Boas, eu acho que posso responder com conhecimento de causa pois possuo um A3 1.9 8L e uma 156 TS SW, para além disso privo diariamente com quem tenha vindo de uma 159 MJet para uma A4 all road, é assim, eu no meu caso se for pelo preço da manutenção então aí o A3 perde bastante, é verdade que no meu caso o meu A3 tem muitos mais km que a Alfa mas o preço das peças é ligeiramente mais caro para o A3, já ouvi falar por ai de barulhos no interior, aqui posso dizer que a minha 156 é de longe mais silenciosa que o A3 muito mais silenciosa e sem qualquer ruido parasita mesmo com os seus B6+molas Eibach, em termos de dinâmica a 156 está a outro nivel e para quem gostar de uma condução mais empenhada o A3 simplesmente não está no mesmo patamar, a forma como aborda as curvas o provocar a traseira para se soltar e dar uma contrabrecagem, muito bom mesmo, conforto da 156 em melhor plano. o A3 ganha numa maior sensação de robustez da montagem dos paineis exteriores e fixação de alguns elementos interiores em que sim é melhor mas a alfa mesmo inferior não compromete, os bancos audi são mais a meu gosto com esponjas rijas e tecido mais resistente, a espuma Alfa é mais mole e com o tempo começa a deformar, atenção que nos estofos em pele da alfa a espuma é mais rija e não ha deformações. Para quem apenas faz viagens em ritmo de cruzeiro talvez o Audi seja melhor.. talvez é uma questão de gosto. Agora a pessoa minha conhecida que veio da 159 para a A4 All road, ainda hoje se lembra do curvar da 159 e diz que a A4 é bom carro sim, mas um Panzer sem emoção é boa para auto-estradas mas para quem sobe e desde a serra de sintra para colares todos os dias a 159 dava mais gozo, avarias nada a falar nas duas, manutenção idem mas atenção que são carros de renting, a escolha da A4 derivada de ter de andar frequentemente em troços fora da estrada e aí a 159 rapava por baixo, ainda se foi ver uma 159 4x4 2.4 JTD mas neste campo a A4 All Road dava cartas.
Se um é melhor que o outro ?? venha o diabo e escolha, é mais uma questão de filosofia do produto e estilo de condução, agora estar com essas ideias de que o carro avaria todos os dias e mais qq coisa, esquece isso o meu A3 havia tempos que travava o pessoal da Portilavauto por tu e a Alfa nunca andou de reboque... por isso não vás nessas cantigas, escolhe o carro que te faça sentir melhor e boa sorte com ele que é o principal.