É indiferente, a resistência tanto podes ligar no + ou no -, o comportamento do circuito é igual
Ok, obrigado
É indiferente, a resistência tanto podes ligar no + ou no -, o comportamento do circuito é igual
Mas olha a minha curiosidade, para que servem 84 leds de infravermelho a incidir num acrilico?
Bem, experiências feitas, liguei 4 leds em serie a um transformador de 12 V com uma resistência de 47 ohms, ou seja, cada led ficou a receber 1,25 V pelo menos teoricamente (segui os conselhos dos cálculos online) e os leds funcionaram bem, mas a resistencia aqueceu muito. Sei que é normal aquecer um bocado, mas ao fim de 20 min, a resistencia ficou quase preta, é normal? É que nem se conseguia sequer tocar nela, visto queimar logo. Já para não dizer quando usei uma resistencia de 27 ohms que aqueceu ainda mais e então a de 15 ohms começou a queimar um papel por baixo..
Já não sei que mais fazer.. Se alguem me puder ajudar agradecia. É mesmo importante.. Obrigado.
Tu tambem podes diminuir a voltagem na fonte de PC e assim evitas o uso da resistencia, ou seja, a fichazinha que tas a usar que depois vai ligar á fonte tem 4 conectores.
1 amarelo, 1 vermelho e dois pretos.
o amarelo é 12V, o vermelho é 5v e os dois pretos sao massas.
Como tens na figura, ele tá a ir buscar á fonte 12v.
Se trocares os conectores de sitio, se fizeres com que a tua ficha vá ligar ao preto e ao vermelho da ficha da fonte, passas a ficar com o sistema alimentado a 5V. Ficando cada led a consumir 1,25v.
Mas se ainda achares que é pouco, se fizeres com que a tua ficha vá ligar ao amarelo e ao vermelho da ficha da fonte, ficas com o sistema alimentado a 7V. Ficando cada led a consumir 1.75V.
Espero ter conseguido explicar
Podes usar na mma uma resistência de 47 ohm mas de maior potência, a ideia é q consiga dissipar mais potência sem aquecer tanto, tipo uma de 5w deve resolver o problema de aquecimento..
Está a usar daquelas pequenas certo? Essas normalmente são de 1/4 de watt
each 47 ohm resistor dissipates 1057.5 mW
Podes usar na mma uma resistência de 47 ohm mas de maior potência, a ideia é q consiga dissipar mais potência sem aquecer tanto, tipo uma de 5w deve resolver o problema de aquecimento..
Está a usar daquelas pequenas certo? Essas normalmente são de 1/4 de watt