Boa noite.
Tenho andado a estudar a aquisição de um carro novo tendo reduzido os candidatos a:
- Audi A3 Sportback 1.9 TDI 105cv e FPD;
- Volkswagen Golf VI 2.0 TDI 110cv 5P Confortline.
Os meus critérios são mais racionais (preço, qualidade, características, durabilidade, retoma) do que subjectivos (design, prazer de condução).
O grande entrave é mesmo o preço, daí que tenha que me conseguir justificar a escolha do A3.
Já conduzi o Golf e gostei mas ainda não conduzi este A3. Ambos são modelos poupadinhos, coisa que procuro, pois apesar de só fazer cerca de 17000 kms/ano pretendo que seja um investimento de muitos anos.
Os modelos base terão uma diferença inicial de preço de 2200€, de acordo com os configuradores online, sendo a desvantagem do A3.
A diferença começa a agravar-se na pintura metalizada (227,27 vs 578,51 s/ IVA), continuando pelos extras fora.
Vantagens A3:
+ Estilo / Classe / Carácter desportivo;
+ Mais extras à escolha (ex. possibilidade de farois Xenon);
+ Capacidade de bagageira (+20L);
+ Retoma.
Vantagens Golf:
+ Preço;
+ Cruise Control de série (poupo 254,17€ + IVA);
+ Extras menos caros;
+ Mais leve.
Relativamente à manutenção, tenho ouvido dizer que a da Audi será mais cara. Mas como também ouço que a da Volkswagen é cara, creio que será ela por ela.
Em suma, a minha dúvida, para a qual pedia a vossa ajuda, está em fazer um €sforço para o A3 e ficar bem servido com um modelo "despido" mas com provas dadas e com melhor retoma, ou o Golf podendo ter mais um ou outro extra mas "ser um Volkswagen e não um Audi"

.
Obrigado desde já pela ajuda.
Cumprimentos.