Ajuda - A4 B6 liga ventoinha de refrigeração até descarregar bateria

Boas!

Venho pedir a vossa colaboração para resolverem o problema da minha A4 Avant B6.

Ontem de manhã o meu pai tirou a minha carrinha pela manhã da garagem para a rua! Fechou o carro com o comando e seguiu no carro dele; Do nada a minha carrinha liga a ventoinha de refrigeração... A minha mae foi dar-me conta do problema mas ensonado disse que era normal... lol

Quando vou à hora de almoço para a meter a trabalhar, bateria descarregada :S

Contactei o Senhor que me vendeu a carrinha, deu-me nova bateria e disse que a ventoinha podia disparar porque a bateria estava com pouca carga (argumento que não me convenceu), podia ser de um fusível (verificámos todos e nada), pela máquina verificamos que a válvula da temperatura estava a dar os valores correctos...

Quando estava para arrancar da oficina dele para minha casa, ao chegar à carrinha, lá liga ela outra vez a Ventoinha... Mas em alta rotação, até assustava e com o motor frio, logo sem motivo para trabalhar!

Depois lá disse que podia ser 1 relé mas que só com tempo podia ver isso... Entretanto vim para o Algarve, a viagem correu bem e nas paragens nas estações de serviço tal problema não se verificou... Hoje quando ia à tarde para trabalhar... bateria nas lonas... Lá estive mais de uma hora com os cabos para pegar!

A solução temporária que arranjei é andar com uma chave 11 no bolso e sempre que saio do carro, desligo 1 dos bornes da bateria... O que não é nada prático...Claro que assim não posso andar e tenho que solucionar isto o mais rápido possível... O problema é que só irei a Coimbra (onde se encontra o meu mecânico) no final do mês e tenho que solucionar isto...

Preciso dos vossos conselhos!!! Ajuda pleasee!

Abraço
 
Poderá ser o sensor de temperatura, a mim acontecia-me algo parecido, o sensor fica do lado do pendura entre a lateral e a parte de trás do motor.
Mas hedem aparecer os entendidos e melhor opinião te podem dar.
 
Antes de mais, ao ligares os cabos liga positiveo e depois negativo.

Quanto a isso, n tenho a certeza, penso que a ECU mantêm energia no circuito de refrigeração, mesmo com o motor fora de serviço, o que neste caso leva a crer que um dos sensores de temperatura esta a dar indicações à ECU de temperaturas superiores aos 98º. Neste caso em especifico é provavel que até este a dar valares na ordem dos 100+ º :)
pelo facto de estas na velocidade maxima.

Nestes casos a 1º coisa a fazer é ligar o VAG-COM e fazer um diagnostico, verifica tb nos meusuring Block's a ver se encontras algum valor de temperatura "descabido".
Espero ter ajudado, pode ser que apareçam aí opiniões mais fundamementadas com experiencia.
 
bom dia! Posso dizer que tambem tenho uma b6 avant la por casa cuja teve à uns meses os mesmos sintomas/acontecimentos e a solução foi a substituição do sensor da temperatura (como aliás ja foi referido).
As melhoras para o argolas ;)
 
Digam-se só uma coisa! O sensor de temperatura não é aquele que se encontra à frente do radiador não? É que a carrinha este fds esteve a arranjar os sensores da frente que davam 1 erro e os artistas podiam ter estragado o mesmo ao recolocar o para-choques...

Mas se fosse esse sensor da temperatura exterior o valor da temperatura dado no quadrante não devia estar errado??É que no quadrante a temperatura que aparece é a correcta!

Vou tentar pedir a alguém que me faça o diagnóstico com a máquina para ver se é o sensor que está a dar más leituras!

Alguém sabe quanto custa o referido sensor? Se fosse barato comprava e pedia a alguém para trocar, se for caro lá tenho que ir falar com o vendedor..

Outra coisa: Quando o vendedor fez o teste, nos erros apareceu 1 relacionado com uma válvula do apoio do motor... Ele referiu que estes carros quase todos têm este problema e que não tem qql tipo de problema... Eu pergunto: Isto é mesmo como ele diz ou aconselham a mudar?

Muito obrigado pela ajuda amigos!

Abraço
 
Last edited:
Um dos apoios do motor do B6 acusa no vag se tiver problemas!... É um apoio hidraulico!... Não! Não é normal! Manda o gajo mudar isso!!! Quanto ao sensor... Penso que seja o da temperatura do motor!...
 
"com uma válvula do apoio do motor" ???? kÊEE?

No Domingo quando ligamos a máquina apareceram vários erros, 1 dizia respeito a uma válvula que existe no apoio do motor... Isto segundo o mecânico! Mas ele referiu que não tinha qql tipo de problema... Deverei então preocupar-me com este erro??

Tenho amanhã combinado ir ter com 1 Senhor que tem VAG-Com para verificarmos Sensores da temperatura exterior para ver se há alguma coisa de errado...

Abraço
 
No Domingo quando ligamos a máquina apareceram vários erros, 1 dizia respeito a uma válvula que existe no apoio do motor... Isto segundo o mecânico! Mas ele referiu que não tinha qql tipo de problema... Deverei então preocupar-me com este erro??

Tenho amanhã combinado ir ter com 1 Senhor que tem VAG-Com para verificarmos Sensores da temperatura exterior para ver se há alguma coisa de errado...

Abraço

O que não percebo é o que raio tem o sensor da temperatura exterior a ver com a ventoinha de arrefecimento... :confused:
 
O que não percebo é o que raio tem o sensor da temperatura exterior a ver com a ventoinha de arrefecimento... :confused:

Eu também tenho algumas dúvidas... Mas teoricamente a temperaturas climatéricas superiores a XXºC a ventoinha liga automaticamente, estou eu a supor... Mas se fosse o sensor de temperatura exterior os valores dados no quadrante deveriam estar errados, não é??? É que no quadrante os valores são os correctos...

Abraço
 
Last edited:
O que não percebo é o que raio tem o sensor da temperatura exterior a ver com a ventoinha de arrefecimento... :confused:

Nem eu... mas num Golf V com o da temp ext nas couves o ventilador não parava.... deu erro dele no vag, troquei e a ventoinha parou... tambem fiquei burro ;)

Este sensor é o tal da temperatura exterior?? Está colocado á frente do radiador em baixo??

Cumps

não. esse é da agua radiador.
 
Back
Top