Deixo aqui a minha opinião, dado que passei por esse dilema até sexta-feira passada :twisted:
Se procurares bem, consegues comprar uma nacional por um valor bom a particulares e com poucos kms (reais).
Tenta saber quanto um stand dá pelo carro que tu queres (esquece as revistas que não servem para nada).
Ficas com uma ideia de quanto o particular consegue pela carrinha à troca. Imagina que o stand dá 20.000 e vende por 25.000 (é normal, pois tem custos, garantia, impostos, preparação, etc). Consegues comprar a particular por 21000, porque já é um ganho face ao que lhe dão e fica com o dinheiro para comprar onde bem lhe apetecer e for mais vantajoso.
Pode ter menos equipamento é certo, mas a probabilidade de seres enganado é muito menor. Podes dizer que não tens garantia, mas tens um valor que poupaste para o caso de necessitares de arranjar alguma coisa. Em todo o caso podes experimentar o carro antes e ficas logo com uma ideía mais concreta.
As importadas para mim são outra boa opção, mas só se fores tu directamente buscar (ou através de alguém de confiança).
Se vais à toa a um stand, arriscas-te a apanhar o que eu apanhei, a pedirem 29.000 euros por uma S-Line de 2002 importada, e quando perguntei pelo livro de revisões e kms disseram-me:
"Isso os kms não interessa. Nós sabemos que 'eles' (os alemães :roll
tiram kms. Não importa se tem 100, 200 ou 300.000 kms, nós damos garantia de um ano de uma ponta à outra" !!!
Ou seja, durante um ano tens o problema resolvido. Passado esse ano, tens um carro maduro que te pede uma caixa de velocidades nova com "100.000 kms". :evil:
Se pensares numa importada vai lá tu (o amigo Lucianorato aqui do fórum dá-te uma ajuda excelente) e poupas algum, ou então compra uma aqui do fórum em que consigas confirmar os kms, tipo a do Artur que está linda (já a vi ao vivo) e cheia de extras e que ele te pode ligar ao pc e confirmar os kms.
Em relação aos kms que vês nas importadas em stands (e até em algumas nacionais) só te digo o seguinte:
Vê quanto custa na alemanha um carro igual com poucos kms e em bom estado. Acrescenta-lhe o I.A., acrescenta-lhe as despesas de ir buscar, a margem do stand, o valor das garantias, custos de preparação etc. Nota que muitas vezes ainda gastam mais uns cobres a meter jantes grandes e pneus novos.
Depois diz-me como é que podem ser vendidas a preços excelentes que muitas vezes se encontram...
É a minha maneira de ver as coisas, apenas