A4 b5 em isolamento - amortecedor

Deixa ficar a cablagem original anulada. Podes passar os novos por onde entenderes desde que não obstruam nada (atenção à zona da coluna direção como disse @Black Drako e tb calhas dos bancos assim como os mecanismos da caixa chauffage). O MAIS IMPORTANTE é pores os comprimentos iguais, pelo menos aos pares (os 2 frente iguais, os dois traseiros iguais).
 
E já agora, que fios estas a usar?
Eu no toyota meti fios de cobre com dupla blindagem da Philips.. (material de home audio) foi barato e é bem bom.
Esse já não é mau!
O ideal é fio OFC (isento oxigénio) com secção minima 2x2,5 para radio-colunas. Se tiver amp externo com secção maior.
Há muita coisa no mercado mas também muita falsificação. Alguns anunciados como OFC, se descarnarmos uma ponta 2cm e deixarmos ao ar, ao fim de uma semana está preto, logo oxidado. consequentemente cria resistencia à passagem da corrente....e por aí fora!
 
Esse já não é mau!
O ideal é fio OFC (isento oxigénio) com secção minima 2x2,5 para radio-colunas. Se tiver amp externo com secção maior.
Há muita coisa no mercado mas também muita falsificação. Alguns anunciados como OFC, se descarnarmos uma ponta 2cm e deixarmos ao ar, ao fim de uma semana está preto, logo oxidado. consequentemente cria resistencia à passagem da corrente....e por aí fora!

Por acaso os meus nem sei se são OFC..
Na altura nem sabia da diferenca, mais tarde apercebi-me que existe esse detalhe.. Mas já agora.. Eu no Toyota tenho parte desses fios desligados, a parte que iam para as colunas traseiras.. E ficaram com a ponta descarnada.. Estao assim ha anos, ja agora ate vou ver como estão!
 
Se são antigos, é natural que ainda sejam de cobre puro (podem estar ligeiramente escurecidos mas não oxidados).
 
Deixa ficar a cablagem original anulada. Podes passar os novos por onde entenderes desde que não obstruam nada (atenção à zona da coluna direção como disse @Black Drako e tb calhas dos bancos assim como os mecanismos da caixa chauffage). O MAIS IMPORTANTE é pores os comprimentos iguais, pelo menos aos pares (os 2 frente iguais, os dois traseiros iguais).
Obrigado pelas dicas!
Sempre a aprender.
 
E já agora, que fios estas a usar?
Eu no toyota meti fios de cobre com dupla blindagem da Philips.. (material de home audio) foi barato e é bem bom.
É pá eu fui à loja de electrónica e pedi cabo para ligar as colunas de 2x0,75mm2 (cerca de 10amps para 65w chega)e venderam-me aquele cabo que se liga as colunas em casa que é vermelho e preto... não serve?
 
Por exemplo. Mas há melhor, e mais caro. Esse até está bom preço, não sei dizer a qualidade pela foto, teria de pôr a mão :D. Gosto do que tem o isolamento em borracha seliconada, mais macio menos ruído de fricção. Os mais baratos têm em plástico.
 
Por exemplo. Mas há melhor, e mais caro. Esse até está bom preço, não sei dizer a qualidade pela foto, teria de pôr a mão :D. Gosto do que tem o isolamento em borracha seliconada, mais macio menos ruído de fricção. Os mais baratos têm em plástico.
Ok... amanhã já lhes passo a mão;)!
Abraço
 
Por exemplo. Mas há melhor, e mais caro. Esse até está bom preço, não sei dizer a qualidade pela foto, teria de pôr a mão :D. Gosto do que tem o isolamento em borracha seliconada, mais macio menos ruído de fricção. Os mais baratos têm em plástico.

la fui comprar o cabo... o isolamento e bastante flexível e nada aplasticado... agora também não tenho grande experiência com cabos elétricos! Parecem-me bem.
Optei por 1,5mm2 e o aspecto é igual a primeira foto do @Black Drako.

já passei os cabos no lado do pendura por cima do porta-luvas encostado aquele cena de plástico onde está o ventilador do ac
1B19B195-4839-4998-A61B-4EF533527A03.jpeg

e do lado do passageiro tenho um cabo do alarme a ir para a consola central( sinalizador) e agarrei o cabo de som la.
5B2354F5-C64D-4937-B9A0-EFE77FFEB2D6.jpeg
fiz as ligações ao rádio com conectares faston para não mexer na cablagem original. Ficou bem seguro. Os cabos foram estanhados ao conector e isolados com manga termo retratil. Os conector led dei-lhes um pequeno aperto para ficarem mais justos!
111682C2-11F3-4C29-939E-53FF0FF111D6.jpeg
já liguei as colunas em ambos os lados e estão a trabalhar.

Falta só chegar os aros e no final da próxima semana acho que já vai dar para ouvir som no carro.

Tenho que pensar agora nas colunas de trás. As que lá estão são as originais e ainda trabalham mas parecem sapos!!
O que acham, reparar da? Novo, o que meter?

a frente foram as alpine spg-13.

Muito obrigado pelos comentários e ajudas.

abraço
 
Back
Top