As barras que vocês chamam cromadas, não são nem cromadas, nem pintadas, nem em cru. São anodizadas. Levam um tratamento que as faz ficar com a côr do alumínio mas com uma capa protectora.
Se fossem cromadas, eram tipo espelho. Neste caso são escovadas com um grão fino e depois anodizadas. Se fossem polidas em vez de escovadas ficavam tipo cromadas.
ricardoreis disse:
o que te posso dizer é o seguinte, eu nem pintei nem cromei, tinha as barras pretas na minha Allroad e o que fiz.. desmontei as barras, com diluente celuloso e algum esfregao verde e muita paciencia, toca a molhar o diluente no esfregao e esfrega pra ca e esfrega pra la e a tinta toda preta que tinha saiu toda.. da um bocado de trabalho mas no final ver os €€ ainda na carteira souberam bem, uma coisa é cerrta de uma maneira ou de outra eu queria era as barra cromadas. Cumprimentos a todos.
Espero que com o tempo o alimínio não fique muito atacado, pois o mais provável é isso acontecer, visto que se lhe tiraste a tinta, que estava a servir de protecção superficial ás barras, neste momento estão propensas à corrosão (o alumínio corroi) e acabam por ficar feias com o tempo.
Mesmo que as mandes polir, nunca vão ter um elemento que as proteja verdadeiramente.
Uma hipótese é anodizar as barras, em que as levam a um banho de ácidos para retirar a protecção superficial existente e as mergulham noutro banho para lhe darem uma nova anodização.
Pelo que ouvi até agora, as anodizações aqui em Portugal não são grande coisa e as barras acabam sempre por ficar num cinza mais escuro do que se pretende.
A vantagem de ser anodizado ao invés de pintado é a resistência da protecção quando se apertam (mal) barras transversais. A tinta descasca, enquanto que a anodização não.