Aquisição de Audi - As vossas opiniões serão muito benvindas!

Boa tarde a todos.

Como referi no meu post de apresentação, estou à procura de uma nova viatura para substituir a minha actual - Volvo V40 1.6 (gasolina), de 2001. As razões para a troca são, essencialmente, capacidade de carga (leia-se espaço, e não peso) para as viagens de família (casal+filho+2 cães médios+bagagem).

Ainda que esteja no momento a avaliar as opções que tenho, uma das hipóteses que se coloca é a aquisição de uma carrinha Audi A6 2.5TDI (180cv), caixa automática Tiptronic, de 2003, com c. de 100.000kms. A carrinha apresenta um lista extensa de equipamento e (aparentemente) em muito bom estado de conservação geral. O local da eventual compra é um stand pertença do grupo distribuidor da marca em Portugal (SIVA).

Tenho lido bastantes críticas a esta caixa de velocidades. Que dão imensos problemas. Gostaria de ouvir as vossas opiniões e relatos de donos de veículos idênticos sobre esta e outras questões (consumos, custos de manutenção, etc.). Reparei que a maioria dos casos problemáticos que são relatados referem-se à Allroad com este conjunto motor+caixa. Terá influência "casamento" da tiptronic com o sistema Quattro para todos estes problemas que tenho lido?

Finalmente, que diferenças existem entre a caixa Tiptronic e a Multitronic? Outra possibilidade para aquisição poderá ser uma Audi A4 1.9TDI (130cv) Multitronic de 2004, com aproximadamente 70.000kms. Os valores pedidos para ambas são equivalentes.

Pessoalmente tenho preferência pelo motor V6 por motivos (julgo) óbvios, mas estou "receoso" devido à má imagem que obtive relativamente à caixa Tiptronic.

Cumprimentos e obrigado desde já pelas vossas opiniões.

Eu fugia a essa motorização ... a manutenção é assim um pouco para o puxadote ...

Para o espaço que pretendes (2 cães médios + bagagem!!!), e dentro do chassi que andaste a ver ... eu não escolhia nenhum desses ... muito menos uma A4...

Acho que olharia mais para uma Passat por exemplo, que possui uma mala mais espaçosa ... e alta ... bem diferente da que tens agora por exemplo ...

Ou então uma Classe E ...

Mas o que tu precisas é mesmo de uma Navara para isso tudo :green:

Eu confirmo tudo o que o Boost disse, tenho um A4 e já tive uma passat e sem duvida que as dimensões aparentemente são iguais mas la dentro tudo muda, a passat e um carro muito espaçoso que se não estou em erro em questão de espaço pode ser equiparado ao A8, corrijam.me se estiver errado.

eu excluía A4 e A6 e ia sem duvida para uma VW Sharan!!!
em termos de espaço e versatilidade é fenomenal e tendo em conta que podes por e tirar os bancos, ficas com uma carrinha familiar que é pau para toda a obra.
na variante 130/150 são muito interessantes :)

eu excluía A4 e A6 e ia sem duvida para uma VW Sharan!!!
em termos de espaço e versatilidade é fenomenal e tendo em conta que podes por e tirar os bancos, ficas com uma carrinha familiar que é pau para toda a obra.
na variante 130/150 são muito interessantes :)

Exactamente da mesma opinião. Tive alguns anos atrás uma Alhambra e foi um familiar excelente... comparativamente com uma Skoda Octavia (que é a maior neste segmento) continuava a dar cartas.

Obrigado pelas vossas respostas!

A Passat pode ser uma alternativa a considerar. Mas comparativamente à A6, julgo que a capacidade de carga (volumetria) não seja superior a esta. A Sharan (ou outra) não sendo um tipo de carroçaria que me agrade de sobremaneira, o facto de não ter garagem impossibilita a arrumação (prática) dos dois bancos extra. E, sendo sincero, entre monovolumes e carrinhas, prefiro incomparavelmente as ultimas, sendo a S-Max da Ford a única que poderia ponderar. Mas isto é mais uma questão de gosto pessoal, subjectivo portanto e nada racional ou objectivo.

Eu já vi as duas Audi e, em termos de capacidade de carga, ambas são (de longe) melhores do que eu tenho actualmente. A A6 então é "perfeita" (entram duas caixas para o transporte dos bichos lado-a-lado, e há espaço atrás, entre estas e os bancos, para a maior parte da bagagem). As minhas principais preocupações são no entanto:

A6 vantagens
- Espaço
- Equipamento
- Conforto
- Dinâmica proporcionada pelo motor V6

A6 desvantagens/incógnitas/receios
- Custos de manutenção do 2.5 TDI
- Fiabilidade da caixa Tiptronic (real incógnita)
- Habituação à caixa automática (nunca conduzi um carro com caixa automática)

A4 vantagens
- Economia do motor 1.9 TDI (130cv)

A4 desvantagens/incógnitas/receios
- Fiabilidade do motor 1.9 TDI (problemas nos medidores de massa de ar do turbo?)
- Fiabilidade da caixa automática Multitronic (real incógnita)
- Espaço mais reduzido de carga

A "hipótese" A4 apenas se coloca pelo feedback negativo que tenho visto relativamente à caixa "Tiptronic" que equipa a A6 e por estar a ser proposta pelo mesmo preço desta (menos 1 ano e menos 40000 kms, nem tão bem equipada). No entanto tenho constatado em foruns nomeadamente estrangeiros, feedback igualmente negativo relativamente à caixa Multitronic que equipa esta última. Há pessoas aqui que possuam veículos iguais (A6 Avant 2.5TDI 180cv FWD Tiptronic / A4 Avant 1.9TDI 130 cv Multitronic) e que possam compartilhar as suas experiências?

Obrigado a todos e um forte abraço

Desde já bem vindo a esta familia.
Vou opinar, não sei valores que pensas teres para esses carros.

eu ia para esta - Audi A6 Avant 130cvs ;) melhor relação não encontras
ora aqui fica os links que via assim rapidamente

http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A6-Avant/P2448382/

http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A6-Avant/P2389664/

http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A6-Avant/P2356488/

http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A6-Avant/P1980904/

Como falado num post anterior a skoda Otcavia tb tem muito espaço

agora se tiveres muito t€€€€mpo, a 2.5 180cv é uma máquina!!!!! mas sem caixa auto ok?!

primeiro antes de fazeres compra verifica em o historial e kms do carro
cumps e boa compra

Obrigado pelas vossas sugestões.

A carrinha A6 que eu tenho em vista é esta -> Clicar aqui! O que acham?

A primeira que o amigo dino_Audi sugere é, sem dúvida, igualmente apelativa. A minha única reticência é o facto de esta (aparentemente) ser de um particular e, como tal, a minha ideia de dar o meu actual carro como retoma não se coloca.

A caixa tiptronic é assim tão má?...

Iria antes para uma A6_PD130... sem pestanejar!

Pode aprofundar a sua opinião? Obrigado!

Eu com esse tipo de escolha de carrinha questiono qual será a tua ideia de "2 cães médios" em que vais usar "box" para cada um deles .. :green: :green:

Não sei qual é o teu plafond?
A V40 não tem mala nenhuma é muito acanhada atrás. é um carro disfarçado de station...
Mas para o que pretendes tens algumas boas opções:
Eu pessoalmente tenho uma VW PAssat 1.9 TDi de 110 cv e ando a ver se a transformo numa Audi A6 Avant 2.0 TDi...
Tens:
Como tu dizes a A6, boa mala e habitabilidade traseira, muito igual a Passat.
A Rainha a MB Classe E, agora com o novo motor na 220 e 250... mala que até chateia
A Skoda Superb 2.0 tdi de 170 cv e 4x4, boa mala também e e habitabilidade traseira e no geral.

Cumps.

eu estou longe de ter os problemas que o user fala, mas já que são desejáveis opiniões, eu nunca daria 20 000€€ por uma A6 de 2003, para esses valores preferia comprar um carro novo, por pouco mais é possivel comprar, p ex, um nissan quasquai, acho que é um carro suficientemente espaçoso para as necessidades em causa.

eu estou longe de ter os problemas que o user fala, mas já que são desejáveis opiniões, eu nunca daria 20 000€€ por uma A6 de 2003, para esses valores preferia comprar um carro novo, por pouco mais é possivel comprar, p ex, um nissan quasquai, acho que é um carro suficientemente espaçoso para as necessidades em causa.

Tem lá filhos, dois pelo menos e 2 cães e depois vem me dizer se um Nissan Quasquai, serve...;)

Eu com esse tipo de escolha de carrinha questiono qual será a tua ideia de "2 cães médios" em que vais usar "box" para cada um deles .. :green: :green:

:green: OK, parece um contra-senso, eu sei! São cães "médios-pequenos" :green: - um com 20 e poucos kgs e outro com 30 e poucos. São "iguais" a este:

kiladagh-northern-cross-at-dazlin.jpg

Back