Ajuda, Procedimentos a tomar devido, Acidente tampa esgoto saltou

Boas, solicito ajuda em relação aos procedimentos que devo tomar devido a um acidente que tive ontem á tarde. Então o que se passou foi o seguinte, seguia eu muito bem numa estrada no estoril por volta das 16h30, ao entrar numa rotunda começo a sentir uma coisa a bater por baixo do carro até que sinto uma das rodas traseiras a dar uma forte pancada, foi tudo muito rápido que nem tive tempo de perceber o que acabara de acontecer. Depois de sair do carro constatei que a tampa de uma caixa de esgoto se encontrava fora e se encontrava ligeiramente empenada, ou seja o meu carro quando passou por cima da tampa com a roda da frente fez com que esta salta-se do sitio devido a ter esse tal empeno fazendo com que a roda de trás entra-se na caixa do esgoto e acabou por rebentar com o pneu e jante que ficou mesmo partida. Entretanto algumas pessoas presentes no local informaram-me que aquela tampa já tinha saltado do sitio por diversas vezes e mais carros acabaram por enfiar as rodas na caixa de esgoto depois de mim, mas apenas rebentaram pneus, fizeram a troca e seguiram a sua vidinha (estamos em portugal) enquanto eu esperava pela autoridade. Chegada a autoridade ao local tomaram nota da ocorrência e me informaram que tenho que me deslocar/informar a câmara municipal de cascais e apresentar o sucedido. Agora a minha dúvida é uma vez que tenho seguro e ele serve para resolver estas situações deixar ao cuidado deles? Ou terei que fazer de intermediário entre a câmara e a seguradora? Agradeço a quem possa dar sugestões para resolver este problema que já sei que será bastante complicado de resolver. Cumprimentos
 
Para resolveres o teu problema, deves fazer o seguinte:
- enviar carta á Câmara Municipal/Serviços Municipalizados da área onde ocorreu o sinistro, devidamente fundamentada, ou seja, se possível com fotos do local, dos danos causados, se possível orçamento com o valor da reparação e acima de tudo, cópia do auto elaborado pelas autoridades.
Porque por norma os Municípios possuem um seguro de responsabilidade civil, mas em alguns casos, uma das exclusões, são os acidentes provocados por tampas de saneamento.
Mesmo que a Câmara Municipal ou Serviços Municipalizados tenham a exclusão que falei em cima na apólice de seguro, eles são responsáveis pela conservação/manutenção da tampa de saneamento.
Tens todo o direito a ser ressarcido pelos danos causados na tua máquina.
 
Boas, solicito ajuda em relação aos procedimentos que devo tomar devido a um acidente que tive ontem á tarde. Então o que se passou foi o seguinte, seguia eu muito bem numa estrada no estoril por volta das 16h30, ao entrar numa rotunda começo a sentir uma coisa a bater por baixo do carro até que sinto uma das rodas traseiras a dar uma forte pancada, foi tudo muito rápido que nem tive tempo de perceber o que acabara de acontecer. Depois de sair do carro constatei que a tampa de uma caixa de esgoto se encontrava fora e se encontrava ligeiramente empenada, ou seja o meu carro quando passou por cima da tampa com a roda da frente fez com que esta salta-se do sitio devido a ter esse tal empeno fazendo com que a roda de trás entra-se na caixa do esgoto e acabou por rebentar com o pneu e jante que ficou mesmo partida. Entretanto algumas pessoas presentes no local informaram-me que aquela tampa já tinha saltado do sitio por diversas vezes e mais carros acabaram por enfiar as rodas na caixa de esgoto depois de mim, mas apenas rebentaram pneus, fizeram a troca e seguiram a sua vidinha (estamos em portugal) enquanto eu esperava pela autoridade. Chegada a autoridade ao local tomaram nota da ocorrência e me informaram que tenho que me deslocar/informar a câmara municipal de cascais e apresentar o sucedido. Agora a minha dúvida é uma vez que tenho seguro e ele serve para resolver estas situações deixar ao cuidado deles? Ou terei que fazer de intermediário entre a câmara e a seguradora? Agradeço a quem possa dar sugestões para resolver este problema que já sei que será bastante complicado de resolver. Cumprimentos



fizeste bem em ter chamado a policia para ter uma prova mais concreta e fundamentada , numa situação destas é o melhor a fazer , mas se tiveres testemunhas locais pode ser que ajudem tb, pois se já aconteceram mais vezes já a deviam ter reparado . .

abraço
 
Last edited:
Por carta? Esqueçam lá isso senão o homem quando receber o dinheiro já vendeu o carro...


Pegas nas fotos todas (se tiraste)
Testemunhas (se tiveres)
Auto da Policia (depois de o ires levantar pa semana)
Orçamento da reparação (feito por uma oficina)

Entras no site dos S.M.A.S e tens lá uma minuta propria pra essas coisas, sacas esse formulário, e envias para o mail deles devidamente preenchido e acompanhado desses documentos todos.

Depois aí resta-te esperar e fazer o maximo barulho possivel, liga todos os dias de manhã e á tarde se for preciso, se tiveres hipotese de la ir pessoalmente melhor ainda dependendo do valor da reparação, ou pagam os serviços municipalizados, ou se exceder um certo valor (que agora não sei quanto é) eles acionam esse tal seguro de responsabilidade civil, depois aí tens de comçar a apertar com a seguradora.

Atenção, se isso acontecer, imagina que a reparação é de 850€ e o valor maximo que o S.M.A.S pode pagar é 500€, eles (companhia de seguros deles) vão querer passar-te um cheque apenas no valor que excede esses 500, ou seja, vão-te pagar esses 350€ a mais e vão-te dizer que os tais 500 tens de ir receber á Camara, não vás nessa cantiga.
 
O que falas na parte final deve dizer respeito á franquia, ou seja, imagina que o seguro dos serv. munic. tem uma franquia de 250 euros e a despesa são 300 euros.
Aí então os serv. municipalizados pagam o valor da franquia (250 euros) e a seguradora apenas assume a diferença até aos 300. Isto no caso de existir franquia.
Mesmo assim, o lesado tem sempre o direito de ser idemnizado.
 
Muito obrigado pela rapidez com que disponibilizaram informações, já sei que isto vai ser complicado de resolver devido ás burocracias que existem, mas tenho bastantes fotos onde se vê perfeitamente o empeno da tampa e até videos de carros a passarem por cima da tampa depois de a terem colocado novamente no sitio vê-se a tampa a saltar. Se a seguradora e os serviços minicipais não chegarem a um consenso quanto tempo tenho para seguir o caso para tribunal? Amanhã já vou á minha seguradora expor o caso e depois vou fazer como o TDi... sugeriu.
 
O que falas na parte final deve dizer respeito á franquia, ou seja, imagina que o seguro dos serv. munic. tem uma franquia de 250 euros e a despesa são 300 euros.
Aí então os serv. municipalizados pagam o valor da franquia (250 euros) e a seguradora apenas assume a diferença até aos 300. Isto no caso de existir franquia.
Mesmo assim, o lesado tem sempre o direito de ser idemnizado.

Exactamente, é isso mesmo, mas eu não tenho nada a ver com esses assuntos e não sou eu como lesado que tenho de andar pa trás e pa frente a receber X daqui e Y dali, eles que se desenrasquem e cheguem a acordo para pagarem tudo duma vez, eu tambem não pago os meus impostos ás prestaçoes pois não? Bastou fazer esta pergunta em alto e bom tom numa agencia da seguradora deles para aparecer logo o cheque do valor total, infelizmente o Portugues só consegue resolver as coisas assim, é começar a levantar a voz e dizer umas cara***das pa toda a gente ouvir e eles se mexerem.

Quando disse aqui no forum o que me aconteceu tal como fez agora o Nuno_A4sport tambem toda a gente dizia que ia receber passado 2 anos com sorte, e em 2 meses resolvi o assunto.

Fui chato? Fui, todos os dias ligava pra lá e fui la muita vez pessoalmente.
Fui malcriado? Fui, tanto nos serviços municipais de Loures como na companhia de seguros deles.

Mas tal como ja disse, neste país só assim se consegue resolver alguma coisa.

Não te preocupes que não tens de ir a tribunal com eles, eles pagam, o tempo de demoram a pagar depende da tua "insistência".:D
 
Exactamente, é isso mesmo, mas eu não tenho nada a ver com esses assuntos e não sou eu como lesado que tenho de andar pa trás e pa frente a receber X daqui e Y dali, eles que se desenrasquem e cheguem a acordo para pagarem tudo duma vez, eu tambem não pago os meus impostos ás prestaçoes pois não? Bastou fazer esta pergunta em alto e bom tom numa agencia da seguradora deles para aparecer logo o cheque do valor total, infelizmente o Portugues só consegue resolver as coisas assim, é começar a levantar a voz e dizer umas cara***das pa toda a gente ouvir e eles se mexerem.

Quando disse aqui no forum o que me aconteceu tal como fez agora o Nuno_A4sport tambem toda a gente dizia que ia receber passado 2 anos com sorte, e em 2 meses resolvi o assunto.

Fui chato? Fui, todos os dias ligava pra lá e fui la muita vez pessoalmente.
Fui malcriado? Fui, tanto nos serviços municipais de Loures como na companhia de seguros deles.

Mas tal como ja disse, neste país só assim se consegue resolver alguma coisa.

Não te preocupes que não tens de ir a tribunal com eles, eles pagam, o tempo de demoram a pagar depende da tua "insistência".:D

Pois já vi que então vou ter que andar nesta guerra dia sim dia não, porque caso contrário não resolvem a situação. Até parece mentira que mandei reparar e pintar as jantes á 3 meses e agora já tenho uma partida...
 
Back
Top