Viva,
Tentado ajudar na tua escolha.
jantes 8 com et40/42 facilmente as pões sem raspar se não andares com arreadelas à macho. Para isso basta trocar os parafusos de fixação do choques traseiro por uns com a cabeça mais chata ou até de embeber. Isto também se aplica ao pedrospencer se quiseres resolver o teu problema de roçar em curva.
Em casos + abusados tens de trabalhar a fixação superior do choques, que foi o meu caso, pois é aí que ela roça.
Mas no meu caso ando 9.5 et40...
Jante 18vs19
Jante 18 usas pneus 225/40/18 homolgado pela siva, tratas da certificação da siva sem sair de casa e gastas 107e.
Jantes 19 tens de ir à lta fazer os testes xpto e corres sempre o risco de nao passar. Gastas ja nao sei quanto é mas é tipo 130€+ a deslocação.
Outro contra é que se usares 19 tens de colar mesmo o carro ao chão se não o resultado nao será muito bom..
Set coilovers bem arreado e 19 ficas com um fittment à maneirs, mas se não queres um limpa neves, 18 é o ideal..