Eu tentei avisar, mas vocês são muito rápidos nas compras
Melhor que as colunas de origem geralmente costumam sempre a ser, menos em casos com sistemas de origem de alta gama ... Em colunas de 10 cms, o mais comum é variar entre os 20 e os 35 rms, para preços baixos, com 40 ou 50 rms, já se apontam para valores para cima de 50 euros, e isso não é uma coisa que as pessoas gostem muito de despender por uma coisa tão pequena.
As de 13 cms já variam muito mais em preços e em potencias,
rated power é o mesmo que continous power, ambos são outra designação de rms. RMS é basicamente a potência continua que a coluna utiliza, é o que lhe tens de fornecer para que ela funcione em pleno, é o minimo para um funcionamento perfeito. Com menos potência elas trabalham na mesma, nem que seja com 1w rms elas trabalham, mas obvio que não da mesma forma.
Rms tanto podes ver na traseira da coluna, ou na caixa/panfletos informativos ... nas imagens do teu 1º post está lá na caixa, daí eu ter dito atenção ás letras pequenas e não ás grandes
Outra coisa que costuma a escapar a muita gente, é que os próprios rádios têm um amplificador integrado, que se rege pelos mesmos principios, ou seja, aqueles tão famosos 4x50w que a maioria dos rádios apresenta, são na realidade potências máximas que o amplificador do radio produz, a potência rms dos rádios está na realidade entre os 17 e os 25w, e é com base nesse valor que se optimizam as colunas.
É em grade parte por essa razão que após colocar um rádio aftermarket num carro com colunas fraquitas de origem dá origem áquela distorção nos graves.
Abraço, e desculpem o testamento