Muitos carros alemães, os que têm suspensão multi link ou derivados, têm um alinhamento de fábrica com uma convergência fechada..
A convergência é mais fechada pois a partir de uma certa velocidade, a convergência digamos que "abre" devido ao tipo de suspensão ser multi braços e aí a convergência fica perto ou mesmo nos 0°, sendo essa o ideal para manter um desgaste de pneus uniforme. Nestes carros ao meteres uma convergência nula, quando o carro vai à estrada, com a velocidade a convergência abre demais e o os pneus vão sofrer um desgaste prematuro. O carro não está desalinhado, mas os pneus vão sofrer mais.
Em Portugal, vá-se lá saber porquê, a convergência tem de ser nula, 0° (com alguma tolerância). Daí muitos carros serem alinhados e logo a seguir reprovarem no IPO.
A convergência é mais fechada pois a partir de uma certa velocidade, a convergência digamos que "abre" devido ao tipo de suspensão ser multi braços e aí a convergência fica perto ou mesmo nos 0°, sendo essa o ideal para manter um desgaste de pneus uniforme. Nestes carros ao meteres uma convergência nula, quando o carro vai à estrada, com a velocidade a convergência abre demais e o os pneus vão sofrer um desgaste prematuro. O carro não está desalinhado, mas os pneus vão sofrer mais.
Em Portugal, vá-se lá saber porquê, a convergência tem de ser nula, 0° (com alguma tolerância). Daí muitos carros serem alinhados e logo a seguir reprovarem no IPO.