opinião pq faço cerca de 20 viagens internacionais por ano. Agora com as obras em Lisboa ficou ligeiramente melhor, mas os preços continuam a ser ao nivel da maior chulice... ainda a semana passada parei lá para trincar qq coisa e vejo uma mera sandes por... 6€!!!

A rota até Vigo até poderá ser boa lembrando que há um aeroporto low cost por aquelas bandas... mas aí está, os preços tem q ser competitivos e tb acho que os Alfas são estupidamente caros comparados com TGVs e afins.

Obviamente que os 100€ em 1a classe ou 50€ em 2a que vou pagar foram pq comprei na net com um mês de antecedência... mas estes bilhetes vão rapidamente por serem a estes bons preços.
 
Back
Top