A3 8L 1.9 Tdi (130cv)

Boas!

Como o titulo diz, tenho um A3 8L 1.9 Tdi d 130cv, d 2001 (restiling).

Comprei o carro em 2a mao com 197mil KM (reais comprovados). Conta agr com +/- 220mil

Ate agr fiz uma/duas revisões e o meu mecânico põe smp o óleo da Castrol: TXT 505-01 5W - 40.

Queria saber s é o mais indicado.. Sei q o campo 505-01 corresponde ao meu motor, tendo em conta o topico fixo aqui na "mecânica geral", mas a norma "5W - 40" n sei..

KUMPS!

Ps: Ele disse q era melhor pôr este oleo (mais grosso) visto q o carro ja tem mts kilometros.. Mas, o q tenho ouvido dizer é q este é DEMASIADO grosso para este motor... S m podessem dar a vossa opinião... OBG
 
Last edited:
Nao é que perceba do assusto mas pela ordem de ideias do mecanico quando o carro tiver 300 mil metes um oleo grosso como o carvalho LOOL. Acho que desde que pertença á norma nao teras problemas mas deixa alguem que perceba mais disto já vem cá ajudar
 
Boas!

Sim, concordo com ambas as opiniões, mas infelizmente a mecânica n é assim tão linear e, ja m pregou mtas partidas à pala disso..
LOOL!

Contudo, n tou a dizer q n tens razao..
Mt obg pela tua ajuda!

D qq das maneiras agradecia q alguem q precebesse mais d assunto m pudesse ajudar..

Kumps!
 
TXT 5w40 um óleo grosso ? Esse óleo é "fino".
Se o carro com esses kms aguenta esse óleo sem gastar, podes dar-te por feliz que o motor deve estar impecável. Mantem essa viscosidade o mais tempo que puderes.
 
Aqui em casa o PD130 ja vai cm 250mil kms e roda cm 5w30.

200mil kms sao mtos kms...

Esse 5w40 se cumpre a norma dos PDs esta ok ,e pelo que sei é ate um bom oleo.
 
Ok pessoal
Tendo em conta as vossas opiniões vou continuar com este óleo.

"Art" sabes m dizer quais as diferenças entre o meu óleo e o teu? Penso q esse aquece e arrefece mais depressa, certo?
Tendo em conta q esse é mais fino, n lubrificará mais pormenorizadamente o motor? E tb por ser mais fino n deixa o motor mais solto??

Kumps!
 
Boas,

a diferença do 5w30 para 5w40 é que um é long life e o outro nao.
O 5w30 na PD130 faz em media 25mil kms entre mudas ja o 5w40 faz 15mil ou menos.
As vantagens do 5w30 sao durar mais tempo entre mudas e aquecer mais depressa ao nivel do resto nao ha grande diferença mas para quem ande a puxar pelos carros aconselho mais o 5w40.
Para carros 100% stock o 5w30 acho o ideal para quem faça pelo menos 30mil kms ano.

Cumps

Ok pessoal
Tendo em conta as vossas opiniões vou continuar com este óleo.

"Art" sabes m dizer quais as diferenças entre o meu óleo e o teu? Penso q esse aquece e arrefece mais depressa, certo?
Tendo em conta q esse é mais fino, n lubrificará mais pormenorizadamente o motor? E tb por ser mais fino n deixa o motor mais solto??

Kumps!
 
Boas,

a diferença do 5w30 para 5w40 é que um é long life e o outro nao.
O 5w30 na PD130 faz em media 25mil kms entre mudas ja o 5w40 faz 15mil ou menos.
As vantagens do 5w30 sao durar mais tempo entre mudas e aquecer mais depressa ao nivel do resto nao ha grande diferença mas para quem ande a puxar pelos carros aconselho mais o 5w40.
Para carros 100% stock o 5w30 acho o ideal para quem faça pelo menos 30mil kms ano.

Cumps

Ok, ja tomei a minha decisao et.
Vou manter este e pronto..

Mais uma vez, mt obg pela vossa ajuda!

Saudação argoleanas!
 
Back
Top