Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A3 8L

Viva! Os 2 espelhos dos retrovisores eléctricos não regulam para a esquerda no meu Audi A3 8L 1.9 TDI 130 de 2002 de 3 portas.

Já experimentei trocar a pequena peça eléctrica que comanda o movimento dos espelhos por outra mas ficou tudo na mesma...

Já mexi na ficha que liga a essa peça.. parece estar tudo bem e não haver maus contactos (parece..).

Esclareço que a peça que troquei é aquela que está a frente do comando dos vidros eléctricos na porta do condutor... que tem 4 setinhas e o botão para escolher entre o espelho do condutor ou pendura...

Os 2 espelhos regulam normalmente para todas as posições (cima,baixo e direita), mas quando carrego na seta da esquerda, acontece que a luz de iluminação vermelha da seta esquerda no interruptor apaga, e não acontece nada... nem o barulho dos motores dos espelhos... nada!

Alguém tem ideia do que poderá ser? Agradeço qualquer ajuda... Obrigado!!!
 
Last edited:
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

amigo e a peca ke trocas-te tava boa?isso para mim e o interruptor de certeza
 
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

- Segue a recomendação do user acima;

- Caso a peça seja nova, verifica de novo as ligações das fichas, de preferencia com um multimetro;

- Em último caso retira os espelhos, só puxar (são de encaixe, mas tem cuidado para não os partires) e verifica se haverá verdete ou algum mau contacto...

Cumps
 
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

Boas! desde já obrigado pela ajuda...

A peça que troquei era de um A3 sinistrado... e se bem que tudo é possível... é muita coincidência que as duas peças estejam avariadas exactamente só para o lado esquerdo e tendo exactamente os mesmos "sintomas" de avaria... (para já queria evitar comprá-la nova que ainda é coisa para custar se calhar uns 50€)

Em relação aos dois espelhos terem "verdete" só para esse lado.. vou verificar 3f... mas só por descarga de consciência.. porque reparem, não acredito que seja isso porque logo os 2 espelhos que para cima, baixo e lado direito andam sem problemas e sem quaisquer sinais de esforço, não fazendo qualquer ranger... ou barulho que indique que estejam "perros" ou em esforço... sinceramente não acho que seja disso..

Acredito pouco que as duas peças estejam avariadas... (acho estranho, até porque não é uma avaria comum nestes audi's a3 8l.. e encontrar logo duas avariadas)... e acredito que seja um problema qualquer de electrónica... tais como ligações ou um módulo qualquer meio maluco que comande essas funções (se é que ele existe que acho que deve existir....)

...Em relação a verificar as ligações com o multímetro... é boa ideia, e eu tenho um mas não sei como fazer para verificar isso... só utilizo aquilo em função de voltímetro para ver às vezes a carga das baterias... algúem me sabe dizer como verifico se os contactos estão bons ou se há passagem? É em função voltímetro...? Ohmímetro...? Desculpem a ignorância!

Na 3.ª feira é o dia da minha folga... e vou verificar melhor as ligações e desmontar os retrovisores para ver o estado por dentro... agradeço a ajuda e entretanto mais informações são bem vindas!
 
Last edited:
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

Concordo com os teus dois primeiros pontos. Era demasiada coincidência sim, mas também, a partir do momento em que a peça não é nova... tudo é possível! ;)

Em relação ao verdete, ou algum eventual mau contacto, também não me parece que seja, mas convém sempre explorar todas as hipóteses!

Já em relação ao uso do multímetro, não te posso ajudar, mas envia PM ao user audifan, ele sabe disso e é um tipo 5 estrelas ;)

Cumps e boa sorte!
 
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

Também me parece muita coincidência... se bem que não ponho de parte que tudo é possivel!!

Em relação à PM está feito:) PM enviada! obrigado pela sugestão "mpercheiro"!
 
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

Caríssimo, no que toca ao teu caso é uma coincidência dos diabos.
Podem ser alguns problemas que fique registado na/s centralina/s e só depois de apagado é que a coisa passa.
De outro modo, pode ser um mau contacto do botão ou das fichas de ligação.
É MUITA COINCIDÊNCIA TERES OS 2 MOTORES AVARIADOS PARA O MESMO LADO. como operam nas outras 3 direcções, deve ser um mau contacto no sistema de comando.

Nunca me aconteceu, mas vou investigar. De qualquer modo uma análise com um VAG-COM é uma boa ideia.

Eu trabalho em Lisboa, se quiseres podemos combinar e tentar ligar o teu carro ao meu pc e ver o que isso nos diz.
 
Re: Ajuda:Avaria!2 espelhos retrovisores eléctricos não regulam só para o lado esq. A

Desenterrei este tópico pois quase um ao depois resolvi a avaria.
Servindo de ajuda para quem no futuro tenha esta avaria no retrovisor, o que se passava era uma interrupção no fio condutor que levava corrente aos espelhos.. e não era interrupção de fio cortado ou algo assim... era alta de passagem...

... que incrivelmente se resolveu quando por descuido, encostei um fio de massa ao fio de corrente de movimenta os retrovisores para a esquerda...

.. deu um curto circuito.. fez faisca... não queimou nada.. nem fusível nem nada.. e incrivelmente restaurou a passagem de corrente.

Por sorte arranjei a avaria.

Fica o depoimento.. obrigado a todos.
 
Back
Top