Ajuda Compra Audi A3 Sportback 2.0 TDI - 140 CV

Tenho um Sportback de 2004 com 160.000 km.

O carro bebe muito óleo (cerca de meio litro a cada 5.000 km), mas isso já acontecia no A4 que tinha dantes e presumo que vai acontecer no Q5 que está para chegar (talvez aqui não por ser comon rail).

O motor 2.0 TDI de 140 cv é um motor injector-bomba, ou seja, cada injector tem uma bomba que injecta o combustível com uma pressão enorme dentro do respectivo piston. Isto faz com que estas "bombas" tenham de ser devidamente refrigeradas e lubrificadas.

A engenheria da Audi optou por utilizar o próprio óleo do motor para fazer isso, contudo recomendam a utilização de um óleo extramamente caro e rico (especificação 506.02 se não estou em erro).

Desde que utilizes este óleo, o carro vai continuar a consumir muito óleo, mas tudo isso está previsto e funciona na perfeição.

O meu, nos 160.000 km, só levou pastilhas dos travões e correia de transmissão (aos 120.000) e leva os filtros todos em cada revisão (cerca de 30.000 em 30.000 km).

Mais importante do que os KM que o carro tem, é o anterior dono e utilização que o carro teve. Se foi maioritariamente auto-estrada e tendo os cuidados que se devem ter com carros com turbo (não ultrapassar as 2.000 rpm até o carro estar quente (estabilizado nos 90 graus) ou não o desligar imediatamente depois de parar (especialmente se vieres a "abrir" e entrares, por exemplo, para dentro de uma bomba de gasolina), o carro deve chegar para aí aos 400.000 km sem grandes problemas (o meu anterior A4 chegou aos 310.000 e só o vendi porque já estava farto de ter o mesmo carro).

Em termos de preço, avaliei junto da Audi o meu A3 à cerca de 1 mês (pois pensei dá-lo como entrada para o Q5) e foi avaliado em 16.000 euros. Tem 160.000 km e tem todos os extras que existam em 2004 (pancada minha). Desde o pacote S-Line, passando pelo MMI, sistema de som Bose, HomeLink, Xenon, pacote de luzes e objectos, e tudo o resto que possas imaginar (luzes automáticas, limpa pára-brisas automático, CDs, etc. e tal - se vieres a apresentação do Q5 que comprei percebes a pancada que tenho).

Assim, os preço que te estão a pedir, em termos de km está bom, em termos de opcionais, não sei se estará.
 
O A3 sempre foi dos carros que mais gostei e sempre pensei que quando trocasse o faria por um.
Era proprietário de um A4 de 110 Cv, que entreguei no Stand com cerca de 330 mil Km´s e reconheço que o automóvel ainda estava aí para as curvas.
O problema grave que me deu foi a bomba injectora, que tive de mandar reparar e que foi cara.
O carrito era de 97, apesar de um full extras, o TDI sport, já não me davam nada por ele e por isso decidi trocá-lo quanto antes. Para o ano ainda tinha que pagar para me ficarem com ele.
Sempre quis um A3, mas depois de muito ler, decidi, adquirir uma viatura de uma outra marca, usado. (importado, com 150 mil Km´s, sempre assistido na marca, comprovado no livro e em teste efectuado na respectiva marca antes de ser realizado o negócio, preço 21 500 Euros.)
Isto aconteceu devido ao famigerado problema do 2.0 TDI. Muitos dizem que a partir de 2005 o problema está resolvido.
Pois tenho duas pessoas conhecidas com estes motores montados em Audis de 2006 e já tiveram de trocar a cabeça do motor, pois ambas fissuraram.
Por causa destas situações, a meu ver vergonhosas por parte de um construtor que apelidam de premium é que vão perdendo clientes.
Pessoalmente a marca de que mais gosto é a Audi, mas tive necessidade de mudar de marca, pois o dinheiro é pouco e não quis arriscar uma reparação dispendiosa. Não quer dizer que o automóvel que comprei não me dê problemas, mas julgo não ser tão propenso a tal.
Cumprimentos a todos.
 
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