Apresentação do Meu A4 B5 1995

Este é o meu argolinhas. Pode não parecer aqui, mas a cor dele é Verde Esmeralda (LZ6U).

DSC_3191 copy.jpg

Comprei-o em 2020 por 1900€.
Tem um motor 1.9 TDI de 90cv, e infelizmente, ao contrário do que o crachá colado atrás -- por um dos donos anteriores -- deixa a pensar, não é quattro.
Tinha 362.243 km quando o comprei e está agora com cerca de 397.000 km, a fazer em média cerca de 5,18 L/100km.

O que sei sobre o historial dele é que, em 2006, foi importado da Alemanha para os Açores. Eventualmente veio para a AML, onde foi trocado por um carro mais novo, pouco tempo antes de eu o comprar. É sinistrado, tendo vários remendos a nível da carroçaria/chassi e uma "modificação" a nível do A/C, por ter as tubagens deformadas (e provavelmente com fugas). A modificação em si é um interruptor vermelho, que foi adicionado à consola central, que liga/desliga a relé de activação da embraiagem do compressor do A/C.

IMG_20200602_172403.jpg

A sua aparência está tal como quando o comprei. Foi todo pintado novo, imagino que após o sinistro e de forma um pouco rasca -- pois tem um pouquinho de ferrugem a borbulhar por baixo da pintura, painéis com tons ligeiramente diferentes (nomeadamente um guarda-lamas e o capô), e nota-se pontinhos de impurezas no verniz. As jantes também foram montadas por um dos donos anteriores, tendo substituído as jantes de ferro que vieram de origem (isto só o sei por causa do autocolante na bagageira, aquele que também tem o VIN).

A nível de mecânica, revisões à parte, as operações efectuadas foram:
- troca de bateria praticamente morta;
- troca de motor de arranque com problemas;
- troca de velas incandescentes queimadas;
- resolução de fuga de anti-congelante, a partir da flange;
- resolução de fuga de óleo, a partir do radiador de óleo;
- troca da válvula do respiro do cárter;
- troca da distribuição;
- teste de compressão efectuado ainda a mostrar bons valores;
- 4x pneus Continental e reparação de uma jante empenada;
- troca de alguns braços da suspensão multi-link da frente.

Falta ainda:
- trocar chapa de matrícula da frente;
- trocar o motor do espelho do condutor (tem um dos braços reguladores partidos);
- trocar fita de airbag;
- trocar os amortecedores trás e frente;
- trocar fechadura da porta de trás esquerda (por estar partida) e avaliar fuga de vácuo da mesma, que está possivelmente na origem de problemas no fecho central);
- possivelmente trocar os vedantes das válvulas ou turbo (por estar a queimar um pouco de óleo, com fumo visível -- aliviado após a troca da válvula do respiro do cárter -- e estar a sair um fiozinho de óleo pela junta do colector de escape);
- avaliar a causa dos intermitentes: aviso sonoro do quadrante quando se sobe a luminosidade acima do nível do meio, dificuldade de ligação à centralina e outros gremlins eléctricos (pode não ter a ver mas VAGCOM acusa 01117 / 045D Alternador: Sinal de carga term. DF | Sinal não plausível -- possivelmente por causa do cabo de regulação de voltagem que liga ao alternador, que abana um pouco).

Mais à frente:
- meter discos de travão novos à frente (estão muito desgastados mas as pastilhas estão boas);
- trocar servomotor de controlo da aba do ventilador do A/C (que controla a orientação do ar) porque tem o braço azul partido;
- pôr o A/C a funcionar (só funciona a chofagem);
- remover ferrugens e pintar de novo como deve ser.

DSC_1157 copy.jpgIMG_20221202_163037-5 copy.jpgDSC_2411 copy copy.jpg

A ideia é fazer uma espécie de restauro, para o pôr como novo, a tempo dos seus 30 anos já para o ano que vem.
Para isso há também algumas peças de interior que quero substituir devido a desgaste causado pelo sol ou pelo uso; incluindo o volante.
Participei no mês passado num encontro/concentração de clássicos de Casal de Cambra, com o meu ainda com o aspecto (um pouco lastimável) com que está, mas pretendo tê-lo a fazer melhor figura no futuro!

20240526_111125.jpg

Para acabar, deixo só um pequeno flex! :D

20240128_172145.jpg

Cumprimentos a todos!

Last edited:
Bem vindo ao fórum Dilxe. :palmas:

Presumo que você já tenha feito tudo isso e o que pretende fazer também, porque senão não faz sentido comprar um carro nessas condições com esse dinheiro.
Devo dizer também que esse motor, com um pouquinho de amor, é maravilhoso e tem um consumo muito bom pelo que entrega.;)

Boa sorte com tudo isto e uma saudação cordial.

Back