vou tentar verificar quando carregar....Então manda verificar a famosa válvula de espansão e o pré filtro.
Era muito interessante ver o comportamento das pressões quando começa a falhar
vou tentar verificar quando carregar....Então manda verificar a famosa válvula de espansão e o pré filtro.
Era muito interessante ver o comportamento das pressões quando começa a falhar
Isso tá com pouco gás, nos PSA, quando a válvula detecta pouca pressão, corta o sistema.
Atenção ao que dizem aqui, que vão meter gás em casa, pois dá multa e não é pequena.
Não sei bem como funcionam esses kits caseiros mas para um serviço bem feito requer fazer vácuo ao circuito pra retirar o gás e óleo velho, resíduos, etc.
Meter gás novo, óleo e liquido fluorescente pra detectar fugas.
Até podes ter uma fuga, vais meter gás e daqui a uns dias tás sem gás outra vez.
Pra detectar fugas é necessário luz ultravioleta, óculos próprios, ambiente escuro e algumas vezes tem de se desmontar párachoques e outras coisas.
Há uns artistas (Norautos) em que metes la o carro e eles limitam-se a injectar 100gr de gás de cada vez até o carro fazer frio.
Pagas uma carga, o carro tá lá 5 minutos e sais de lá todo contente.
Se eu fosse a ti ia a uma oficina, e se tiveres curiosidade em saber como funciona o sistema, fala com o mecânico que ele tera todo o gosto em explicar.
Um serviço desses demora cera de 45 minutos, no máximo. Muito tempo pra dois dedos de conversa
Nao dá erros na centralina de ac, (o que é de estranhar )Liga a uma maquina de diagnostico, em alguns modelos da erro quando o sensor esta avariado ou o gas tem pouca pressão, entre outros erros que podem estar relacionados com o problema
ainda nao consegui é que me dissesem que valorem tem que ter a valvula de pressao que está ligada á tubagem de AC.
Aquilo tem 3 fios em linha, numa ponta é GND, Noutra é 5Vdc e no meio é a voltagem de indicacao para a centralina de ac se tem pressao certa.Vou tentar saber isso, eu nao lido habitualmente com AC, nao tenho certificação pra isso, mas vou tentar saber os valores.
Aquilo tem 3 fios em linha, numa ponta é GND, Noutra é 5Vdc e no meio é a voltagem de indicacao para a centralina de ac se tem pressao certa.
Então é assim, tens aqui o sensor, a castanho e a ficha a preto, (a imagem da ficha está cortada mas dá pra perceber) vê se é isto:
View attachment 71427
Com a ficha desligada, ignição ligada, medes com um multimetro a alimentação vinda da centralina, entre o pino 1 e 3, tem de te dar entre 4,8 e 5,2 volts.
Mede depois do pino 1 à massa (borne negativo da bateria), tem de te dar o mesmo valor.
Com a ficha ligada, motor a trabalhar ao ralenti, AC desligado medes do pino 2 à massa (tens de picar o fio correspondente ao pino 2, normalmente usamos um cabo adaptador, como não tens isso, tens de picar o fio) tem de te dar entre 0,8 e 1,1 volts.
Este valor é a informação que o sensor dá à centralina e indica que a pressão do gás está entre os 4 e 6 bars.
Com a ficha ligada, motor a trabalhar ao ralenti, e AC ligado, medes do pino 2 à massa, o mesmo procedimento de há pouco, tem de te dar entre 1,6 e 4 volts.
Este intervalo de tensão e correspondente a uma pressão do gás igual ou superior a 6 bars.
Esta pressão vai variar à medida que o AC trabalha, mas se estes valores baterem certo, o sensor está a funcionar correctamente.
amanha já testo.
Nota que se o sensor enviar um sinal inferior aos valores nominais que te indiquei, significa apenas que o circuito tem pouca pressão ou seja, pouco gás.
Sem saberes ao certo que pressão de gás tem, não podes ter plena certeza que o sensor está a funcionar correctamente, entendes?
Boa sorte com isso.
p.s. cuidado a usar o multímetro.. não te ponhas a medir continuidades com a centralina alimentada.. Podes queimar uma saída da centralina.
Ainda nao tive tempo para mexer no AC....
Black Drago que software é esse que usas para ver essas infos?