ALERTA: Vigarice com venda de carros usados

Boa noite.
Não sei se há pessoas em Portugal a cairem nisto, mas conto o que aconteceu comigo e pelos vistos com mais pessoas. Experimentem googlar "used car scam" e vejam o que dá...
Então é assim: Tenho o meu outro "brinquedo" à venda e pus anúncio num site nacional. Pela segunda vez, recebo mensagem no telemóvel, em inglês, de alguém que se diz muito interessado na compra e manda email.
Envio o email a perguntar se quer ver o carro e recebo imediatamente resposta do suposto comprador a dizer que não está em Portugal, mas que quer fazer a transacção via paypal e depois manda um representante levantar o carro. Para isso, pede o meu nome, o meu endereço de email e endereço físico.
O que se segue é previsivelmente o seguinte:
1) Recebo a seguir um email falsificado, mas supostamente da Western Union, dizendo que tenho de enviar por exemplo 1000 euros ao comprador para custear o transporte do carro.
2) Recebo outro email falsificado, mas supostamente do paypal, dizendo que a transacção foi feita pelo valor de venda mais 1000 euros, mas que não pode ser completada porque tenho de pagar essa verba ao suposto comprador.
3) Recebo outro email do "artista" dizendo que fez a transferência por mais 1000 euros, para me "compensar" :D
4) A seguir, meus amigos... se fizesse isto, ficaria sem os 1000 euros e dinheiro da compra do carro, nem vê-lo.

Na net, vi algumas variantes que podem ser ainda mais convincentes, tipo o aldrabão faz mesmo a transacção via paypal (o que dá um aspecto mais autêntico), mas depois anula-a. É muito fácil anular porque o paypal tem um modo de protecção do comprador que funciona muito bem nestas transacções de valor mais elevado.

Ou pior ainda: mandando a identificação da conta paypal, eles conseguem fazer um break à password e limpam o saldo do nosso cartão de crédito que está associado.

Podem ver abaixo cópias da correspondência que acabo de trocar com um desses scammers. Como já era a segunda vez que me acontecia, eu estava alerta, de modo que às tantas respondi que pagasse por paypal ao representante dele em Portugal, e ele me desse o dinheiro em cash contra a entrega do carro. Ainda falei dos documentos, tipo o vendedor é que levanta a questão porque o comprador quer um carro e nem se preocupa com o registo no nome dele. Mas o artista não percebeu, ainda respondeu e para o calar tive de lhe mandar um link para um forum em que denunciam estes scams :D

(os emails estão do mais recente para o mais antigo)



 
outra vez isto???????

qualquer dia vão abrir um tópico a avisar para nao acreditarem no pai natal lololol

mas será que ainda há alguem com dois dedos de testa a cair nesses contos do vigário? :evil:
 
Acho muito bem haver coragem para denunciar estas situacoes...
Eu por acaso nao vendo nada assim nestes termos.
So uma coisa, da mesma maneira que ele pode anular a transferencia, tu tambem o podes fazer
O caso deve ser denunciado a paypal e a propria Western Union, pois assim estas entidades tem
como procurar, e so seguir os IP's dos emails em questao.
Quer a Paypal quer a Western Union tem reputacaos a manter e nao tem interesse em publicidade
negativa ou estarem envolvidos em esquemas.
O problema so e grave se o comprador for proveniente da Nigeria, porque la estes porcarias nao sao punidas
por lei, infelizmente...
 
Tenho a ideia que depois de ordenado o pagamento no paypal nao se pode anular, so mesmo abrindo uma disputa com a outra pessoa, a paypal analisa e depois da uma decisao e atençao que nao protege tao bem assim o comprador, mas pronto certamente seria esquema :|
 
Back
Top