Amp. 2 canais/4 som colunas frente

Bom dia companheiros;

Antes que eu faça asneira, queria perguntar a quem tem conhecimentos de electronica auto se a um amplificador de 2 canais se pode ter ligado ao mesmo tempo 2 colunas e um Sub?
Eu neste momento apenas tenho ligado um Sub em Bridge mas penso que ao poder ligar tambem duas colunas tenho de ter o sub ligado a um dos canais juntamente a uma das colunas sem ser em bridge certo?
E já agora, duvida muito estupida....para amplificar as colunas basta ligar a estas os fios que saiem do amp dos respectivos canais?

obrigado
 
Last edited:
Re: Ajuda - Amplificador 2 canais

Ps: tou com ideia de amplificar as colunas da frente ( Nokia de origem )...valerá a pena? a ideia de ter um amp de 4 canais é mesmo para isto, amplificar as colunas da frente e um Sub.

Vá lá pessoal, o que dizem? valerá a pena?
 
Re: Ajuda - Amplificador 2 canais

Explicação técnica à primeira questão não posso dar porque não sou técnico da área, mas posso dar-te a minha opinião por experiência, já tive um amplificador de 4 canais ligado com 11 colunas (uma delas era o sub de 400 rms), e funcionava muito bem e sem problemas.

Em relação à segunda questão, para que queres amplificar essas colunas?

Um abraço.
 
Re: Ajuda - Amplificador 2 canais

Não sei vou dizer asneira mas....como não são amplificadas ao contrario das de trás, era tentar tirar algum rendimento das mesmas...daí eu estar a pedir opinião pois tambem não domino muito som auto:)
Como tenho um amp com sub com som porreiro e como as colunas d tras são amplificadas pelo amp de origem, acho fraco o som que vem das colunas da frente. Quero ter um som razoável nestas colunas...é que ando com as defenições do fader só para som traseiro:(...daí a minha questão. Quero saber se vale a pena amplificar as colunas de origem ou se é melhor comprar umas novas e liga-las ao amplificador.
E já agora:), eu tenho 2 RCA´s que trazem a informação do radio ( Alpine ) para o Amp. Se eu colocar um Amp de 4 canais, tenho de alterar alguma configuraçãi neste aspecto ou os 2 RCA´s funcionam igual quer seja um amp de 2/4 ou mais canais?

Ps: já agora, as colunas da frente são de tamanho 13 ou 11?
 
Last edited:
não ligues as colunas nokia a um amplificador.... para isso tira as colunas fora e liga 12Vnos terminais para queimarem mais depressa :D

as colunas nokia estão preparadas para trabalhar com os 10W rms do radio OEM... acima disso vão derreter.
 
não ligues as colunas nokia a um amplificador.... para isso tira as colunas fora e liga 12Vnos terminais para queimarem mais depressa :D

as colunas nokia estão preparadas para trabalhar com os 10W rms do radio OEM... acima disso vão derreter.

ok:)~

Portanto; a solução passará mesmo por comprar outras colunas melhorzinhas e aí sim, amplificá-las certo?
Já agora, as culnas são de tamanho 11 não é? para colocar ums de 13 tenho de comprar um adaptador mas será que elas depois cabem lá no sitio das 11?????
 
ok:)~

Portanto; a solução passará mesmo por comprar outras colunas melhorzinhas e aí sim, amplificá-las certo?
Já agora, as culnas são de tamanho 11 não é? para colocar ums de 13 tenho de comprar um adaptador mas será que elas depois cabem lá no sitio das 11?????


Yes.... adaptador de 13 e compra umas colunas a home :D para amplificar....
 
de 30 a 40W RMS.... deve ser o ideal para o teu amplificador de 400W. 4X100W de 30W ~ 40W RMS saida...
 
de 30 a 40W RMS.... deve ser o ideal para o teu amplificador de 400W. 4X100W de 30W ~ 40W RMS saida...
ok, e por acaso tens ideia se posso com um amp de 4 canais ter os dois dianteiros ligados e os dois traseiros ligados em bridge só para o sub? o sub é de 600w.

obrigado pelas dicas até agora.
 
Bem, o que aqui vai...
Nao, nao dá, mas não dá mesmo!
Para ligar um amplificador a 4 colunas e mais um sub, tem de ser:

Amp 2 canais para 4 colunas (com 2ohms de impedancia) com 2 colunas por canal + um canal independente para sub.

Amp 4 canais (2 canais para 2 colunas (ou 4 se for um amp de 2ohms) e outros 2 canais em bridge só para o sub)

Amp 5 canais, 4 para as colunas e um para o sub.

Não tiras mais rendimento por ligar 2 colunas a um canal, pois apenas repartes a potencia do amp pelas duas.
Sendo as colunas do carro de 4ohms cada, quando ligas duas ao mesmo canal, estas ficam a trabalhar em 2 ohms, daí só poderes fazer isso com um amp de 2ohms de saída (senao pode queimar ou perder qualidade sonora).
Aconcelho-te a apenas usar o teu amp de 2 canais só com o sub, poes o radio com os graves quase no minimo, e deixas o sub tratar de te fornecer graves. Se queres amplificar as colunas, primeiro deves trocar as OEM por outras especificas para o efeito e mais potentes. Depois comprar um amplificador com canais suficientes para alimentar todas as colunas independentemente. As unicas colunas que podes acrescentar junto com as colunas do carro, são twiters, pois estes não interferem na impedancia por possuírem um condensador que apenas deixa reproduzir agudos.
 
Last edited:
Bem, o que aqui vai...
Nao, nao dá, mas não dá mesmo!
Para ligar um amplificador a 4 colunas e mais um sub, tem de ser:

Amp 2 canais para 4 colunas (com 2ohms de impedancia) com 2 colunas por canal + um canal independente para sub.

Amp 4 canais (2 canais para 2 colunas (ou 4 se for um amp de 2ohms) e outros 2 canais em bridge só para o sub)

Amp 5 canais, 4 para as colunas e um para o sub.

Não tiras mais rendimento por ligar 2 colunas a um canal, pois apenas repartes a potencia do amp pelas duas.
Sendo as colunas do carro de 4ohms cada, quando ligas duas ao mesmo canal, estas ficam a trabalhar em 2 ohms, daí só poderes fazer isso com um amp de 2ohms de saída (senao pode queimar ou perder qualidade sonora).
Aconcelho-te a apenas usar o teu amp de 2 canais só com o sub, poes o radio com os graves quase no minimo, e deixas o sub tratar de te fornecer graves. Se queres amplificar as colunas, primeiro deves trocar as OEM por outras especificas para o efeito e mais potentes. Depois comprar um amplificador com canais suficientes para alimentar todas as colunas independentemente. As unicas colunas que podes acrescentar junto com as colunas do carro, são twiters, pois estes não interferem na impedancia por possuírem um condensador que apenas deixa reproduzir agudos.

Madlima.... ele falou em ligar as da frente em 2 canais e o sub em ponte nos outros 2 canais.... será que não dá mesmo???
 
Ele perguntou se podia ligar 2 colunas + o sub a apenas 2 canais.
Lê o primeiro post.

Amigo tens razão:) isso foi no 1º post.....mas no 8º pergunto mesmo se mudar o amp para 4 canais se não posso ter as duas colunas da frente amplificadas e os dois restantes canais traseiros apenas para o sub em bridge?

pelo que pesquisei no forum e pela net em geral, acho que se pode fazer mas pergunto na mesma por aqui pois toda a ajuda é bem vinda:)

Abraço
 
Back
Top