Para fazer isso como deve ser tinhas de decidir se querias um motor VP ou PD já que só aí muda muita coisa,depois o ideal era encontrar um carro na sucata que tivesse intacto a nivel da frente.
Trocar o motor+caixa de velocidades,apoios do motor e da caixa,tubagens(ar,água e combustivel),cablagem ,centralina, quadrante,radiadores de água,intercooler e combustivel(normalmente os diesel tem um radiador de água maior),linha de escape,tanque de combustivel,suspensões dianteiras(devido á possivel diferença das transmissões e ao peso superior do motor diesel). Assim derrepente não me ocorre mais nada mas além do muito material e mão de obra ainda falta a questão legal de alteração das caracteristicas:
(retirado do site do IMTT)
Substituição do motor com alteração das características técnicas:
Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento alfandegário (DVL) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 150