acidente A3 8L duvida com seguradoras

Boas pessoal,
Nunca tinha sofrido um acidente, esta madrugada foi a minha vez ... Estava num entroncamento parado e um colega meu bateu na minha traseira... Ele deu se como culpado fizemos tudo amigavelmente, preenchemos a folha e tudo ... Queria saber a partir de agora como se vai proceder e gostava da vossa opinião.
Ele foi culpado e tem seguro contra todos os risco...vou mandar o meu carro para reparar na origem...preciso de carro de substituicao e o meu carro ainda se encontra na minha posse...

O que devo ou deveria ja ter feito!?

Cumps
 
Agora é simples, ligas à tua seguradora e eles vão pedir-te que envies a declaração amigável por fax ou mail. Guarda o original. Depois ligam-te para marcar a peritagem e lá fica ele para arranjar. Nada complicado. Já ligaste à seguradora???
 
A declaração amigável tem que ser preenchida por ambos os condutores e cada um fica com uma (original e duplicado)
 
Mas so preenchemos uma e ele ligou para a companhia dele e foi lhe dito que eu lesado so teria de entregar a copia a minha seguradora.
 
Sim, é só uma declaração amigável, que tem duas folhas iguais autocopiativas. Uma para cada pessoa entregar na sua companhia.
 
Mas so preenchemos uma e ele ligou para a companhia dele e foi lhe dito que eu lesado so teria de entregar a copia a minha seguradora.

Só preenches uma. tem é que ter os dados e assinatura dos 2. tem original e duplicado (papel químico)

LIga para a linha da seguradora a reportar o sinistro!
 
Quando há dúvidas no culpado,pode demorar mais,porque obedece averiguações e até nalguns casos reconstituições,neste caso em concreto,vai ser rápido,ele já se deu por culpado e a colisão não resta dúvidas e até por sinal é teu colega,tens todas as condições para se resolver rapidamente,quando te ligarem vão te perguntar se não pretendes meter o carro nas oficinas em que eles têm acordos,mas nada te impede de meteres o carro onde entenderes
 
Quando há dúvidas no culpado,pode demorar mais,porque obedece averiguações e até nalguns casos reconstituições,neste caso em concreto,vai ser rápido,ele já se deu por culpado e a colisão não resta dúvidas e até por sinal é teu colega,tens todas as condições para se resolver rapidamente,quando te ligarem vão te perguntar se não pretendes meter o carro nas oficinas em que eles têm acordos,mas nada te impede de meteres o carro onde entenderes

E nisso que eu tenho duvida ...o que vou ao carro...tenho eu que ir levar o carro a oficina ou eles ligam me a dar indicações....

E tambem n sei quanto ao carro de substituição...
 
Pela minha experiencia e já tive um azar a minha opinião é que devias na hora do acidente chamar o reboque e enviar logo para a oficina que pretendes, sei que foi de madrugada e a oficina está fechada mas o carro ia para o parque dos reboques, a seguradora pode alegar que foi um acidente falso e alega que ao teres levado o carro para casa podes trocar peças e isso atrasa o processo de reparação, eu falo porque já tive um acidente num fim de semana não conhecia o outro sujeito mas ele tambem se deu como culpado os carros ficaram em condiçoes de andar e eu vim para casa, na segunda feira fui para a oficina e para a seguradora, quando os peritos viram o processo meteram entraves e questionaram porque só naquele dia levei o carro, se dises que bates-te com um amigo acho que é mais suspeito de fraude, espero que não tenhas o mesmo azar que eu.
 
E nisso que eu tenho duvida ...o que vou ao carro...tenho eu que ir levar o carro a oficina ou eles ligam me a dar indicações....

E tambem n sei quanto ao carro de substituição...

Frutuosa, vamos lá explicar isto como deve ser então.
Se te bateram no carro e está em condições de andar não precisavas chamar reboque nenhum. Preenchem a decçaração amigável, assinam, trocam contactos e cada um vai para sua casa. Chegas a casa ligas para a linha de sinistros da TUA seguradora (está o nº na carta verde ou nos teus documentos da seguradora ou vês aqui na net). Ligas para lá e dizes "olhe queria participar um sinistro. Tenho o carro seguro na vossa seguradora e bateram-me. Assinámos a declaração amigável."
Eles vão abrir o processo e pedem-te que lhes envies a declaração amigável assinada (penso que basta uma digitalização ou fax). Entretanto pergfuntam-te onde está o carro e se está em condições de circular ou se precisa reboque. Tu dizes que pode andar. Eles entretanto perguntam-te onde queres reparar e vão marcar-te um dia para deixares o carro na oficina que indicares, para ir lá um perito deles e da outra companhia fazer a peritagem (ver que arranjos precisa). E fica lá logo para reparar.

Percebeste?
 
Meu caro è tão simples como isto Quando eles te ligarem para marcar a peritagem Vão te perguntar qual o dia que pretendes E quando te marcarem o dia,perguntam onde vais meter o carro a reparar,vais dar a indicação da oficina (nome morada e telef. No dia que combinares com a seguradora tens que ter lá o carro,depois de lá ir o perito ele vai saber os dias em conformidade com a oficina o tempo de reparação e quando a oficina tiver ordem de reparação da companhia que é com certeza no dia da peritagem,ou um dia depois ,procedes junto da companhia o carro de substituição
Atenção há companhias de seguros que dizem para alugarmos o carro que eles depois reembolsam

O reboque não te dá mais nem menos vantagens de carro de substituição,alem disso o reboque é só chamado quando a viatura fica imobilizada
 
Last edited:
Frutuosa, vamos lá explicar isto como deve ser então.
Se te bateram no carro e está em condições de andar não precisavas chamar reboque nenhum. Preenchem a decçaração amigável, assinam, trocam contactos e cada um vai para sua casa. Chegas a casa ligas para a linha de sinistros da TUA seguradora (está o nº na carta verde ou nos teus documentos da seguradora ou vês aqui na net). Ligas para lá e dizes "olhe queria participar um sinistro. Tenho o carro seguro na vossa seguradora e bateram-me. Assinámos a declaração amigável."
Eles vão abrir o processo e pedem-te que lhes envies a declaração amigável assinada (penso que basta uma digitalização ou fax). Entretanto pergfuntam-te onde está o carro e se está em condições de circular ou se precisa reboque. Tu dizes que pode andar. Eles entretanto perguntam-te onde queres reparar e vão marcar-te um dia para deixares o carro na oficina que indicares, para ir lá um perito deles e da outra companhia fazer a peritagem (ver que arranjos precisa). E fica lá logo para reparar.

Percebeste?

Atenção meu caro isso era assim como dizes se ele tivesse seguro contra todos os riscos,mas ele não tem.
Portanto tem que enviar a participação para a companhia dele tudo bem,porque eles em relação aos terceiros são responsáveis mas depois de eles analisarem e verem que ele não tem culpa vão dizer que o seguro dele não se aplica á viatura dele,terá que ser ele a tomar todas as iniciativas perante a companhia da outra viatura e no caso de não se resolver,então ele pode pedir apoio juridico na companhia dele
 
Last edited:
Back
Top