Venho deixar aqui o testemunho de um amigo que teve alguns problemas com o carro e a sua resolução, que poderá ser útil a outros membros…
Audi A4 2002
Motor: AVF 1.9TDI 130CV
Aprox.: 260mil km
Sintomas:
O carro não desenvolvia nas baixas rotações, mas o turbo disparava a partir das 2000/2100rpm.
Insistindo com o carro entrava em “safe mode” e não activava o turbo em nenhuma rotação.
Ao desligar e ligando novamente voltava aos sintomas iniciais.
Erro vag:
VCDS Version: Release 11.11.3
1 Faults Found:
17965 - Charge Pressure Control
P1557 - 35-10 - Positive Deviation – Intermittent
Erros prováveis:
Válvula N75
Tubos rotos ou mal inseridos
Problema no turbo ou geometria presa
Após verificar as tubagens e verificar a N75, não se localizou o problema… tudo apontava para um problema do turbo( problema dispendioso).
Depois de pesquisar na net mais um pouco encontrei este vídeo que testa o funcionamento da N75 e o turbo.
www.youtube.com/watch?v=Ce8SeTjQKAI
Após fazer este teste verifiquei que a N75 accionava o turbo e este respondia ao comando da N75.
Olhando com mais atenção aos valores apresentados verifiquei que no parâmetro “Actual intake press.”, o valor mantinha-se estático e este deveria ter uma variação conforme o turbo é accionado e desligado, este valor estático fez-me olhar para o sensor Map que está localizado no tubo do intercooler.
Retirei o sensor da minha carrinha e experimentei-o na outra viatura, resolvendo o problema nos valores e no test drive, o problema tinha desaparecido por completo, tendo uma aceleração uniforme sem cortes e “abafos”, apagou-se o erro e não apareceu mais.
Como fazer o teste:
Com o carro a trabalhar e com o cabo inserido no carro, ir :
open address 01 (engine)
basic setting (04)
escolher o “group 011”
Pressionar “go”
O computador vai aumentar as rpms do carro para perto das 1400rpm
Vai accionar/desligar a N75 para accionar o turbo alternadamente, aparecendo o sinal da resistência a piscar no quadrante.
A “pressure in intake manifold” deverá ter uma flutuação de pelo menos 80mbar, conforme vai accionando/desligando a N75
Valores obtidos com o sensor avariado:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)
Valores obtidos com o sensor substituído:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
1158.3 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
994.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)
Referencia do sensor map:
038906051C
Custo do sensor 60€(aprox.)
Espero ter ajudado, um abraço...
Audi A4 2002
Motor: AVF 1.9TDI 130CV
Aprox.: 260mil km
Sintomas:
O carro não desenvolvia nas baixas rotações, mas o turbo disparava a partir das 2000/2100rpm.
Insistindo com o carro entrava em “safe mode” e não activava o turbo em nenhuma rotação.
Ao desligar e ligando novamente voltava aos sintomas iniciais.
Erro vag:
VCDS Version: Release 11.11.3
1 Faults Found:
17965 - Charge Pressure Control
P1557 - 35-10 - Positive Deviation – Intermittent
Erros prováveis:
Válvula N75
Tubos rotos ou mal inseridos
Problema no turbo ou geometria presa
Após verificar as tubagens e verificar a N75, não se localizou o problema… tudo apontava para um problema do turbo( problema dispendioso).
Depois de pesquisar na net mais um pouco encontrei este vídeo que testa o funcionamento da N75 e o turbo.
www.youtube.com/watch?v=Ce8SeTjQKAI
Após fazer este teste verifiquei que a N75 accionava o turbo e este respondia ao comando da N75.
Olhando com mais atenção aos valores apresentados verifiquei que no parâmetro “Actual intake press.”, o valor mantinha-se estático e este deveria ter uma variação conforme o turbo é accionado e desligado, este valor estático fez-me olhar para o sensor Map que está localizado no tubo do intercooler.
Retirei o sensor da minha carrinha e experimentei-o na outra viatura, resolvendo o problema nos valores e no test drive, o problema tinha desaparecido por completo, tendo uma aceleração uniforme sem cortes e “abafos”, apagou-se o erro e não apareceu mais.
Como fazer o teste:
Com o carro a trabalhar e com o cabo inserido no carro, ir :
open address 01 (engine)
basic setting (04)
escolher o “group 011”
Pressionar “go”
O computador vai aumentar as rpms do carro para perto das 1400rpm
Vai accionar/desligar a N75 para accionar o turbo alternadamente, aparecendo o sinal da resistência a piscar no quadrante.
A “pressure in intake manifold” deverá ter uma flutuação de pelo menos 80mbar, conforme vai accionando/desligando a N75
Valores obtidos com o sensor avariado:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)
Valores obtidos com o sensor substituído:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
1158.3 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
994.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)
Referencia do sensor map:
038906051C
Custo do sensor 60€(aprox.)
Espero ter ajudado, um abraço...