Aquece muito tarde!!!!

se o termostato tiver a mandar má informaçao e o motor estiver sempre frio o carro irá gastar mais combustivel o radiador trabalhará mais

O termostato não manda informações nenhumas! :D È uma "mola" que quando começa a levar com agua Quente se contrai o que faz abrir o circuito de agua para o radiador, normalmente quando eles avariam é a mola que fica presa no "estado" contraído, logo a agua está constantemente a ir ao radiador e os carros demoram aquecer! Um problema muito pior que talvez seja raro acontecer mas tb acontece é a mola perder as propriedades e não se contrair e deixa o circuito fechado o que vai provocar um sobreaquecimento do motor! um termostato de 20€ faz bem o serviço não é nenhuma peça com grande ciência nem tecnologia... Mas tambem existem varios termostatos que fazem a sua funçao a temperaturas diferentes... uns podem contrair aos 75 outros aos 90º normalmente no grupo vag usam os termostatos de 90º!
Claro que os motores para terem um bom funcionamento convém andar a temperatura ideal e não a 70graus ou 60 ...
Nos audis 80 penso que o normal é o ponteiro andar nos 70º 75º acho que é mesmo assim nesse modelo, mas não tenho a certeza disto!
Abraço
 
mudei há 2 meses atrás o termostato no meu b6... só chegava aos 90º em AE a subir, ou a puxar bem por ele... senão andava entre os 70-80º
quando tirei o velho ele não estava preso, apenas a mola tinha menos força e abria mais cedo....
meti oem e marca lá os graus de abertura 89º ou 90º... custou com iva 42 euros na marca... mais o liquido roxo já q ao tirar o termostato metado do liquido vaza...
problema resolvido...
agora o q acontece é q mesmo com termostato novo se a viagem for pequena ele nao chega aos 90º com este frio, especialmente se for nas calmas, mas basta uma subidita e passar das 2000 rpms q ele aquece logo mt mais depressa, e quanto mais depressa chegar aos 90º, mais depressa começa a consumir menos...
 
OK, obrigado pela vossa opinião e ajuda, será mais um componente a adicionar á minha lista e pilha de peças que estou a acumular aqui em casa, para depois fazer tudo de uma só investida no mecânico.

Dado que é um "problema" com 5 anos e nunca chateou directamente, acho que pode bem esper mais um ou 2 mesitos...

Quanto á temperatura do termostáto, tanto para motores diesel como gasolina, no ETKA mostra uma variação entre 87º e 102º para essa peça...

Daqui a algum tempo, depois de montar isso e testar, venho cá desenterrar e dar feedback ;)

Abraços
 
Last edited:
OK, obrigado pela vossa opinião e ajuda, será mais um componente a adicionar á minha lista e pilha de peças que estou a acumular aqui em casa, para depois fazer tudo de uma só investida no mecânico.

Dado que é um "problema" com 5 anos e nunca chateou directamente, acho que pode bem esper mais um ou 2 mesitos...

Quanto á temperatura do termostáto, tanto para motores diesel como gasolina, no ETKA mostra uma variação entre 87º e 102º para essa peça...

Daqui a algum tempo, depois de montar isso e testar, venho cá desenterrar e dar feedback ;)

Abraços


Segundo li por aí esses são os valores reais em que a temperatura deve oscilar, só que no manometro o ponteiro mantêm-se nos 90º
Abc ;)
 
O termostato não manda informações nenhumas! :D È uma "mola" que quando começa a levar com agua Quente se contrai o que faz abrir o circuito de agua para o radiador, normalmente quando eles avariam é a mola que fica presa no "estado" contraído, logo a agua está constantemente a ir ao radiador e os carros demoram aquecer! Um problema muito pior que talvez seja raro acontecer mas tb acontece é a mola perder as propriedades e não se contrair e deixa o circuito fechado o que vai provocar um sobreaquecimento do motor! um termostato de 20€ faz bem o serviço não é nenhuma peça com grande ciência nem tecnologia... Mas tambem existem varios termostatos que fazem a sua funçao a temperaturas diferentes... uns podem contrair aos 75 outros aos 90º normalmente no grupo vag usam os termostatos de 90º!
Claro que os motores para terem um bom funcionamento convém andar a temperatura ideal e não a 70graus ou 60 ...
Nos audis 80 penso que o normal é o ponteiro andar nos 70º 75º acho que é mesmo assim nesse modelo, mas não tenho a certeza disto!
Abraço

Amigo, o termóstato não é de 90 mas sim de 85, 87 ou 88 conforme o modelo! ;)
 
Depois de uma preciosa ajuda do LauAlf também cheguei à conclusão que o problema é do termostato...
Agora é só aguardar a oportunidade de trocar e ver se tudo fica porreiro :)
 
boas a todos!!!
Eu tenho uma audi b5, e a temperatura nunca saia dos 60º.
Mudei o sensor por um que me custou +-20€. Agora a temperatura já sobe até aos 70 e a muito custo lá chega uma vez por outra aos 80º.
A minha questão é a seguinte a audi de 98 sport é normal não chegar aos 90º? Melhor dizendo andar entre os 70º e os 80º!!!

Cumprimentos a todos
 
E a minha B5, nunca passa dos 70/75º.
Mas como já foi dito acima, muda o termo e sensor que fica bom8)
Abraços,


Boas eu tenho um A3 1.9Tdi 8L e desde que retirei o cat ele demora a aquecer e agora nao vai mais do que aos 70º 80º e só la vai aos 90º no para arranca do transito. Não será por falta da reciclagem dos gases que ele tambem ao aquece tanto, ja que mudei o G12 e está mais concentrado agora ou é como maior parte dos demais que é a valvula do termostato que já não faz o trabalho como deve de ser.....
Obrigado
 
Back
Top