Adicionar tomada 32A CEE

Viva,
Uma perguntinha mais tecnica na área electrica, se me souberem responder.

Tenho rede electrica trifasico, com shunt pois so estou a usar uma fase actualmente.
Para meter uma tomada 32A, posso continuar a usar a mesma rede trifasico ou é recomendável mudar os interruptores e disjuntores para mono, dado que só estou actualmente a usar apenas uma fase?
 
Podes sem problema, o que limita esses Amperes e o disjuntor diferencial do quadro, o outro menor no circuito, agora com os novos contadores eles proprios limitam a amperagem, tens que ver na factura e a Lei de Ohm P=v x i ( Watts = Volts x Amperes). O mais importante, o diametro dos fios, precisas de ter fios de 4mm para aguentarem essa amperagem. mas ha tabelas com isso.
 
Viva,
Uma perguntinha mais tecnica na área electrica, se me souberem responder.

Tenho rede electrica trifasico, com shunt pois so estou a usar uma fase actualmente.
Para meter uma tomada 32A, posso continuar a usar a mesma rede trifasico ou é recomendável mudar os interruptores e disjuntores para mono, dado que só estou actualmente a usar apenas uma fase?
Nao percebi bem a tua explicação do que tens ou deixas de ter ou usar.
Mas, para uma tomada industrial de 32A, eu usaria uma fase para a mesma e as outras duas para casa, devidamente repartidas no quadro (em especial a cozinha caso tenhas tudo eletrico).
Eu tenho trifasica em casa e cada fase esta repartida pelo quadro e casa.
Por exemplo, tenho 3 fases na cozinha, apanhando o forno e micro ondas numa, tomadas noitra e fogão noutra.
La fora, tenho to.ada trifasica na garagem.
Resumindo, aproveita teres 3 fases, e dedicas a ou as tomadas potentes numa, e as outras 2 pela casa.
Disjuntor apropriado para isso, 35A e se for ja com corte residual, melhor. Até tens uns digitais com contador de kw. É util para monitorizar o consumo de secções ou tomadas expecificas.

De referir que deves ter em conta, qual o serviço de energia que tens, e se a potencia contratada é suficiente para tudo o que vais ligar.
 
Vou tentar partilhar em detalhe o que tenho com fotos para ser mais perceptivel.

Atualmente tenho monofásico (no quadro principal recebeu um shunt por parte do funcionário da ERedes para unir as três fases).
Saliento que desde sempre, tive um problema de "ruido" do meu subwoofer (que toca desde os 10Hz). O ruido apenas faz nos 50Hz (e só na minha habitação). Não sei se poderá estar relacionado com alguma fuga no neutro.

Então é assim, o que me recomendam para colocar tomada CEE 32A na garagem?
Isto é o que tenho actualmente:
Quadro principal:
- Interruptor corte Hager sbn463 trifásico 63A 400V (com shunt nas três fases)
- Disjuntor Hager mwn332 trifásico 32A (sai daqui cabo 6mm2 para o quadro seguinte)
qprincipal.jpg

Quadro seguinte da cave:
- Interruptor corte Hager sbn425 trifásico 25A 400V
- Disjuntor Hager mwn325 trifásico 25A (sai daqui cabo 4mm2 para o quadro seguinte)
quadro2.jpg

Quadro seguinte da sala das máquinas:
- Interruptor corte Hager sbn425 trifásico 25A 400V
- Disjuntor Hager mw120 monofásico (sai daqui cabo 2,5mm2 para o quadro seguinte)
quadro3.jpg

Quadro final na garagem:
-Interruptor diferencial Schneider 25A monofásico
quadro4.jpg


As minhas dúvidas:
1 - Será que esta instalação está a provocar o problema que tenho nos 50Hz e que ficará resolvido com uma remodelação da minha rede para monofásico?
2 - Relativamente à tomada de 32A na garagem, devo:
2a - Alterar o diferencial no quadro da garagem para um mono 40A, adicionar um disjuntor 32A e trocar o cabo que está entre o quadro das máquinas e quadro da garagem para secção 6mm2?
E por último adicionar fio secção 6mm2 até à tomada CEE 32A (fêmea).
2b - Para ficar correcto, alterar todos os disjuntores e interruptores para monofásico e passar fico com secção 10mm^2 entre todos os quadros?
 
50 Hz , ciclagem que vem da rede, nao tens maneira de mexer nisso. O ruido sim com uns supressores de ruido, uma conjunto de imans para te reduzir isso.
Se precisas de 32A todo o circuito tem que passar para pelo menos 32A (disjuntores e fio)
6mm e suficiente. (suporta 34 A sem aquecer)
 
50 Hz , ciclagem que vem da rede, nao tens maneira de mexer nisso. O ruido sim com uns supressores de ruido, uma conjunto de imans para te reduzir isso.
Algum equipamento industrial na rede?
Não estou a ver, pelo menos perto de mim não existem fábricas (mas poderá fazer sentido).
É que na garantia troquei de equipamento, e "hummm" continuou cá. O tecnico profissional que testou, disse que na oficina dele funcionava bem.

Como arranjar supressores ou conjunto de imans? Consegues dar mais detalhes pf?

Se precisas de 32A todo o circuito tem que passar para pelo menos 32A (disjuntores e fio)
6mm e suficiente. (suporta 34 A sem aquecer)

E ja que tenho de mudar todos, faz sentido mudar para mono (ou mantenho em trifasico)?
Algum equipamento especial em particular que deva comprar, para evitar fusas de neutro entre quadros? Tenho algum receio de vir a ter quedas de tensão (32A será muito corrente pedida - a tensão irá cair certamente se não estiver tudo bem).
 
Uns aros de ferrite? Estou na ideia que para filtrar 50Hz tem que ser um filtro activo

Sent from my ELS-NX9 using Tapatalk
 
Como arranjar supressores ou conjunto de imans? Consegues dar mais detalhes pf?
Isso esta na area dos tecnicos de som, eles usam umas cargas/imans de diferentes capacidades e vao testando.

E ja que tenho de mudar todos, faz sentido mudar para mono (ou mantenho em trifasico)?

Isso nao interessa, tens disjuntores de 1,3 ou 4 polos, podes so estar a usar um polo ele trabalha na mesma, os monopolares sao mais baratos, mas se ja os compraste usa os que ja tens.
As quedas de tensao sao minimas, claro quanto maior o diametro do fio menor a queda, mas passar fios de maior diametro em tubos pode ser desafiante ou mesmo impossivel.
 
Obrigado pelos comentarios.
Já tenho isto em andamento. Neste momento estou a fazer um levantamente do que precisarei de comprar.

De equipamentos já tenho a lista, só andava a tirar as medidas ao comprimentos dos cabos para comprar +/- a mesma quantidade para evitar desperdicios. No meio deste levantamento, encontrei algo que não esperaria ver.

Nota:
A minha casa é recente - uns 7 anos.
A rede electrica foi montada por uma empresa certificada, PME lider 2021. Bem conhecida aqui no norte.

Isto! Apanhei isto!
basicamente num tubo que deveria ter os cabos a ligar os quadros, tb tenho lá os cabos 1.5m^2 que dão a corrente a outra divisão da casa.
tubos.jpg
Isto é gravissimo.
Agora percebo, eles diminuiram à seccção para conseguir passar outros cabos. Tubo no mesmo sitio.
Pior, nas extremidades, colocaram pontas falsas de tubos para tapar os olhos na inspecção.


Isto é alarmante!
1º - não podemos confiar numa empresa que tem nome da praça! Não podemos confiar o serviço a tecnicos que deveriam fazer o serviço de forma exemplar.
2º - por meia duzia de tostões poem em risco problemas graves. Graves no sentido de danificar um electrodomestico ou pior, provocar um incêndio.



Aproveito para perguntar,
Vocês recomendam algum local pra comprar material electrico? disjuntores, bitolas, tomadas, etc?
Encontrei esta loja - loja.watt.pt, mas está a demorar imenso a dar-me os orçamentos. Outra sugestão?


Estou chocado!
 
Já agora aproveito para perguntar.
O terra deve ter o mesmo diâmetro de 6mm ou posso continuar a usar o que la tenho de 2.5mm?

Inconvenientes de manter o que tenho?
 
Obrigado pelos comentarios.
Já tenho isto em andamento. Neste momento estou a fazer um levantamente do que precisarei de comprar.

De equipamentos já tenho a lista, só andava a tirar as medidas ao comprimentos dos cabos para comprar +/- a mesma quantidade para evitar desperdicios. No meio deste levantamento, encontrei algo que não esperaria ver.

Nota:
A minha casa é recente - uns 7 anos.
A rede electrica foi montada por uma empresa certificada, PME lider 2021. Bem conhecida aqui no norte.

Isto! Apanhei isto!
basicamente num tubo que deveria ter os cabos a ligar os quadros, tb tenho lá os cabos 1.5m^2 que dão a corrente a outra divisão da casa.
View attachment 72284
Isto é gravissimo.
Agora percebo, eles diminuiram à seccção para conseguir passar outros cabos. Tubo no mesmo sitio.
Pior, nas extremidades, colocaram pontas falsas de tubos para tapar os olhos na inspecção.


Isto é alarmante!
1º - não podemos confiar numa empresa que tem nome da praça! Não podemos confiar o serviço a tecnicos que deveriam fazer o serviço de forma exemplar.
2º - por meia duzia de tostões poem em risco problemas graves. Graves no sentido de danificar um electrodomestico ou pior, provocar um incêndio.



Aproveito para perguntar,
Vocês recomendam algum local pra comprar material electrico? disjuntores, bitolas, tomadas, etc?
Encontrei esta loja - loja.watt.pt, mas está a demorar imenso a dar-me os orçamentos. Outra sugestão?


Estou chocado!
Esses fios de 1.5mm2 estão a alimentar o que ? Se for iluminação, é o normal, só não é normal estar a passar por onde passa.
E ainda querem retirar a obrigatoriedade de projeto de instalações elétricas para instalações abaixo dos 41,41kVA , para rir mesmo :D
Depois admiram se que as casas comecem a arder.

Quanto a empresa…não vás por aí…tenho uma história do mesmo estilo com uma empresa bem conhecida a nível nacional no ramo do fotovoltaico,

Quanto ao cabo de terra, o cabo de terra tem de ter ser de 6mm2 a mesma.
 
Back
Top