A5 - Mais um problema de temperatura a descer

Pois bem, desta vez está a acontecer ao meu A5. O carro demora mais tempo a aquecer até aos 90graus e depois basta andar um pouco sem parar e o ponteiro baixa para a faixa dos 70/60.

Na Audi, dizem que têm que trocar o kit que inclui os três termóstatos (2 + 1) pelo que percebi e um tubo.
Contas feitas, 450eur....
 
Pois bem, desta vez está a acontecer ao meu A5. O carro demora mais tempo a aquecer até aos 90graus e depois basta andar um pouco sem parar e o ponteiro baixa para a faixa dos 70/60.

Na Audi, dizem que têm que trocar o kit que inclui os três termóstatos (2 + 1) pelo que percebi e um tubo.
Contas feitas, 450eur....
Logo para começar, nao voltes a essa audi. Quem não sabe, não mexe, nem chula os clientes.
Primeiro, põe a aquecer o carro.
Mal chegue aos 80/85°, verifica se o radiador ja está tambem quente. Se sim, trocas o termostato. Se não, deixa aquecer mais um pouco a passar os 90. Por essa altura, deverá abrir o termostato e a temperatura deve descer até ao 85°, pois vai começar a circular a agua do radiador. Deixa aquecer bem até disparar as ventoinhas. Ligas o vagcom, e monitorizas as temperaturas dos sensores. Se a variação for inconstante, trocas os sensores.
Nota que convem fazer o teste as ventoinhas a ver se tudo funciona devidamente.
Só não percebi o valor tão alto desse orçamento. Já agora qual foi a audi?
 
Last edited:
Viva, muito obrigado pelo feedback.
Infelizmente estou muito longe de conhecer esta área da mecânica/ eletronica e por esse mesmo motivo, tenho medo de piorar as coisa e sair da historia com um problema maior.

Vivo na zona do Porto e já algum tempo que procuro alguém de confiança a quem “entregar” o meu A5 para resolver este tipo de coisas.

Não sei se vai contra as regras do forum mas gostaria de perguntar se na area do Porto conhecem alguém em quem possa confiar, com os skills necessários para a execução deste tipo de tarefas com segurança/ e os equipamentos de diagnóstico adquados (tendo oficina própria ou não).

Obrigado!
 
O ponteiro da temperatura ficou nesta posição, cerca de 15min depois de sair do trânsito intenso na auto estrada.
2FCC0A54-2385-4BCF-96C8-2BE80929D8C8.jpeg
 

Anexos

  • 5AEE92A1-B4FB-4884-B9C3-259F671085E3.jpeg
    5AEE92A1-B4FB-4884-B9C3-259F671085E3.jpeg
    53,7 KB · Visualizações: 9
Last edited:
Boas tive um q5 ca com esse problema,depois nao faz regeneração etc etc .
Solução termostato novo original e a boquilha(tampa do termostato) porque estava partida e nao segurava o termostato..,
Entretanto muita dificuldade em sangrar o circuito .... Bomba de agua (auxiliar) nao funcionava.... Estava presa com a peca que se tinha partido da tampa do termostato....
Ate hoje nao tive mais queixas..

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Procedimento:

Com o carro a frio, verificar as tubagens que saem do motor. Se tiverem pressão, é o termostato porque ele abriu antes de tempo.
Segundo passo, encontrar as valvulas e tirá-las. Se tiverem passagem, trocá-las. Basta soprar numa das extremidades para saber.
Não compres tubo nenhum. A Audi tambem me quis engrupir dizendo que as valvulas vinham no conjunto com o tubo. Mas as valvulas têm referencia propria, portanto podem ser vendidas em separado.
O termostato e as valvulas rondam os 40 cada. De origem.
 
Bom, gostaria de fazer um a parte a este tema, venho de fóruns Audiophilos, porque tenho uma paixão por som, e normalmente são forums muito interessantes onde se partilha muita informação, mas no tema dos carros, não estava a contar com tanta ajuda, ajuda essa de caráter muito técnico. Muito obrigado a todos pela colaboração que têm dado!
 
Bom, gostaria de fazer um a parte a este tema, venho de fóruns Audiophilos, porque tenho uma paixão por som, e normalmente são forums muito interessantes onde se partilha muita informação, mas no tema dos carros, não estava a contar com tanta ajuda, ajuda essa de caráter muito técnico. Muito obrigado a todos pela colaboração que têm dado!

caraudiopt?
 
Back
Top