Ajuda: consumo de óleo

Já agora aproveito.
O meu A3SB 1.4TFSI de 125cv de 2007 só tem 40.000Km e tenho o serviço longlife, a ultima vez que mudou o óleo foi aos 20.000Km e agora acendeu a luz do óleo e quando fui ver tinha o nivel do óleo baixo e tive que por 0,7LT de óleo... É normal?
 
É desde que não ultrapasse 1 litro por cada 20.000 kms.
Gasta sempre um pouco nesse motor quando se puxa por ele.
 
Boas.
Relativamente ao consumo de óleo, também existiu um A3 1.6 cá em casa e não tocava no óleo. E o que mais espantava era o uso de um 5w40. O consumo que referes, não é normal. Se fosse um carro sobrealimentado, ainda poderia dar o benefício da dúvida, mas sendo normal, não acredito. Os segmentos devem tar a dar de si. Compraste o carro em novo? Esse aquecimento quase de certeza que te empenou a cabeça. Outra coisa que costumava acontecer comigo, era a substituição de termostatos. Estavam sempre a ir à vida. E como consequência, o ponteiro começava a subir um pedaço acima dos 90º. Mas mal acontecia, parava o bólide e reboque.
 
Esse comentário é para o meu carro ou para o anterior?

Boas.
Era para o 1.6. Não tenho experiência nos 1.4 TFSI. Mas sendo turbo, deve consumir alguma coisa. Isto depende muito do estilo de condução, local onde a fazes, etc, etc. Sabe-se que os carros do grupo VAG, mais de 70 ou 80%, sendo turbo, consomem óleo. Há cerca de 2 anos, tive um amigo meu, que vendeu um passat 1.9 tdi de 97 ou 98, com 400 e tal mil kms e não tocava no óleo. É claro que ele tinha uma condução super soft, mas há carros e carros.
Abraço
 
Boas.
Relativamente ao consumo de óleo, também existiu um A3 1.6 cá em casa e não tocava no óleo. E o que mais espantava era o uso de um 5w40. O consumo que referes, não é normal. Se fosse um carro sobrealimentado, ainda poderia dar o benefício da dúvida, mas sendo normal, não acredito. Os segmentos devem tar a dar de si. Compraste o carro em novo? Esse aquecimento quase de certeza que te empenou a cabeça. Outra coisa que costumava acontecer comigo, era a substituição de termostatos. Estavam sempre a ir à vida. E como consequência, o ponteiro começava a subir um pedaço acima dos 90º. Mas mal acontecia, parava o bólide e reboque.

Obrigado Pedro. A tua resposta deixa-me preocupado... Cabeça empenada??? Quais os sintomas disso?? Comprei usado com 174.000 kms mas tem livro revisoes sempre assistido na marca e comigo tem sido assistido na marca também. Aliás foi resolver o problema dos aquecimentos à marca. Era a bomba de água.

Lembrei-me que ele tinha o tubo da vareta do oleo partida e meti adesivo e andou assim meses. só substitui há 2 semanas. Poderá ter sido evaporaçao??? andava assim desde o verao... e foi no fim do verao que assinalou pela 1a vez falta de oleo. Será que podera ter sido isso??? O que acham???
 
Boas.
Os sintomas são vários, mas há um infalível: Liquido de refrigeração a baixar. Dependendo do empeno, baixa.
Quanto à bomba de água, existe uma maca que faz a turbina toda em metal. A meu ver, é melhor que a de origem, pois não corre o risco de se partir e o carro aquecer. (A mim partiu-se uma turbina da bomba de água quando ia a cerca de 170km/h. A sorte foi que nesse exacto momento estava a abrandar para sair da AE. Foi à conta). Quanto ao óleo, podes ter perdido algum pelo plástico da vareta. Mas faz o seguinte teste: Vê bem o nível do óleo e anda cerca de 5 ou 7 mil kms e vê se toca. Já agora, que óleo pões? E quais os intervalos de revisão?

Abraço
 
Boas.
Os sintomas são vários, mas há um infalível: Liquido de refrigeração a baixar. Dependendo do empeno, baixa.
Quanto à bomba de água, existe uma maca que faz a turbina toda em metal. A meu ver, é melhor que a de origem, pois não corre o risco de se partir e o carro aquecer. (A mim partiu-se uma turbina da bomba de água quando ia a cerca de 170km/h. A sorte foi que nesse exacto momento estava a abrandar para sair da AE. Foi à conta). Quanto ao óleo, podes ter perdido algum pelo plástico da vareta. Mas faz o seguinte teste: Vê bem o nível do óleo e anda cerca de 5 ou 7 mil kms e vê se toca. Já agora, que óleo pões? E quais os intervalos de revisão?

Abraço

O liquido nao baixa, esta ha meses no nivel, sem lhe mexer. sim vou estar atento. estou a acrescentar-lhe 10w40 Galp Sintético. já acrescentei 2x meio litro. Mudo oleo e filtros de 10 em 10.000 +-

Obrigado. Abraço
 
Esse problema é recorrente nos 1.6 , eu sofro do mesmo mal. É segmentos. Ainda não sei qual vai ser a solução. O meu carro conta já com 220.000 km e, entre as soluções, ou é abrir e arranjar o motor ou reconstruí-lo ou tentar arranjar um usado com garantia.
 
Epá e fizeste quantos kms com essas adições de óleo?

3000 km e leva meio litro... fiz uns 5 ou 6000...

- - - - - - - - - -

Esse problema é recorrente nos 1.6 , eu sofro do mesmo mal. É segmentos. Ainda não sei qual vai ser a solução. O meu carro conta já com 220.000 km e, entre as soluções, ou é abrir e arranjar o motor ou reconstruí-lo ou tentar arranjar um usado com garantia.

Duarte duvido que seja segmentos. O carro puxa bem, parece ter boa compressao...
 
Por acaso o tópico começou com o 1.6 do Rui1215 :p pag1...
Tenta ver se o fumo que sai do escape tem uma coloração muito escura.. Podes ver isso tapando o tubo de escape levemente com um guardanapo branco...
Ou então retira uma vela e vê se tem oleo na rosca e junto ao polo...

- - - - - - - - - -

Por acaso o tópico começou com o 1.6 do Rui1215 :p pag1...
Tenta ver se o fumo que sai do escape tem uma coloração muito escura.. Podes ver isso tapando o tubo de escape levemente com um guardanapo branco...
Ou então retira uma vela e vê se tem oleo na rosca e junto ao polo...
 
Por acaso o tópico começou com o 1.6 do Rui1215 :p pag1...
Tenta ver se o fumo que sai do escape tem uma coloração muito escura.. Podes ver isso tapando o tubo de escape levemente com um guardanapo branco...
Ou então retira uma vela e vê se tem oleo na rosca e junto ao polo...

- - - - - - - - - -

Por acaso o tópico começou com o 1.6 do Rui1215 :p pag1...
Tenta ver se o fumo que sai do escape tem uma coloração muito escura.. Podes ver isso tapando o tubo de escape levemente com um guardanapo branco...
Ou então retira uma vela e vê se tem oleo na rosca e junto ao polo...
e se tiver oleo na rosca, isso quer dizer o que??
pergunto porque axo que a rosca das minhas velas costumam ter um pouco de oleo..
 
e se tiver oleo na rosca, isso quer dizer o que??
pergunto porque axo que a rosca das minhas velas costumam ter um pouco de oleo..

Vai ao meu projecto e vê... aconteceu-me algo do género... tens de ver se esse óleo desce até à rosca ou se tens toda a parte inferior da vela com óleo... o óleo ou vem da tampa de válvulas (junta da tampa) ou, se vier de baixo, será da câmara de combustão... que nesses casos costuma ser mau sinal (segmentos).
 
Back
Top