Voltei,neste teu caso tenho as minhas serias duvidas que fosse a junta, mas sim a camisa estalada.Passo a explicar, tu poderias ter a camisa estalado na parte de cima junto a cabeça, estaladela essa que abria com a dilatação da temperatura,e fechava com o arrefecimentodo motor.Quando paravas o motor , como deves saber ele começava a arrefecer e a fenda a fechar,neste espaço de tempo ate a fenda fechar a agua passa para cima do piston e talvez como a fenda era pequena passava pouca agua, não suficiente para transburdar para fora da camera de injecção do piston.È a unica explicação que encontro para este caso sem meter agua no oleutra coisa taxa de compressão é uma coisa, pressão de compressão é é uma outra coisa,passo tambem a explicar-te, quando referes que motores atmosfericos tem menos taxa de compressão,estas a cometer dois erros!1º-um motor atmosferico pode ter uma taxa de compressão maior que um motor turboalimentado. 2º-o que tu querias dizer era que os motores atmosfericos tem menos pressão dentro dos cilindros que os motores turboalimentados.Estranho porque como deves saber a agua em cima dos pistons tambem passa para o oleo atraves dos segmentos e como tambem deves saber cada segmento tem uma abertura,abertura essa maior em motores ja rodados portanto...quando a junta esta estragada entre os dois canais (oleo e agua) mistura é oleo na agua.