Ajuda: tremor aos 140 km/h

A minha máquina, depois de investir algum dinheiro, tem-se portado bem. É um A3 8L 1.6 (AKL) de Dez 2000. Tenho feito diversas viagens ao norte, sempre a rasgar, e tudo ok. No entanto há uma situação que me aborrece e intriga e pedia a vossa opinião:
Apesar de já contar com 193.000 km, o motor está suave e progride bem mas quando chega aos 140 km/h sinto um tremor geral no carro (que vem do compartimento do motor) e parece que o motor perde suavidade e tem um trabalhar mais esforçado e "arranhado". Isto só acontece mesmo quando toca nos 140 km/h... mal subo o tremor desaparece e continua suave. Tanto acima como abaixo dos 140, tudo normal, mas assim que subo ou desço a velocidade, ao passar pelos 140 km/h sinto o tremor geral. Se ficar nos 140 o tremor mantém-se.

O que acham?
Obrigado desde já.
 
Eu no meu A4 tinha algo semelhante por volta dos 100, quando fui ver não tinham apertado um dos apoios da caixa e um parafuso que ligava a caixa ao bloco estava desapertado, depois de apertar tudo ficou normal.

Verifica os apoios do motor ou da caixa se está tudo bem apertado e nenhum partido :)
 
A minha máquina, depois de investir algum dinheiro, tem-se portado bem. É um A3 8L 1.6 (AKL) de Dez 2000. Tenho feito diversas viagens ao norte, sempre a rasgar, e tudo ok. No entanto há uma situação que me aborrece e intriga e pedia a vossa opinião:
Apesar de já contar com 193.000 km, o motor está suave e progride bem mas quando chega aos 140 km/h sinto um tremor geral no carro (que vem do compartimento do motor) e parece que o motor perde suavidade e tem um trabalhar mais esforçado e "arranhado". Isto só acontece mesmo quando toca nos 140 km/h... mal subo o tremor desaparece e continua suave. Tanto acima como abaixo dos 140, tudo normal, mas assim que subo ou desço a velocidade, ao passar pelos 140 km/h sinto o tremor geral. Se ficar nos 140 o tremor mantém-se.

O que acham?
Obrigado desde já.

tive o mesmo problema há tempo com o meu A4 b6 tambem e resolveu-se simplesmente com um pneu da frente deformado, troquei de pneus e foi remédio santo.
 
Não me tinha ocorrido essa. Vou ver dos apoios de motor/caixa então.
Também pensei que pudesse ser rolamentos mas penso que rolamentos não se manifestam só a uma determinada velocidade...

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tive o mesmo problema há tempo com o meu A4 b6 tambem e resolveu-se simplesmente com um pneu da frente deformado, troquei de pneus e foi remédio santo.

Também podia ser mas troquei os 4 pneus há cerca de 3 meses... Poderá ser uma jante deformada???
 
Não me tinha ocorrido essa. Vou ver dos apoios de motor/caixa então.
Também pensei que pudesse ser rolamentos mas penso que rolamentos não se manifestam só a uma determinada velocidade...

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Também podia ser mas troquei os 4 pneus há cerca de 3 meses... Poderá ser uma jante deformada???

Penso que pode ser uma jante, mas acho que se fosse uma jante sentias no carro todo, mas posso estar enganado, olha para dentro das jantes ver se vês alguma coisa de anormal.
 
Tambem sou da opiniao que se for a jante empenada ou descalibrada fazia sempre depois de certa velocidade, no meu jeep soluçava aos 90 km/h e era so a essa velocidade, problema estava no medidor de massa de ar.
 
Tambem sou da opiniao que se for a jante empenada ou descalibrada fazia sempre depois de certa velocidade, no meu jeep soluçava aos 90 km/h e era so a essa velocidade, problema estava no medidor de massa de ar.

O meu não soluça, sente-se uma vibração geral.
Medidor de massa de ar não é pq o meu é gasolina.
Pode ser realmente alinhamento como disse o Mestre Rafael mas acho estranho pq alinhei há pouco tempo também. Mas posso ter desalinhado com uns buracos a mais na estrada...
 
Boas. Rolamentos penso que não. Quando os rolamentos começam a gripar, manifestam-se logo com barulho. Ouves alguma chiadeira?

Não me tinha ocorrido essa. Vou ver dos apoios de motor/caixa então.
Também pensei que pudesse ser rolamentos mas penso que rolamentos não se manifestam só a uma determinada velocidade...

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Também podia ser mas troquei os 4 pneus há cerca de 3 meses... Poderá ser uma jante deformada???
 
O meu não soluça, sente-se uma vibração geral.
Medidor de massa de ar não é pq o meu é gasolina.
Pode ser realmente alinhamento como disse o Mestre Rafael mas acho estranho pq alinhei há pouco tempo também. Mas posso ter desalinhado com uns buracos a mais na estrada...

Rui a direcção não desalinha assim, a não ser que andes a fazer tt, ou tenhas acertado nalgum buraco grande recentemente, vê os apoios em primeiro lugar, ás vezes é só mesmo algum apoio desapertado e não gastas € nenhum :)
 
Boas. Rolamentos penso que não. Quando os rolamentos começam a gripar, manifestam-se logo com barulho. Ouves alguma chiadeira?

Não... chiadeira nao...

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Rui a direcção não desalinha assim, a não ser que andes a fazer tt, ou tenhas acertado nalgum buraco grande recentemente, vê os apoios em primeiro lugar, ás vezes é só mesmo algum apoio desapertado e não gastas € nenhum :)

Não gastar $ nenhum é o que a malta quer!
Agora quando for trocar o kit de distribuição vou dizer aos homens para verem os apoios do motor então.
 
Boas, também tive um problema meio parecido a esse com o BMW, tremia ao passar dos 80km, achei estranho porque tinha metido 4 pneus novos e 2 meses antes não fazia, fui a uma oficina de pneus verificaram as 4 jantes uma estava mal calibrada, talvez tivesse perdido os chumbos.

Problema resolvido.


Confirma as jantes se mexeram nelas a pouco tempo.
 
Fui substituir a correia de distribuição à Audi e sem lhes dizer nada (esqueci-me) o problema veio resolvido... Ainda bem!
Obrigado e desculpem o desenterro do tópico.
 
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