AC Tipo de gas e quantidade?

Boas Audistas,
tenho uma questao para ver se me ajudam.
o AC do carro da "Maria" deixou de trabalhar.
suspeito de pouco gas, mas ainda vou tentar medir o sensor de pressao ligado á tubagem do gas.
mas tenho um problema , nao sei que tipo de gás leva e a quantidade.
já procurei no motor e nao tem nenhum autcolante com essas coisas.
do que googlei poderá ser R134a ou R1234yf para os mais recentes.
Alguem sabe o gás e a quantidade????
é uma peugeot 3008 de 2015.
 
Alguem sabe que valor tem que ter no sensor de pressao da linha de AC?
o meu tem 0,77V
o peugeot de um colega tem 1,2V (o AC dele trabalha)
o peugeot de outro colega tem +-1,2V (o AC dele nao trabalha)
vi um video de um gajo na net a com uma peugeot 308 a falar em cerca de 0.9V
video:
alguem sabe que valores pode ter???
Obrigado
 
Desculpa lá, mas não percebo porque não passas na oficina. É só engatar os manómetros e ver a pressão analogicamente. Se defeituosa, recarregar o sistema e ver se há outras falhas. Não perdias nem tempo, nem nenhuma fortuna.
 
Desculpa lá, mas não percebo porque não passas na oficina. É só engatar os manómetros e ver a pressão analogicamente. Se defeituosa, recarregar o sistema e ver se há outras falhas. Não perdias nem tempo, nem nenhuma fortuna.
1º Sou um gajo curioso e gosto de saber como as coisas funcionam e aprender alguma coisa com isso.
2º estou á espera de disponibilidade dos manometros, bomba de vacuo e gás para poder, fazer vacuo,testar fugas e voltar a encher se nao houver fugas.
Se vir que nao chego a resultados positivos, ai sim terei que entregar a um profissional credenciado.

Pelo que vejo dos teus posts acho que entendes os meus motivos,
3º tambem sou um gajo forreta e poupado ao mesmo tempo :)
 
1º Sou um gajo curioso e gosto de saber como as coisas funcionam e aprender alguma coisa com isso.
2º estou á espera de disponibilidade dos manometros, bomba de vacuo e gás para poder, fazer vacuo,testar fugas e voltar a encher se nao houver fugas.
Se vir que nao chego a resultados positivos, ai sim terei que entregar a um profissional credenciado.

Pelo que vejo dos teus posts acho que entendes os meus motivos,
3º tambem sou um gajo forreta e poupado ao mesmo tempo :)
4° porque provavelmente podes calhar um um mecânico que pouco ou nada entende de AC e apenas quer mudar o compressor :D

no meu A3 não fosse o “ser curioso” e o querer entender como funciona o sistema todo, em vez de 100€ gastos na reparação , teriam sido uns 600/700 para um compressor novo
 
4° porque provavelmente podes calhar um um mecânico que pouco ou nada entende de AC e apenas quer mudar o compressor :D

no meu A3 não fosse o “ser curioso” e o querer entender como funciona o sistema todo, em vez de 100€ gastos na reparação , teriam sido uns 600/700 para um compressor novo

Concordo Plenamente :D
Pensei nisso mas acabei por nao escrever.....:)
 
1º Sou um gajo curioso e gosto de saber como as coisas funcionam e aprender alguma coisa com isso.
2º estou á espera de disponibilidade dos manometros, bomba de vacuo e gás para poder, fazer vacuo,testar fugas e voltar a encher se nao houver fugas.
Se vir que nao chego a resultados positivos, ai sim terei que entregar a um profissional credenciado.

Pelo que vejo dos teus posts acho que entendes os meus motivos,
3º tambem sou um gajo forreta e poupado ao mesmo tempo :)
Informo que o AC, mesmo eu que já tive formação no tempo em que trabalhava na Fiat, e digo que só na oficina, quer queiras, quer não. DIY não há neste tipo de sistema. Ou tens a máquina e a ferramenta para trabalhar, ou esquece a curiosidade. Bem morres e ficas com o problema por resolver.
De tua mão, só analisas erros e valores pelo vcds, se o compressor actua, se a ventoinha funciona, e se há danos visíveis. De resto, é só ter o conceito e pouco mais podes fazer senão deixar numa oficina para verificar.
 
1º Sou um gajo curioso e gosto de saber como as coisas funcionam e aprender alguma coisa com isso.
2º estou á espera de disponibilidade dos manometros, bomba de vacuo e gás para poder, fazer vacuo,testar fugas e voltar a encher se nao houver fugas.
Se vir que nao chego a resultados positivos, ai sim terei que entregar a um profissional credenciado.

Pelo que vejo dos teus posts acho que entendes os meus motivos,
3º tambem sou um gajo forreta e poupado ao mesmo tempo :)
Liga a uma maquina de diagnostico, em alguns modelos da erro quando o sensor esta avariado ou o gas tem pouca pressão, entre outros erros que podem estar relacionados com o problema
 
Isso tá com pouco gás, nos PSA, quando a válvula detecta pouca pressão, corta o sistema.
Atenção ao que dizem aqui, que vão meter gás em casa, pois dá multa e não é pequena.
Não sei bem como funcionam esses kits caseiros mas para um serviço bem feito requer fazer vácuo ao circuito pra retirar o gás e óleo velho, resíduos, etc.
Meter gás novo, óleo e liquido fluorescente pra detectar fugas.
Até podes ter uma fuga, vais meter gás e daqui a uns dias tás sem gás outra vez.
Pra detectar fugas é necessário luz ultravioleta, óculos próprios, ambiente escuro e algumas vezes tem de se desmontar párachoques e outras coisas.
Há uns artistas (Norautos) em que metes la o carro e eles limitam-se a injectar 100gr de gás de cada vez até o carro fazer frio.
Pagas uma carga, o carro tá lá 5 minutos e sais de lá todo contente.
Se eu fosse a ti ia a uma oficina, e se tiveres curiosidade em saber como funciona o sistema, fala com o mecânico que ele tera todo o gosto em explicar.
Um serviço desses demora cera de 45 minutos, no máximo. Muito tempo pra dois dedos de conversa ;)
 
Last edited:
E depois ha outros aspectos a ter em conta.. Testes tem de ser feitos quando a carga tá feita.. Ja vi carregarem o AC, nao virem o funcionamento e as pressoes posterioremente, o compressor comprimir a criar pressao excessiva e rebentar com tubagem e radiadores..
 
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