Argolas a aquecer demais...

Boas malta :)

Épa, preciso de opiniões vossas, principalmente para a malta que possui Audi 80, mas agradeço opiniões de todos vós pois é um problema geral...

É o seguinte, à uns tempos atrás o radiador do carro tinha umas "fissuras" e perdia muita água (aguentava no máximo 40 km) até que foi trocado. Tudo bem, andou bem durante uns tempos, até fiquei animado depois da troca pois o carro andava com temperaturas "normais" no motor. até que de à uns tempos para cá ter começado a aquecer demasiado em circunstâncias que nem com o radiador antigo aquecia até este ponto. No fim de semana passado foi a situação mais critica tendo ultrapassado a barreira dos 110ºC já não muito longe dos 120ºC, ainda tentei desligar o carro mas "espirrou" a agua pela tampa do depósito tendo-o ligado de volta mal ouvi isso. Tudo bem que vinha de ter puxado um pouco pelo carro, não muito, mas não é normal, mesmo em nacional a 50-60 km/h chega rapidamente aos 100ºC por vezes até a passar...
Depois de ter mudado de radiador, andou bem sem pedir agua até ter recomeçado passado umas semanas mas só perde com o carro ligado e suspeito que seja "espirro" de água pela tampa do depósito pois não há sinais de outras possíveis fugas... De cada vez que lhe ponho água, o deposito custa bastante a abrir, dando a sensação que tem bastante "ar" lá dentro.. A ventoinha também não me parece estar a funcionar a 100% pois no passado fim de semana reparei que com o carro à temperatura que já disse ligava de vez em quando e apenas durante uns meros segundos, o que para mim não é normal...

O que pensam que pode ser? Digam as vossas opiniões, se já vos aconteceu algo parecido, o que fizeram ou o que fariam se acontecesse algo deste género convosco..

Obrigado e desculpem o post longo


Pedro
 
Isso pode ser ou termostato ou bomba de agua mas se chegou aos 110º podes começar a preparar para abrir o motor ;)
 
Obrigado pela resposta :)

Então porque? O carro esta a trabalhar normalmente, não noto nenhum ruído estranho nem nada
 
Obrigado :)

Como é que sei isso da junta da cabeça? É que amanha vai para o mecânico ver o problema do aquecimento, estes 3 dias vou andar "bastante" com o carro e não queria nada ficar na estrada..
 
Um arranjo desses, abertura do motor para substituir a junta da cabeça, andará à volta de quanto dinheiro?

isso varia muito... quando se abre um motor é como um ovo kinder, ou seja depois de aberto podes ter uma surpresa ou não...

se abrir, ou seja tirar a cabeça, e tiver apenas a junta queimada, não gastas muito, tipo 250-300 euros (mão de obra, incluindo retificar a cabeça e um kit de juntas novo...)

mas podes ter uma surpresa e precisar de algo mais, pode ter danos no bloco (camisas) nos pistões, pode estar sem compressão e precisar de segmentos (não sei se consome óleo?), nesse caso deves ver os bronzes e bielas, e também pode precisar... pode ter ainda problemas nas válvulas e sedes, podes ter alem da cabeça, o bloco empenado, e aí obriga necessariamente a desmontar bloco q ao fazer deves mesmo mudar segmentos conforme km do carro... etc...
no caso de algumas destas situações a despesa salta para 1000 ou mais euros, no caso de pistões ou bielas, aí esquece, nem deve compensar o gasto, mais vale comprar logo um motor usado com garantia...

por isso como eu disse: um ovo kinder!

- - - - - - - - - -

Obrigado :)

Como é que sei isso da junta da cabeça? É que amanha vai para o mecânico ver o problema do aquecimento, estes 3 dias vou andar "bastante" com o carro e não queria nada ficar na estrada..

pela minha opinião e pelo q descreves, e tendo mudado o radiador recentemente, deves começar por: termostato (pode não abrir) ver se a ventoinha está a funcionar devidamente, depois disso pode ser a bomba de agua avariada a não fazer circular o liquido de refrigeração, e por último a junta queimada a fazer passagem de ar do pistão para o circuito de agua...
dei-te as opções por ordem de custo.
 
isso varia muito... quando se abre um motor é como um ovo kinder, ou seja depois de aberto podes ter uma surpresa ou não...

se abrir, ou seja tirar a cabeça, e tiver apenas a junta queimada, não gastas muito, tipo 250-300 euros (mão de obra, incluindo retificar a cabeça e um kit de juntas novo...)

mas podes ter uma surpresa e precisar de algo mais, pode ter danos no bloco (camisas) nos pistões, pode estar sem compressão e precisar de segmentos (não sei se consome óleo?) se a consumir óleo referes-te a "babar" óleo, sim perde algum, nesse caso deves ver os bronzes e bielas, e também pode precisar... pode ter ainda problemas nas válvulas e sedes, podes ter alem da cabeça, o bloco empenado, e aí obriga necessariamente a desmontar bloco q ao fazer deves mesmo mudar segmentos conforme km do carro... etc...
no caso de algumas destas situações a despesa salta para 1000 ou mais euros, no caso de pistões ou bielas, aí esquece, nem deve compensar o gasto, mais vale comprar logo um motor usado com garantia... já não compensa o gasto, o valor do carro é 1000€ e em "bom estado", nem pagava esse valor...

por isso como eu disse: um ovo kinder!

- - - - - - - - - -



pela minha opinião e pelo q descreves, e tendo mudado o radiador recentemente, deves começar por: termostato (pode não abrir) ver se a ventoinha está a funcionar devidamente, depois disso pode ser a bomba de agua avariada a não fazer circular o liquido de refrigeração, e por último a junta queimada a fazer passagem de ar do pistão para o circuito de agua...
dei-te as opções por ordem de custo.

Isso da passagem de ar para o circuito... acredito que seja pois o depósito de água quando é aberto para acrescentar manda o sopro de ar e custa a abrir...
 
É normal que esteja sobe pressão! Obviamente não muita!...

Daí o deposito chamar-se Vaso de Expansão!...
 
É normal que esteja sobe pressão! Obviamente não muita!...

Daí o deposito chamar-se Vaso de Expansão!...
Mas se estiver tudo certo....Tu tens que conseguir abrir o vaso com o motor que te, sem grandes dificuldades...
É normal mandar alguma pressão fora...Mas quando é muita...
 
Back
Top