Boas, tenho um amigo que tem um B5 2.8 V6 e ao andar o carro apresenta consumos muito abaixo do que é normal e falha constantemente (soluça), ao desligar e ligar a chave o carro volta a estar bem mas dentro em pouco volta a falhar. Já mudámos as velas, o filtro de gasolina e vimos os cabos das velas, já fiz o teste com VagCom e não aparece nada. Alguem sabe o que pode ser? Cumps
Se não estou em erro esse motor usa uma bobine central, onde a mesma provoca faisca em 2 cilindros ao mesmo tempo, deve ser isso que está a falhar, se não só pode ser os cabos que vão ás velas. Esse modelo não têm misfire counter, por isso não têm grande hipótese de testar.
Essa bobine é onde os cabos das velas ligam? Os cabos das velas estam bons, mas o falhar pode estar relacionado com os baixos consumos médios?
os cabos vão ligar diretamente a vela,? existem casos, que levam a uma diminuição do consumo, como por exemplo um regulador de pressão de combustível com defeito..
Se o carro consome menos tem haver com o sistema de combustível, provavelmente injectores, se o regulador estiver estragado pode provocar isso, mas normalmente quando o regulador se estraga o consumo aumenta, porque a pressão na régua dos injectores também aumenta. Sim é essa bobine onde ligam os cabos das velas todas.
Sim o carro pega bem. Mas se fosse essa bobine, com exemplo das motas, se o destribuidor se estragar o motor nem pega. Será que são os injetores sujos? ou algum mau contacto nas fichas dos injectores?
Esse motor é um v6, e a bobine trabalha de forma diferente, pode deixar de funcionar um dos cilindros, mas o motor trabalha, é diferente das motas. Pode ser algum injector sim, mas acho que se fosse esse o caso talvez aparece-se algum erro relacionado com a mistura digo eu.
Há alguma forma de testar a bobine central? Quando falha, é identico a um sefe mode nos TDI, mas desligando e ligando de novo, não fica a 100%, antes o consumo urbano rondava os 13ltr e hoje em dia ronda os 9ltrs.
Os cabos das velas enganam. Alguns perdem a resistência depois de aquecer e andar a rotações mais elevadasSó no fim os problemas aparecem. Quanto ao sistema de combustível, só vejo algum injector marado. Estranho estar com falhas e gastar menos.
Mas será que uma coisa não pode estar relacionada com outra? - - - - - - - - - - Depois de andar um pouco e o carro aquecer, começa a soluçar e perde potência, mas se parar-mos desligar-mos a chave e voltar-mos a arrancar e carro durante um pouco não soluça, mas daí a pouco volta ao mesmo. E nota-se que antes tinha mais potênia que tem agora.