se o termostato tiver a mandar má informaçao e o motor estiver sempre frio o carro irá gastar mais combustivel o radiador trabalhará mais
O termostato não manda informações nenhumas! È uma "mola" que quando começa a levar com agua Quente se contrai o que faz abrir o circuito de agua para o radiador, normalmente quando eles avariam é a mola que fica presa no "estado" contraído, logo a agua está constantemente a ir ao radiador e os carros demoram aquecer! Um problema muito pior que talvez seja raro acontecer mas tb acontece é a mola perder as propriedades e não se contrair e deixa o circuito fechado o que vai provocar um sobreaquecimento do motor! um termostato de 20€ faz bem o serviço não é nenhuma peça com grande ciência nem tecnologia... Mas tambem existem varios termostatos que fazem a sua funçao a temperaturas diferentes... uns podem contrair aos 75 outros aos 90º normalmente no grupo vag usam os termostatos de 90º!
Claro que os motores para terem um bom funcionamento convém andar a temperatura ideal e não a 70graus ou 60 ...
Nos audis 80 penso que o normal é o ponteiro andar nos 70º 75º acho que é mesmo assim nesse modelo, mas não tenho a certeza disto!
Abraço